José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: abril 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Projeto Criança em Movimento – Obesidade Infantil “Clinica de Atividades Físicas Caldance”, formaliza parceria com o Instituto do Aparelho Digestivo em Campo Grande/MS.


Foto: Drª.  Vanessa Puccinelli, paciente Kelly Souza P. Escudeiro, Dr. James Cândido, José Carlos de Almeida - Empresário e Personal Training. 
                Em um encontro realizado em Campo Grande MS, no dia 02 de abril de 2011 nas dependências do auditório do Instituto do Aparelho Digestivo, estiveram presente, José Carlos de Almeida – Empresário e idealizador do Projeto Criança em Movimento – Obesidade Infantil em Maracaju/MS, Kelly de Souza Pereira Escudeiro, paciente do Instituto do Aparelho Digestivo onde realizou sua Cirurgia Bariátrica em 2010, e paciente da Clinica de Atividades Físicas Caldance em Maracaju, Dr. James Cândido Andrade, Drª. Vanessa Puccinelli, e Andressa, Nutricionista, que após essa parceria iniciam-se os trabalhos pós operatórios, com atividades físicas na Clinica com pacientes residentes em Maracaju, com o acompanhamento especializado referente à questão da recuperação da cirurgia. Uma vez que realizada a cirurgia as reações corporais são grandiosas, iniciando assim um grande acompanhamento mais detalhado do que aulas em questão das academias convencionais.
                Para José Carlos de Almeida, essa iniciativa de Kelly em mencionar sobre o Projeto Criança em Movimento, alavancou as parcerias fora do nosso território municipal, almejando de agora em diante, não ficar especifico na questão preventiva, mas sim, quebrando barreiras e atendendo pacientes que estarão entrando no processo da Cirurgia e pós operatório, que de agora em diante estaremos nos empenhando gradativamente em pesquisas e estudos voltados para as crianças, adolescentes, adultos e até idosos que obtêm esse excessivo peso fora dos padrões recomendáveis, conhecido como Obesidade. Contribuindo diretamente nas questões futuras, distúrbios como a Glicose, Colesterol e Triglicérides, que devido a Obesidade se tornam doenças caso não prevenidas e tratadas.  Uma vez que a parceria entre a Clínica de Atividades Físicas Caldance e Instituto do Aparelho Digestivo será em divulgar ambos os trabalhos, pesquisas, através principalmente de palestras sobre Qualidade de Vida, Atividades Físicas, Obesidade, Cirurgias e pós operatório e a reeducação alimentar, focando especialmente na questão FAMILIA, que é a peça chave para desencadear um excelente resultado, com uma equipe multidisciplinar envolvida na orientação em beneficio à sociedade.  Uma vez que o Instituto é reconhecido em vários países e é referencia no Brasil em Cirurgia da Obesidade. Hoje podemos considerar que o Projeto Criança em Movimento está conseguindo alcançar os objetivos, de agora em diante, é divulgar esse grandioso trabalho, e convidar mais parceiros para fazer parte desse grande projeto em Prol da comunidade.
                Segundo Kelly, no inicio de sua triagem pré operatório no Instituto, mencionou sobre o Projeto Criança em Movimento que é desenvolvido em Maracaju, através da Clinica de Atividades Físicas Caldance em parceria com o Conselho da Comunidade – FORUM, que apadrinha uma quantia de 10 crianças para as atividades direcionadas dentro do projeto, e com o intuito de divulgar essa iniciativa que na respectiva data do dia 2 de abril foi apresentado o Projeto ao Instituto, na pessoa do Dr. James Câmara de Andrade sendo um dos responsáveis do Instituto, juntamente com a Drª. Vanessa Puccineli, Alessandra Nutricionista, “acredito que divulgando esses trabalhos podemos contribuir direta ou indiretamente para o beneficio da sociedade”.
                Para Dr. James, essas iniciativas que nosso pais necessita, de alguém preocupado em procurar soluções que venha de encontro com a necessidade de nossa sociedade, e para mim, será um grandioso prazer fazer parte, juntamente com a equipe de profissionais do Instituto do Aparelho Digestivo de Campo Grande, que estaremos contribuindo sim para com o Projeto através de nossas experiências voltada a orientação e palestras.
                Para Drª. Vanessa Puccineli, Cirurgiã, quando fiquei sabendo sobre o Projeto através da nossa paciente Kelly, queria conhecer melhor, saber os objetivos e metas, e viabilizar assim o que estiver a nosso alcance, para divulgar essa iniciativa.
                José Carlos agradece a todos por acreditarem no Projeto Criança em Movimento, em primeiro momento o Conselho da Comunidade que em 2010 acreditou no desenvolvimento pratico junto a Clínica, e em 2011 ao Instituto do Aparelho Digestivo, por acreditar que o projeto pode sim, ser referencia não só no município de Maracaju, mas sim em qualquer lugar onde existir a necessidade. E as pessoas que conhecem, acompanham o crescimento gradativo desde o ano de 2004, e podemos dizer, estamos iniciando uma nova jornada.
                Lembrando que em 2009 foi realizada uma pesquisa com 4.785 crianças na rede pública de ensino e constatado que 352 estão fora do padrão estipulado como peso aceitável. Isso acarreta que deve ser feito algo para prevenir esse problema de saúde publica, mas para isso, estado e município tem que se empenharem, as estatísticas mostram os resultados colhidos, agora falta só atitude, finaliza José Carlos.