José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: abril 2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pegando pesado com os pesados

25 de abril de 2012, 09:32
Escrito por marcelotas

A cidade de Nova York resolveu reagir aos sinais do avanço da epidemia de obesidade sobre a população. A prefeitura lançou uma campanha que inclui o video (abaixo) bastante explícito com os fatos que um obeso tem que enfrentar se permanecer mamando refrigerante sem mexer o traseiro. Até a Estátua da Liberdade entrou na dança. A campanha também inclui uma página no Facebook com dicas de alimentação saudável.
É bom lembrar que recentemente o Brasil entrou no clube dos países com metade da população com tendências à obesidade. Você está nesse time?
FONTE: http://blogdotas.terra.com.br/2012/04/25/campanha-da-prefeitura-de-nova-york-sobre-alimentacao-saudavel/

Após ver sua foto no Facebook, rapaz inicia dieta e perde quase 100 quilos

Matthew Briggs, de 29 anos, tem uma história de superação para contar relacionada ao Facebook. O rapaz, que pesava quase 200 quilos, percebeu por conta de uma foto sua publicada na rede social que o seu problema de obesidade já havia passado dos limites. Ele então, decidiu fazer um regime e hoje já pesa praticamente metade do antigo peso.
Briggs posa com imagem da época em que era obeso (Foto: Reprodução)Briggs posa com imagem da época em que era obeso (Foto: Reprodução)
Briggs começou a ganhar peso quando ainda era adolescente. Após a morte de sua mãe, o menino entrou em depressão e passou a comer demais, ficando muito gordo. Por conta do problema de obesidade, Briggs não gostava muito de tirar fotos e aparecer publicamente na Internet. No entanto, o jovem acabou sendo clicado com alguns amigos e foi marcado na imagem, que foi parar no Facebook.
“Quando vi a foto no Facebook, fiquei assustado. Sempre evitei tirar fotos, então quando me vi daquele tamanho, realmente foi um choque. Não podia acreditar que realmente era eu”, afirmou Briggs em entrevista ao jornal Daily Mail.
saiba mais
A madrasta do rapaz, Jane, e seu pai, Peter, sugeriram que ele procurasse um grupo semelhante ao nosso `Vigilantes do Peso`. O rapaz aceitou a ideia, entrou de cabeça na ginástica e jurou que iria frear o seu consumo exagerado de comida. Isso aconteceu em janeiro do ano passado.
“No mês que vem, completo 30 anos. Estou mais feliz e saudável do que nunca. Foi até engraçado encontrar com pessoas que me conheciam e que acabaram não acreditando que era eu. Vou festejar muito e espero publicar todas as fotos do meu aniversário no Facebook”, completou.
FONTE: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/04/apos-ver-sua-foto-no-facebook-rapaz-inicia-dieta-e-perde-quase-100-quilos.html

Fruta para as crianças !!

Todo mundo sabe que as frutas são alimentos essenciais na alimentação de qualquer pessoa. Ricas em vitaminas, minerais, água, fibra, elas são os alimentos de sabor geralmente doce que nos trazem saudabilidade, proteção as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem um bom desenvolvimento global do seu filhinho.
Infelizmente, com todas estas informações, o consumo do brasileiro de frutas é muito baixo. Comemos, em média, 1/2 fruta ao dia. E muitas crianças, quando chegam aos 2 ou 3 anos, quando seu apetite naturalmente diminui, diminuem sua frequência de consumo, comendo as vezes 1 fruta por semana! É muito, muito pouco.
Nosso pequenos deveriam consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia, dependendo da idade ,
O visual da salada de frutas é muito importante!
Pode incrementar com granola, iogurte, farinha de linhaça (a dourada tem uma cor linda, você pode dizer que é ouro em pó!).
 Ou pode fazer cozida, com uma calda feita com canela, pouco açucar.

Frutinha assada também é uma ótima pedida..
Agora caso a criança mesmo assim nao queira… passe para uma linha menos saudavel, porém provisória!! ( não podendo durar mais que 4 semanas)
passe a fruta no chocolate..
Que tal esse pirulito de chocolate com kiwi??? ( coloque a fruta que quiser)

Diminuímos a quantidade de doce e aumentamos a quantidade de frutas.
E leite condensado, pode?
Para fazer a transição, pode também. Cuidado com a quantidade! Uma colher de sopa (rasa) para uma xícara de frutas picadas é uma quantidade boa.
Mesmo se a criança recusar nos primeiros dias…  nunca desista de oferecer!!!
Nutricionista: Gabriela Caraçato Chiaralo
CRN 8 -7467
FONTE: http://maringa.odiario.com/blogs/paicandublognews/2012/04/25/fruta-para-as-criancas/

Alunos do Ensino Médio fazem mais atividades

Estudo das secretarias de Estado da Saúde e da Educação aponta, pela primeira vez, que os alunos do Ensino Médio estão, em média, 20% mais ativos que estudantes do Ensino Fundamental. A tendência sempre foi o inverso. Quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercício físico. Essa mudança de comportamento acende um alerta. Indica que, a cada geração, o problema da falta de atividade física se agrava.

“A hipótese principal é que as crianças têm exposição maior a computador, videogame e televisão. Hoje, as crianças são hábeis com a tecnologia. Porém, o custo disso é que não se exercitam adequadamente,” explica Victor Matsudo, coordenador do Agita São Paulo. “Uma das consequências é a obesidade infantil”, alerta.

O levantamento foi feito com 2,5 mil escolares da 5ª e 9º anos do Ensino Fundamental (ciclo II) e do 3º ano do Ensino Médio, em uma amostra representativa para o estado de São Paulo. Os jovens responderam a um questionário em que apontavam quanto gastavam de tempo com cada atividade. Quanto mais tempo a criança fica sentada, maior é o seu peso corporal e índice de massa corpórea, e maior é o nível de colesterol ruim e triglicérides. 
FONTE: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/educacao/educacao/90155--Alunos-do-Ensino-Medio-fazem-mais-atividades-

Unesp oferece curso gratuito de práticas de ginástica na escola

Práticas contemporâneas de ginástica escolar serão apresentadas e discutidas pela Unesp junto ao público interessado
Práticas contemporâneas de ginástica escolar serão apresentadas e discutidas pela Unesp junto ao público interessado
Adriel Arvolea

Resultados de estudos recentes sobre o papel da atividade física na saúde revelaram aumento do nível de sedentarismo infanto-juvenil brasileiro nos últimos dez anos. Para além dos efeitos imediatos desse quadro sobre a saúde e o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, há que se pensar nas consequências a médio e longo prazos que isso poderá causar à saúde.

Com o objetivo de apresentar, discutir e praticar as diferentes possibilidades de ginástica nas aulas de Educação Física escolar, o curso “Práticas  Contemporâneas de Ginástica na Escola: Entrelaçando Ensino, Pesquisa e Extensão”, da Unesp - Rio Claro, abre suas inscrições com a proposta de proporcionar aos professores e futuros profissionais de Educação Física a possibilidade de ampliar os horizontes das práticas educativas, em especial sobre as ginásticas em diferentes períodos da formação escolar, de maneira a oferecer ao público novos conhecimentos, troca de experiências e oportunidades de vivências e reflexões sobre o papel das diferentes práticas contemporâneas de ginástica nos diversos níveis de ensino.

“Os conteúdos e estratégias de ensino permitirão que os participantes ampliem sua capacidade para reconhecer e desenvolver novos saberes ligados às questões pedagógicas no ensino da Educação Física e do movimento no contexto escolar. Entre os conteúdos estarão a ginástica aeróbica, a ginástica geral e ginástica rítmica, hip hop, atividades rítmicas, entre outras”, explica o coordenador da proposta, Prof. Dr. Roberto Tadeu Iaochite. Trata-se de um projeto de formação inicial e continuada promovido pelo Departamento de Educação do Instituto de Biociências – Unesp de Rio Claro, com a colaboração da Profª Drª Laurita Schiavon e participação de alunos de graduação e pós-graduação da universidade. O projeto teve início no dia 24 de abril e os encontros acontecerão na Unesp de Rio Claro, na Bela Vista, às terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.rc.unesp.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail apoiodc@rc.unesp.br ou pelo telefone: (19) 3526-4279.

O sedentarismo é um fator para o surgimento ou piora de outros fatores de risco cardiovascular, como sobrepeso e obesidade, pressão alta, diabetes e anormalidades do colesterol. Entre os mais novos, a preocupação é com o excesso de peso e suas consequências.
FONTE: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/educacao/educacao/90154--Unesp-oferece-curso-gratuito-de-praticas-de-ginastica-na-escola-

Mastigação correta reduz vontade de comer

Mastigue mais para entrar no vestido de noiva. Mastigação correta reduz vontade de comer compulsivamente, melhora a digestão e ajuda a controlar o peso.
25 de abril de 2012, Corpo
Por Verônica Pacheco , para o Bagarai

Mulher comendo (foto: Fotolia)
Mulher comendo (foto: Fotolia)
Existem várias hipóteses para explicar a razão pela qual maio é o mês das noivas. Uma justificativa é o fato de maio ser o mês da consagração de Maria e da celebração do Dia das Mães, datas marcadas no calendário cristão que incentivaram a homenagem as futuras esposas. Outra explicação, mais curiosa e engraçada, é que antigamente tomar banho não era um hábito diário e o primeiro banho do ano acontecia no início da primavera. Na França este período é no mês de maio e as noivas aproveitavam a ocasião para casar, já que o cheiro das pessoas ainda era tolerável.
No Brasil, maio é considerado o mês das noivas, mas dezembro é a época preferida para casar. E quem não quer deixar o matrimônio para 2013, tem que começar os preparativos desde já.
As mulheres, normalmente insatisfeitas com o peso e as medidas da silhueta, não esquecem as dietas e outros artifícios para emagrecer e entrar no vestido de noiva. “Emagrecer é um processo que exige determinação, disciplina e paciência. Além da alimentação adequada e da atividade física, é preciso ficar atento aos hábitos do cotidiano”, afirma o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.
A mastigação, muitas vezes negligenciada na hora das refeições, deve ser feita corretamente para aumentar a saciedade e melhorar a digestão. Segundo Gerson, as pessoas dão atenção aos alimentos e se esquecem da forma como a comida é ingerida. “Comer em frente ao computador ou a televisão é um erro. A pessoa come mais do que o necessário e mastiga menos. O cérebro não tem tempo para sinalizar que o corpo está satisfeito e se torna um círculo vicioso, que se repete a cada refeição”, ressalta o especialista, que compõe a equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
O processo digestivo tem início na mastigação. A saliva possui várias enzimas digestivas, que auxiliam o estômago a fazer seu trabalho. A boa digestão é fundamental para o emagrecimento saudável e para a absorção dos nutrientes. “A saciedade depende da assimilação das vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais e fibras. Quando o organismo está saciado, a vontade de comer compulsivamente diminui e fica mais fácil perder e manter o peso”, enfatiza Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial da Köhler Ortofacial.
O ideal é que os alimentos sejam mastigados 30 vezes, no mínimo. O número de mastigadas depende da consistência do alimento, se é sólido, pastoso ou líquido. Quanto mais eficiente for a mastigação, melhor funcionará o intestino. Sem a quantidade adequada de estímulos, o intestino fica preguiçoso, sem força para funcionar e produzir os movimentos gástricos. “Uma dica para que não consegue comer devagar, é repousar os talheres no prato a cada bocada. Assim, a pessoa tem tempo para mastigar bem e ver o que está comendo e como está fazendo isso”, observa Juarez.
O mecanismo de saciedade, presente no cérebro, leva de 15 a 20 minutos para ser ativado e indicar o momento certo para parar de comer. Por isso, comer devagar é a chave para evitar os excessos na alimentação. “A azia e a má digestão também podem ser evitadas com a mastigação lenta e prolongada, pois cada alimento é triturado em pequenos pedaços, sem exigir esforços em demasia do estômago e o corpo consegue produzir a quantidade necessária de enzimas digestivas”, afirma Gerson, professor convidado da pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Aparelho intrabucal ajuda a mastigar direito

Quem sofre com o sobrepeso ou a obesidade e está em busca de alternativas saudáveis para emagrecer, pode ser beneficiado com o uso do dispositivo bariátrico intrabucal. É um aparelho, criado a partir da associação de tecnologia e estudos odontológicos, que reduz a quantidade de comida ingerida e aumenta o número de mastigações antes de engolir o alimento. “O aparelho diminui o volume interno da boca e obriga o paciente a comer mais devagar e a mastigar mais para conseguir engolir. Ele é feito de resina acrílica, de forma personalizada para cada pessoa”, esclarece Juarez.
O aparelho deve ser colocado 15 minutos antes de cada refeição e ser retirado depois de comer. Ele não é visível e pode ser usado em qualquer local. A indicação do aparelho deve ser feita por profissionais habilitados e deve fazer parte de um tratamento de emagrecimento prescrito por especialistas. “O emagrecimento depende da mudança de comportamento. O aparelho ajuda a emagrecer e a controlar o peso corporal, mas é preciso que o paciente se esforce para obter resultados satisfatórios”, acrescenta Gerson.
FONTE: http://bagarai.com.br/mastigacao-correta-reduz-vontade-de-comer.html

Portugueses são «uma população pançuda»

Um em quatro portugueses em risco de morrer de doença cardíaca nos próximos 10 anos, revela estudo.

Partilhar no FB-Radio Horizonte Algarve


Um em cada quatro portugueses adultos corre risco elevado de morrer de enfarte ou AVC nos próximos 10 anos, mas apenas 30% toma medicação adequada, de acordo com um estudo da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). Um dos factores mais preocupantes é o facto dos portugueses serem «uma população pançuda».

Com a participação de 10.004 portugueses maiores de 18 anos residente em 44 concelhos do país, o estudo VIVA teve como objetivo prioritário a caraterização dos portugueses em função do nível de risco cardiovascular, disse o vice-presidente da SPC, Carlos Aguiar.

Segundo o estudo, o elevado risco de enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC) é de 24,4% a nível nacional.

Regionalmente esse risco elevado vai crescendo de Norte para Sul do país, com 20% na região Norte, 23,9% no Centro, 26,2% na região de Lisboa e Vale do Tejo, 35,5% no Alentejo e 35,9% no Algarve.

«O problema que detetámos neste estudo é que de todas as pessoas com risco cardiovascular, que são os diabéticos e os que têm antecedentes de problemas cardiovasculares, só 30% é que estão a tomar medicamentos para o colesterol», enfatiza Carlos Aguiar.

O responsável indicou que o grupo das pessoas que não sabem que estão em risco «é o grupo que mais nos preocupa, é constituído por 10% da população portuguesa, isto é um milhão de pessoas, e não fazem nada para acabar com o seu estado».

Um dos fatores mais preocupantes revelados pelo VIVA é a prevalência da obesidade abdominal, que atinge 55% nas mulheres e 36% nos homens, o que faz dos portugueses «uma população pançuda», segundo Carlos Aguiar.
FONTE: http://www.algarvenoticias.com/noticias/artigo.php?op=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&id=3b5750171f62fd9c3cd91a41ddb1ac45

OBESIDADE INFANTIL

Aumente as atividades físicas do seu filho!!

Faça ele gastar cada vez mais calorias!!

Nos últimos anos a obesidade infantil vem crescendo rapidamente, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Sendo assim existem alguns fatores importantes na gênese da obesidade, como a genética, os fatores fisiológicos e os metabólicos, no entanto, o que poderiam explicar este crescente aumento do número de indivíduos obesos parecem estar mais relacionados às mudanças no estilo de vida e aos hábitos alimentares de cada um. Com o aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura, com alta densidade energética, e a diminuição da prática de exercícios físicos, são os principais fatores relacionados à obesidade.
Pesquisas publicadas sobre o assunto, verificou que a obesidade infantil foi inversamente relacionada com a prática da atividade física sistemática, com a presença de TV, computador e videogame nas residências, ocupando as horas vagas em que a criança poderia estar realizando outras atividades, como por exemplo um esporte. Através disso a criança acaba ingerindo mais alimentos fora de hora e calóricos. Outro assunto importante foi o fato da criança estudar em escola privada e ser unigênito (filho único), como uns dos principais fatores preditivos na determinação do ganho excessivo de peso, tendo fácil acesso aos alimentos calóricos. A atividade física, mesmo que espontânea, é importante na composição corporal, por aumentar a massa óssea e prevenir a osteoporose e a obesidade. O aumento de atividade física, portanto é uma meta a ser seguida, acompanhada da diminuição da ingestão alimentar.
Até a próxima!!
Confira mais informações neste site – www.obesidadeinfantil.org
Profa: Taís do C. Beltrame 
FONTE: http://blogs.viaeptv.com/blogs/atividadecorporal/category/obesidade/

Obesidade

Por Aline nascimento

Obesidade é uma doença em que há um grande acumulo de gordura no organismo. Uma pessoa obesa pode adquirir várias doenças, levando a uma diminuição na sua qualidade de vida e à morte prematura. Um importante combate a esse mal é adotar uma alimentação saudável.
Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
  1. Beba bastante água ao longo do dia, pelo menos 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições;
  2. Evite consumir alimentos industrializados e prefira os naturais;
  3. Mastigue bem os alimentos e coma com moderação;
  4. Estabeleça horários regulares para realizar as refeições com intervalos de 3 a 4 horas;
  5. Dê preferência para os grão integrais, frutas, hortaliças e leguminosas;
  6. Evite o consumo de alimentos como biscoitos, bolinhos e refrigerantes;
  7. Prefira o consumo de carnes magras e leite e derivados com baixo teor de gordura;
  8. Pratique atividade física regularmente.
Procure sempre um nutricionista antes de iniciar uma dieta!!!
FONTE: http://www.espacobemnutrir.com/2012/04/obesidade.html

Obesidade não é apenas problema de saúde pública

Semana passada, o Ministério da Saúde divulgou estudos que mostram que a obesidade dentro da população brasileira alcançou o índice de 15,8%, sendo que quase metade dos brasileiros está com sobrepeso. Se comparado com países como os EUA, Chile ou Argentina, esses números não assustam tanto assim, mas são realmente preocupantes, dado as recentes mudanças em nossa economia e sociedade.
Muitos encaram tal questão apenas como problema de saúde pública, apontando a necessidade de campanhas para alertar sobre a obesidade e o sobrepeso. No entanto, não acredito que a questão seja tão simples assim. Não quando a indústria alimentícia é tão poderosa e tem grande parcela de culpa na situação da saúde dos brasileiros. Não podemos deixar de pensar que a cultura alimentar está inserida dentro do sistema capitalista. Com a agricultura industrial, alimentos altamente calóricos, mas de baixa qualidade nutricional são produzidos em grande quantidade, a preços baixíssimos.  Comer porcarias processadas nunca foi tão barato e agora com a ascensão da chamada classe C, o processo de “engorda” da população é inevitável, a não ser que algo seja feito dentro da sociedade e na forma como pensamos a alimentação.
De nada adianta campanhas falando de uma alimentação melhor e da necessidade de exercícios, se o apelo do marketing é mais forte. Comer pizza congelada e beber refrigerante representam o consumo de algo que, até então, estava acessível apenas para classes mais abastadas. Para os mais pobres, impressionados pela propaganda com rostos saudáveis e bonitos, entrar nessa lógica de consumo representa deixar a margem da sociedade e se inserir definitivamente na lógica do sucesso econômico. Ao colocar a lasanha pronta no microondas, o indivíduo se afirma como membro pleno da sociedade de consumo. Aqui, os significados são os mesmos da compra de roupas de grife (em trocentas prestações) ou do seu primeiro carro zero (mesmo que este lhe traga o stress do congestionamento).  E se você vai contra tudo isso, é taxado de chato, hippie, alternativo, etc.
E se o estado tem o poder de mudar isso, não o faz, dentro de uma lógica do liberalismo brasileiro. É que as relações que permeiam os atores envolvidos apresentam elementos contraditórios assustadores. Aqui, no que tange a regular a indústria alimentar (e sua propaganda) e incentivar a agroecologia, o estado deve ser mínimo, pois representam amarras ao crescimento econômico. No entanto, para o agrobusiness e na agricultura industrial, o estado deve estar mais presente, incentivando com uma série de subsídios, disfarçados por isenções fiscais e outras formas de apoio. Dessa forma, o leviatã deve estar presente quando interesses de poucos estão em jogo e não quando a sociedade mais precisa dele.
Nesse cenário, resta à sociedade civil se organizar para pressionar governos para que a indústria não seja tão irresponsável. Ao mesmo tempo, é importante buscar alternativas dentro e fora da lógica de mercado. Nesse sentido, devemos ser subversivos, retomando em nossas mãos o poder sobre nossa alimentação. Na prática, isso representa plantar e cozinhar mais (experimentando mais e descobrindo que existe vida além da comida pronta), fugir das grandes redes de varejo, se organizar em cooperativas de consumo, conhecer o pequeno produtor agrícola e seu produto, buscar formas de baratear a boa comida (mas sem explorar quem o produz), resumindo, devemos ser pró-ativos, criativos e não aceitar bovinamente o que a indústria quer que aceitemos: que a vida moderna não nos permite buscar uma alimentação de qualidade, mais saudável e mais gostosa, que não existe alternativa.
Ao fim e ao cabo, a questão da obesidade (e sobre a alimentação) não é um problema apenas de saúde pública, mas também econômica e política. A responsabilidade por uma sociedade menos doente, menos obesa também é nossa e não devemos esperar da boa vontade da indústria e do estado.
FONTE: http://www.onivoro.com.br/2012/04/16/obesidade-no-apenas-problema-de-sade-pblica/

Obesidade e sobrepeso infantil

Tudo dá Moda

/ 25 de abril, 2012
Meninas, semanalmente a psicóloga Camila Wosgrau, aqui de Florianópolis, tem nos dado sua opinião sobre determinados assuntos ligados à adolescência e infância. Esta semana  a psicólogo falará sobre sobrepeso, muito legal e informativo. Vamos lá?

A obesidade e o sobrepeso infantil vem aumentando significativamente no mundo todo. A prevalência nos EUA e no Brasil aumentou em torno de 50%, na última década, e cerca de ¼ das crianças são obesas ou apresentam sobrepeso. A obesidade e o sobrepeso estão relacionados à fatores psicológicos como o controle, a percepção de si, a a... 
FONTE: http://www.modait.com.br/blogs/tudo-da-moda/obesidade-e-sobrepeso-infantil

World Nutrition Rio2012 debate alimentação saudável e obesidade em abril

O World Nutrition Rio 2012, congresso sobre alimentação e saúde coletiva, acontece entre 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro.  O tema geral do evento, organizado pela Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública (WPHNA) em parceria com a Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), é “Conhecimento, Política e Ação”, discutindo as macrodeterminantes da alimentação e nutrição e as possibilidades de atuação da sociedade civil na questão.
Grandes nomes da nutrição e saúde participam do debate. Corinna Hawkes, analista de Políticas em Alimentação e Nutrição e autoridade mundial no que diz respeito aos impactos do marketing na mudança dos hábitos alimentares, é uma das presenças internacionais do WN 2012 e se junta a especialistas brasileiros como Marcelo Gomes Sodré, procurador do Estado de São Paulo, Edgard Rebouças, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, e Carlos Monteiro, professor da USP. A diretora do Instituto Alana, Isabella Henriques, também fará parte de uma mesa com representantes da OPAS e a advogada Ekaterine Karageorgiadis vai coordenar o Grupo de Trabalho sobre participação das organizações da sociedade civil na formulação de políticas públicas junto com Claudio Schuftan, do WPHNA, e Graziela Tanaka, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O debate acontece no Brasil em um momento oportuno. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que mostra a realidade do aumento de peso da sociedade brasileira.  O estudo revelou que a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. O quadro crítico mostra a necessidade de se discutir ações de prevenção e de formação de hábitos alimentares saudáveis nos diversos âmbitos da sociedade para reverter esse crescimento.
FONTE:  http://consumismoeinfancia.com/16/04/2012/world-nutrition-rio2012-debate-alimentacao-saudavel-e-obesidade-em-abril/

NO COMBATE A OBESIDADE GÔIANIA (GO) DÁ O EXEMPLO


obesidadepor: Laíse Coelho 
Segundo pesquisa, a obesidade aumentou em Goiânia. Para combater a doença, a Prefeitura construiu e mantém 500 espaços públicos com pista de caminhadas.






Destes, 400 têm kit de ginástica, sendo 7 academias a céu aberto 
Por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a administração municipal instalou e mantém 500 espaços públicos com pistas de caminhada. Destes, 400 têm kit de ginástica com barras de ferro e instalação para a prática de abdominal e 120 com campo de futebol ou quadra de areia para vôlei. Pelas sete regionais da cidade, estão espalhadas, no total, 900 praças que são um convite à convivência da comunidade, o que também contribui, de forma indireta, para combater a obesidade, pois trata-se de um lazer mais ativo do que televisão ou o vídeo game, por exemplo.
 73 praças foram construídas. Destas, 45 possuem pista de caminhada e kit de ginástica, 18 delas contam com campo de futebol ou de areia e 7 contam com academia o céu aberto: praças Brasil Ramos Caiado, no Setor Sul; Moinho dos Ventos, no setor de mesmo nome; Joaquim Xavier Curado, no Setor Aeroporto; Gari Negro Jobs, na Vila Mutirão; Avenida Liberdade, no Jardim Riviera; Praça Itapuã, no Jardim Planalto, e Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. 
A resposta da comunidade ao estímulo da administração municipal é visível. Basta observar as praças pela manhã e nos finais de tarde. É crescente o número de pessoas praticando caminhada e se exercitando nos aparelhos de ginástica. Alguns desses espaços, antes das obras, eram ocupados por traficantes e moradores de rua, como a Praça Joaquim Xavier Curado. 
A Alameda Ricardo Paranhos, conhecida como a Alameda do Bem-Estar, é um exemplo da participação da comunidade nos espaços públicos existentes. Ela é a primeira da capital a possuir uma pista de cooper oficial, uma vez que possui as características do padrão exigido para corrida de rua. A pista foi construída atendendo reivindicação dos praticantes do esporte, que já treinavam no local. 
Mais academias
Nos próximos meses serão entregues mais três novas academias públicas. Receberão os equipamentos as Praças Universitária, no Setor Universitário, do Sol, no Setor Oeste, e a Avenida Brasil, localizada no Parque Industrial João Braz, que também terá pista de caminhada. "Estamos realizando as obras tanto nos bairros centrais quanto nos mais distantes." 
Saiba Mais:
Praças com academia
1 - Praça Itapuã - Av. São Carlos, em frente ao Sesi do Jardim Planalto;
2 - Praça Gen. Joaquim Xavier Curado, em frente à Jorlan, nos Fundos do Corpo de bombeiros - St. Aeroporto;
3 - Av. Ricardo Paranhos, St. Marista;
4 - Praça Gari Nego Jobs, Av. do Povo, Vila Mutirão;
5 - Av. Liberdade, Conjunto Riviera;
6 - Praça Moinho dos Ventos e
7 - Praça Dr. Brasil Ramos Caiado, em frente ao Hospital Sta. Helena. 
Parques com academia
1 - Parque Campininha dasFlores
2 - Parque Bernardo Elis
3 - Parque Leolídio di Ramos Caiado
4 - Lago das Rosas
5 - Parque Vale dos Sonhos
Acompanhe também o nosso Blog: www.vidabuenablog.blogspot.com.br


FONTE: http://www.vidabuena.com.br/passeios-no-parque/917-no-combate-a-obesidade-e-uma-vida-saudavel-goiania-da-o-exemplo.html

Obesidade cresce no país e atinge quase metade da população

Pesquisa apresentada pelo Ministério da Saúde mostra crescimento de obesidade entre adultos.

Obesidade atinge metade da população
Estudo que teve inicio em 2006, mostrou que na época 42,7% dos adultos brasileiros eram acima do peso, identificados com índice de massa corporal (IMC) de 25 ou mais. Já em 2011, o estudo mostrou um aumento nessa taxa, passando para 48,5%.
Uma das capitais onde apontam maior índice de população obesa é Curitiba que esta na 8ª colocação com maior índice de obesidade, sendo 50% da população com IMC igual ou maior que 25.
O estudo mostra que a obesidade ou excesso de peso nos brasileiros é na maioria das vezes ligado a fatores como envelhecimento. A idade segundo o estudo do Ministério da Saúde indica que esse fator possui grande influencia nos resultados, ainda mais quando observado sobre as mulheres.
Quer fugir dessa estatística? Confira aqui algumas dicas que podem ajudar.
O levantamento mostrou que 25,4% das mulheres com idade de 18 a 24 anos possui peso acima do normal. Esse numero aumenta para 39,9% nas mulheres que tem idade de 25 a 34 anos, chegando aos 55,9% entre as de 45 a 54 anos. Já nos homens o estudo mostra problemas relacionados à obesidade começando muito mais cedo, atingindo 29,4% dos 18 aos 24 anos. Já os homens entre 25 e 34 anos, os resultados quase que dobram, atingindo 55%. Entre os de 35 a 45 anos, o valor chega aos impressionantes 63%.

Hábitos que contribuem para o aumento de peso

Segundo o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, um dos principais fatores para esses resultados podem ser observados pelos hábitos dos brasileiros que segundo o estudo é preocupante. O estudo mostrou que o consumo de gordura saturada pelos brasileiros é inadequado e em excesso, sem contar que 56,9% dos entrevistados bebem leite integral regularmente. Um dos fatores mais preocupantes e que desperta bastante atenção é o consumo de refrigerante, 29,8% da população em geral consome a bebida ao menos cinco vezes por semana.

Consumo de álcool aumenta entre letrados

A pesquisa também apontou uma estatística curiosa, revelando que o consumo abusivo de álcool é maior entre pessoas com mais de 12 anos de estudo. O resultado é ainda mais expressante quando observado entre as mulheres que varia de 11,9% entre as que possuem 12 ou mais anos de estudos e 7,6% entre as que têm até oito anos.

Confira abaixo a tabela com os Riscos e Proteção para esses problemas:


Por Fábio Colatto, Jornalista.
 FONTE: http://www.corpoideal.com.br/blog/2012/04/obesidade-cresce-no-pais-e-atinge-quase-metade-da-populacao/

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Humanidade a braços com a obesidade


Humanidade a braços com a obesidade

© Flickr.com/colros/cc-by-nc
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
Daqui a 20 anos, um grande número de habitantes da Terra serão mais gordos e mais doentes. A culpa é do sedentarismo e da alimentação inadequada.
Esta dececionante conclusão pertente aos especialistas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
A obesidade será uma epidemia mesmo nos países em desenvolvimento e mais pobres da Europa e da Ásia Central, uma vez que lá se conseguirá vencer a fome.
No entanto, os autores do relatório não indicam quando chegará a abundância (ou se chegará mesmo) a África e ao Sudeste Asiático, onde vive o maior número de pessoas com fome e onde a desnutrição é uma das causas de morte mais frequentes.
Não obstante, os especialistas há muito que observam uma tendência: a obesidade deixou de ser só um problema dos países desenvolvidos para passar a sê-lo também nos países em desenvolvimento. A culpa é da alimentação errada e  do agravamento das condições ecológicas, disse à Voz da Rússia Larissa Tabachnikova, médica nutricionista.
“Alimentos refinados,  vida sedentária, tudo isto em conjunto leva à obesidade. No homem moderno, o gasto de calorias é muito menor. As calorias rápidas, provenientes dos alimentos ricos em hidratos de carbono e que as pessoas tanto gostam, levam ao aumento de peso. Nós não consumimos alimentos “normais”, totalmente naturais, porque já nos desabituámos deles e não conseguimos encontrá-los por muito que procuremos. Os alimentos estão poluídos, contêm muitas impurezas. Este é mais um dos problemas ligados à poluição do ambiente, que acaba por provocar a poluição do próprio organismo do homem”.
Uma outra razão da obesidade, segundo os psicólogos, é o fato de haver tendência a comer mais devido ao stress. Para relaxar depois de um dia de trabalho, as pessoas petiscam durante a noite, abusam dos doces e das bebidas alcoólicas.
Em determinados países que só há pouco conheceram a prosperidade, as pessoas ultimamente compram “para ter de reserva”, se lembrando dos tempos de crise em que as prateleiras das lojas estavam vazias.
Por último, a principal razão acaba sendo a aceleração do estilo de vida, quando as refeições são feitas rapidamente e sem hora marcada. Geralmente, nessas ocasiões come-se o que está à mão: sejam alimentos ricos em hidratos de carbono ou uma excessiva refeição de fast food.
Há uma teoria, bastante radical, sobre o problema do excesso de peso. A obesidade seria vantajosa para as forças políticas que fazem lobby às empresas farmacêuticas que vendem medicamentos para emagrecer e equipamentos para clínicas de emagrecimento. Os adeptos desta teoria afirmam que, de outra forma, na televisão e na Internet não haveria tanta publicidade apelando às pessoas para emagrecerem através de determinados produtos.
Na verdade, é difícil acreditar em tal cinismo dos governos: acontece que anualmente morrem 2,8 milhões de pessoas devido à obesidade. Ao mesmo tempo, o número de mortes devido à fome no fim da década passada atingiu um bilhão de pessoas. A Humanidade terá, pois, que arranjar maneira de resolver este paradoxo.
FONTE: http://portuguese.ruvr.ru/2012_04_24/FAO-humanidade-fome-alimentacao-obesidade/

APCOI revela resultados dos “Heróis da Fruta”


APCOI revela resultados dos “Heróis da Fruta”Foram revelados pela APCOI os primeiros resultados da primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, tendo sido registadas 158.654 peças de fruta comidas no lanche escolar 
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) apresentou recentemente os resultados preliminares da primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, que envolveu no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo num programa educativo de intervenção motivacional com o objectivo de incentivar as crianças a consumir mais fruta diariamente, contrariando a actual estatística nacional deste consumo, que é de apenas 2%.
6980 crianças de 352 turmas reportaram o seu consumo diário de fruta durante a participação neste projecto, contabilizando no total 158.654 porções de fruta ingeridas ao longo das 6 semanas consecutivas de intervenção motivacional. Em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta. Por cada fruta consumida no lanche, as crianças receberam estrelas de mérito, como recompensa imediata pelo comportamento saudável que assinalaram no “Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta” da sua turma.
Além disso, os alunos reforçaram a importância da fruta na alimentação diária através de várias actividades e fichas de trabalho implementadas localmente pelos professores e educadores que abordaram, entre outros temas, a importância de consumir fruta diariamente na quantidade certa pelo inúmeros benefícios para a saúde, a exploração do consumo nas mais variadas formas e cores e valorização do consumo da fruta da época, de produção nacional e biológica.
“Estamos ainda a fazer um apuramento dos dados reportados, mas já verificámos que houve um aumento efectivo de 26% no consumo diário de fruta pelas crianças envolvidas neste projecto, em relação ao consumo que existia nestas turmas, antes da intervenção. Estes resultados são apenas a confirmação do feedback que já nos tinha chegado informalmente por parte dos professores e educadores, constituindo deste modo mais um estímulo para toda a equipa que organiza esta iniciativa e que já anseia pela próxima edição do projecto que chegará com o novo ano lectivo”, afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.
Esta iniciativa foi inteiramente financiada pela sociedade civil, através dos donativos recolhidos nas inscrições da 1ª Corrida da Criança, realizada em 2011, no Dia Europeu da Obesidade. A 2ª Corrida da Criança vai realizar-se a 20 de Maio de 2012 nos Jardins do Casino Estoril e permitirá à APCOI dar continuidade ao projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano lectivo 2012/2013. As inscrições poderão ser feitas em www.corridadacrianca.com e em todas as bilheteiras Fnac do país.
A apresentação oficial destes resultados foi assinalada com a visita da APCOI à Escola E.B. 1 Bairro São Miguel, em Lisboa, a primeira de quatro escolas vencedoras da 1ª edição do projecto que, nos próximos meses, vão receber no seu recinto escolar um espectáculo lúdico-pedagógico interactivo, onde animadores e mascotes infantis vão ensinar as crianças a confeccionar receitas com fruta, bem como aproveitar para rever alguns dos temas incluídos na primeira edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” através de jogos educativos. Durante a manhã, houve ainda tempo para uma sessão de exercícios físicos e, no final, foi distribuída fruta aos 400 alunos desta escola, com o apoio da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça. 
FONTE: http://www.lusomotores.com/content/view/12999/

Salada não é tão ruim quanto falam


Talvez eu seja um privilegiado, pois, mesmo no auge da obesidade, nunca tive pavor aos “matos”.
Pelo contrário, mesmo em pouca quantidade, comia legumes e verduras tranquilamente. Se fossem refogados com bacon, então, comia mais ainda!
Após reduzir o estômago, sem fazer nenhum esforço, meus hábitos alimentares foram mudando. Hoje, raramente como frituras ou qualquer outro tipo de alimento gorduroso. Não me desce bem e pesa no estômago. Assim, os grelhados têm sido a minha preferência.
Outra coisa legal é que todos lá em casa estão comendo de forma mais saudável. As frituras diminuíram muito, então minha dieta passou a fazer bem a todos, até porque com o passar do tempo vamos percebendo que comer bem, além de mais saudável, pode ser muito mais saboroso.
Na busca por alimentos melhores, aumentei bastante a variedade de saladas. Antes, minhas folhas favoritas eram agrião e rúcula. Até comia outras coisas, mas essa dupla era minha preferida. Atualmente, já como praticamente tudo, até jiló!
Um grande diferencial foi perceber a variedade de combinações que podem resultar num prato magnífico. Como muitas vezes já aconteceu comigo, se der uma incrementada, a própria salada faz o papel de prato principal. É só colocar algumas proteínas, carboidratos e, pronto, estou bem alimentado!
Agora, se você não gosta de salada, aconselho que pesquise receitas, tanto de ingredientes quanto de molhos. A variedade é imensa, e a diferença de valor calórico decorrente do preparo, também. Mas ainda acho que é melhor comer uma salada, mesmo com um molho à base de queijo, do que uma porção de batata frita.
É natural que as pessoas que estão sob dieta rigorosa necessitem de um controle calórico, então nesse caso o limão é muito útil. As demais, mesmo as que têm dificuldade de comer o que vem da terra, deveriam experimentar a grande variedade de combinações, molhos e preparos possíveis e tentar comer um pouco mais de salada. Ao longo dos meses, esse esforço inicial pode se tornar um prazer.
E como lá em casa quem é dono da cozinha é o meu pai, Dilsão, compartilho nas fotos algumas variedades de salada que ele já fez. A primeira é um molho vinagrete, sempre útil para temperar, e a segunda é um tomate recheado com  salmão, azeitona, melão e ervas.
FONTE: http://g1.globo.com/platb/bem-estar-pensando-leve/2012/04/24/salada-nao-e-tao-ruim-quanto-falam/

SJC: Semana da Alimentação Saudável orienta mais de 300 pessoas



O número de visitantes superou as expectativas da organização da a 5ª Semana Municipal de Promoção à Alimentação Saudável, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos. Mais de 300 pessoas buscaram orientações sobre nutrição no Armazém da Saúde, montado na Praça Afonso Pena (em frente ao COI) durante o primeiro dia do evento.

A partir desta terça (24) até sexta-feira (27), o Armazém da Saúde vai estar nas feiras livres do Parque Santos Dumont (terça), da Vila Maria (quarta), de Santana (quinta) e do Bosque dos Eucaliptos (sexta), das 7h às 12h. As orientações serão dadas no evento de Combate à Hipertensão Arterial.

A 5ª Semana Municipal de Promoção à Alimentação Saudável pretende atingir quem não costuma participar dos grupos educativos realizados nas Unidades de Saúde, ampliando o horizonte de atuação do nutricionista.

O Armazém da Saúde tem diversos tipos de alimentos para ajudar os profissionais da área a explicar de forma concreta e lúdica as melhores combinações alimentares.

Outro objetivo é conscientizar a população sobre a importância de uma dieta equilibrada, sem abusos ou deficiências, garantindo o bom funcionamento do organismo e alertar sobre a importância de procurar um profissional de saúde antes de começar uma dieta de restrição alimentar.

Uma alimentação balanceada ajuda a prevenir o aparecimento de enfermidades, além de auxiliar no tratamento de doenças de origem nutricional, como, obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2.
FONTE:  http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=36790&cod=1

Frutos secos diminuem peso e factores de risco cardiovascular

24/04/2012 - 15:11
Os indivíduos que consomem frutos secos apresentem um menor peso corporal e factores de risco cardiovascular, sugere um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition”, avança o Portal da Saúde do ALERT Life Sciences Computing.
 
Para o estudo, os investigadores da Louisiana State University Agricultural Center, nos EUA, contaram com a participação de 13.292 indivíduos, com mais de 19 anos, para avaliar o efeito do consumo de frutos secos, nomeadamente amêndoas, castanhas do Brasil, castanha de caju, avelãs, nozes macadâmias, pinhões, pistacho e nozes, nos factores de risco cardiovasculares, na diabetes tipo 2 e na síndrome metabólica.
 
O estudo apurou que o consumo destes frutos estava associado com uma prevalência 5% menor da síndrome metabólica, um nome dado a um conjunto de factores de risco que, em conjunto, aumentam o risco de doença arterial coronária, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2. Adicionalmente, os investigadores também constataram que os indivíduos que ingeriam frutos secos apresentavam uma menor prevalência de quatro factores de risco para a síndrome metabólica: obesidade abdominal, pressão arterial elevada, elevadas concentrações de glucose no sangue e níveis baixos de colesterol HDL (o chamado “bom colesterol”).
 
"Uma das descobertas mais interessantes foi o fato de se ter verificado que os consumidores de frutos secos apresentavam um menor peso corporal, bem como menor índice de massa corporal (IMC) e ainda um menor perímetro abdominal, do que os indivíduos que não consumiam estes frutos. Em média, o peso, o IMC e o perímetro abdominal foram respectivamente 8,6Kg, 0.9kg/m2 e 2,1 cm menores para os consumidores de frutos secos do que para os não consumidores”, revelou, em comunicado de imprensa, a líder do estudo, Carol O'Neil.
 
Estudos anteriores realizados pela mesma equipa de investigação já tinham revelado que o consumo de frutos secos melhorava a qualidade da dieta. Assim, com base nestes resultados agora obtidos, a investigadora aconselha a que o consumo de frutos secos faça parte de uma dieta saudável e seja também encorajado pelos nutricionistas.
FONTE: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/24-04-12/frutos-secos-diminuem-peso-e-factores-de-risco-cardiovascular

EUA: a nutrição saudável será um dos principais temas da campanha presidencial

EUA: a nutrição saudável será um dos principais temas da campanha presidencial
Combate ao desemprego, preço do petróleo, política externa e… a nutrição saudável. Estes bem podem ser os quatro principais temas debatidos nas próximas eleições norte-americanas, que se irão realizar a 6 de Novembro de 2012.
O tema, recorde-se, tem andado constantemente na agenda norte-americana, sobretudo devido aos esforços da primeira-dama norte-americana, Michelle Obama (na foto). Através de várias campanhas, sobretudo a Let’s Move, Michelle tenta incentivar os norte-americanos, sobretudo os mais jovens, a fazerem exercício, comerem melhor e… serem menos gordos.
Segundo o Financial Times, a estratégia tem dado resultado e os americanos estão – efectivamente – mais magros. As políticas de Obama podem ser consideradas as principais culpadas por este facto histórico. O Governo gasta €8,3 mil milhões (R$20,5 mil milhões) por ano em alimentação nas escolas, e tem lutado contra os inúmeros lóbis do sector – por exemplo, aumentou a quantidade de vegetais e frutas nas refeições e mudou para leite magro.
Ainda que Barack Obama não seja propriamente o modelo do endorser da comida saudável – é visto várias vezes em cadeias de fast food com hamburgers na mão, a sua refeição favorita – a verdade é que a influência da primeira-dama sente-se cada vez mais na América saudável.
Hoje, a obesidade custa aos Estados Unidos cerca de €111 mil milhões (R$274 mil milhões) na factura da saúde. E é a principal razão de desqualificação para o serviço militar. As eleições de Novembro dirão qual o futuro da estratégia da Michelle Obama: se ganhar Barack, os vegetais e as frutas vieram para ficar, se o republicano Mitt Romney vencer, então o mais provável é que o leite com chocolate e os seus amigos com açúcar voltem a ser reis.
FONTE: http://www.greensavers.pt/2012/04/24/eua-a-nutricao-saudavel-sera-um-dos-principais-temas-da-campanha-presidencial/

Obesidade pediátrica: não uma mas muitas doenças para a vida

Oiça, em 1 minuto, o áudio sobre “ Obesidade pediátrica: não uma mas muitas doenças para a vida” com a Dra Carla Rego:  Obesidade pediátrica: não uma mas muitas doenças para a vida
Não se fica obeso de um dia para o outro, vai-se ficando obeso!
Saba-se atualmente que há várias obesidades:
  • há obesidades que dependem de doenças das hormonas ou outras (são raras);
  • há obesidades que dependem apenas do comportamento de vida pouco saudáveis caracterizados por erros alimentares e sedentarismo;
  • e há obesidades que acontecem em crianças que têm maior predisposição genética para ficarem obesas.
Uma grávida obesa ou pais obesos têm maior probabilidade de ter filhos que venham a ser obesos perpetuando, assim, o ciclo de obesidade.
Uma criança obesa tem mais de 50% de hipótese de ser um adulto obeso. Já um adolescente obeso tem cerca de 90% de hipóteses de se manter um adulto obeso.
A obesidade é uma doença complexa, crónica que desde cedo se faz acompanhar de outras doenças. Efectivamente, em crianças e adolescentes portuguesas obesos com idades entre 2 – 18 anos, 14 em cada 100 tem colesterol elevado; 30 em cada 100 tem risco de vir a ter ou já tem hipertensão arterial; 13 em cada 100 tem risco de diabetes e 50 em cada 100 tem não apenas uma, mas mais do que duas destas doenças, para além da sua propria obesidade.
Para além destas doenças cardiometabólicas, que são para toda a vida, a obesidade compromete ainda a felicidade e o bem-estar.
Temos pois que pensar que se não evitamos e tratamos precocemente a obesidade pediátrica, suceder-nos-á uma geração de obesos e doentes que viverão com menos qualidade e menos tempo que os seus próprios pais.
FONTE: http://hmsportugal.wordpress.com/2012/04/23/obesidade-infantil/

Taubaté sedia evento de combate à obesidade infantil

Começa hoje a 3ª Semana Vale Paraibana de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, que tem como objetivo prevenir a obesidade na infância e na juventude.

Na programação, estão previstas palestras e mesa redonda com profissionais especializados nas áreas de medicina, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia. Também faz parte da dinâmica, uma reunião com os secretários de educação e saúde e empresários da região, que devem debater sobre as políticas municipais e ações que poderão contribuir para o combate à Obesidade Infantil no Vale do Paraíba.  Além disso, 10 profissionais que dissertaram sobre a questão e possíveis soluções para o problema estarão presentes para esclarecimentos aos participantes e contribuições aos debates.

Confira a Programação
23 de abril (segunda-feira) - das 9h às 12h
Caminhada ao ar livre “Caminhar faz bem, saúde também”
Partida: em frente a Casa da Criança de Taubaté
Chegada: Praça Monsenhor Silva Barros
24 de abril (terça-feira) - das 8h às 12h30
Ciclo de Palestras:
Local: Auditório do Campus Bom Conselho Unitau
  • “Epidemiologia da obesidade e políticas públicas”


  • “Oferta e acesso aos alimentos; como o ambiente pode interferir no estado nutricional do indivíduo”

Dr. Rafael Claro - Nuticionista

  • “Ações educativas para a prevenção do excesso de peso infanto juvenil no Município de São José dos Campos”

Dra. Vera Lúcia – Pediatra



25 de abril (quarta-feira) – das 8h às 12h30



Ciclo de Palestras (Mesa Redonda)

Local: Auditório do Campus Bom Conselho Unitau

  • “A formação da identidade e a relação com a imagem corporal em jovens púberes”

Dra Maria de Fátima Camargo Dias Ferreira - Psicóloga

  •  “Fisioterapia na Prevenção de Complicações da Obesidade infanto-Juvenil”

Valquíria de Abreu - Fisioterapeuta

  • “Obesidade infanto-juvenil, o alto preço do estilo de vida moderno”

Dra Rosa Celano - Nutróloga

  •  “Obesidade infanto-juvenil: consequências sobre o desenvolvimento motor”

Prof.Dr. Renato Rocha – Educador Físico

  • “Desafios no combate à obesidade”

 Elizabeth Bismarck - Nutricionista

 

26 de abril (quinta-feira) – das 8h às 12h



Reunião com os Secretários de Educação e Saúde do Vale do Paraíba

Local: Câmara Municipal de Taubaté

  • Apresentação de resultado parcial do censo de nutrição. Discussão sobre as leis municipais criadas sobre alimentação escolar: ações e resultados.

 

27 de abril – (sexta-feira) – das 9h às 11h



Coletiva de imprensa e Reunião com empresários:

Local: CIESP Taubaté



  • Divulgação e informação sobre as ações desenvolvidas pelo programa “Viva Leve”.

  • Conscientização sobre a problemática da obesidade.

Mais informações: Casa da Criança – Eliane Danelli - (12) 3621-3400
FONTE: http://www.guiataubate.com.br/canais/noticia,5344,taubate-sedia-evento-de-combate-a-obesidade-infantil.html

Porto Alegre, a capital nacional da obesidade

Os resultados da pesquisa foram divulgados neste mês de março pelo Ministério da Saúde. E eles revelaram que Porto Alegre é a Capital do Brasil com maior número de obesos a circular por suas ruas. Ou, vendo por outro ângulo, localidade na qual ninguém se alimenta de forma mais inadequada ou consome tanta gordura saturada.

Os dados levantados pela Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – revelaram que estão gordinhos, acima do peso, 60,7% dos homens e 50,7 % das mulheres.
Isso de acordo com a medida estabelecida como ideal, aquela que resulta do Índice de Massa Corporal (IMC), razão entre o peso e o quadrado da altura.


A pesquisa foi ampla. Chegou a 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011. E no aspecto obesidade não teve mesmo para ninguém. O percentual geral detectado no excesso de peso na capital do Rio Grande do Sul ficou em 55,4%. Na sequência apareceram Fortaleza (53,7%), Maceió (53,1%), Natal (52,3%) e Manaus (51,8%).

Assim que os dados vieram à tona, especialistas foram procurados para explicar o porquê do fato e o que fazer para sair dessa. Mas nenhuma novidade surgiu e as respostas podem ser consideradas óbvias. Marcelo Kessler, fundador do Centro de Recuperação e Estudo da Obesidade no Rio Grande do Sul, citou três aspectos básicos para trilhar o bom caminho e evitar o problema: "Alimentação saudável, atividades físicas, e acompanhamento emocional, psicológico".

Nada que o gaúcho ou qualquer outro obeso do País já não tenha ouvido como conselho, e nada também que vá alterar essa rotina. No cardápio do homem do Sul se mantém o excesso de frituras, a carne vermelha de todo dia e não há diminuição de carboidratos, como recomendou o especialista.


"Não é preciso passar fome, mas tem que aprender a cortar coisas, assim como ocorre no enfrentamento a qualquer dependência", acrescentou Kessler, fazendo relação do excesso na alimentação com dependências outras, como a do álcool e do cigarro. E por falar nele, Porto Alegre também é campeã nesse item.

Cidade é 1ª também no ranking de fumantes

Os portoalegrenses não ficaram na liderança do ranking da pesquisa feita pela Vigitel apenas no item "obesidade". Superaram as demais capitais brasileiras também como cidade com o maior índice de fumantes. Na Capital gaúcha 24,6% dos homens e 20,5% das mulheres têm esse hábito.

Segundo declarou o pneumologista Luiz Carlos Correa da Silva, que coordenou o Forum Fumo Zero, a revelação da pesquisa não foi novidade, pois há uma década Porto Alegre figura nessa posição.

Ele diz não ser por acaso que o Estado vem registrando os maiores números de mortes entre fumantes no Brasil. “Aqui a quantidade de pessoas que consomem 20 ou mais cigarros por dia é de 10,7%", informou.

Muitas são as tentativas de explicar essa realidade – excesso de comida e de fumo - da qual o gaúcho não tem nada do que se orgulhar. É citado o fato de ser a região onde mais se produz tabaco, assim como o fator clima, pois devido ao frio se come, se bebe e se fuma mais. O certo é que os números resultantes desses excessos são indesmentíveis. “A taxa de óbitos pelo tabaco chega a 0,36 para cada 100 mil”, exemplificou Luiz Carlos.

Artigo escrito por Nico Noronha, jornalista, com passagem pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre e portal UOL.
FONTE: http://www.gastronomiaverde.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=307:porto-alegre-a-capital-nacional-da-obesidade&catid=35:news&Itemid=54

Sono, diabetes e obesidade: relações perigosas

Não bastasse o cansaço no dia seguinte por não conseguir dormir bem ou dormir pouco, as pessoas que apresentam ciclos de sono irregulares correm o risco de desenvolver diabetes e obesidade, conforme ficou demonstrado em estudo da Harvard Medical School e do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, publicado em 11 de abril na revista Science Translational Medicine. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo relataram ter avaliado 21 voluntários saudáveis em um ambiente controlado durante seis semanas, monitorando fatores como horas de sono, período do dia em que os participantes dormiam, dietas e outras atividades. Os cientistas provocaram nesses voluntários, situações que levassem a irregularidade no sono como, por exemplo, turnos de trabalho alternados ou jet lag recorrente. Observaram então, que interrupção prolongada do sono normal e do ritmo circadiano afetou a produção de insulina, levando ao aumento da glicose no sangue dos participantes – em alguns casos, a elevação atingiu níveis considerados pré-diabéticos. Os cientistas também perceberam importante queda nas taxas metabólicas, fato que, de acordo com os pesquisadores, representaria ganho de peso superior a 4,5 quilos no prazo de um ano.  O estudo também constatou que os efeitos danosos podem ser revertidos em grande parte com a volta do sono aos padrões normais. Nenhum dos participantes se exercitou durante o período dos testes e, por isso, os pesquisadores pretendem avaliar, ainda, as interações entre sono, dieta e exercícios. (Com informações da Agência Fapesp – 12.04.12)
FONTE: http://www.cbdl.com.br/index.php/noticias/curtas/922-sono-diabetes-e-obesidade-relacoes-perigosas

Altos índices de obesidade e tabagismo afetam bem-estar da população gaúcha

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana os resultados da pesquisa Vigitel, que apontou os hábitos dos brasileiros em relação à saúde. A capital gaúcha apresentou dados preocupantes. De acordo com o estudo, Porto Alegre tem o maior número de fumantes do país (22,6%) e o segundo maior índice de obesidade (19,6%) entre as capitais brasileiras.

O estudo do Ministério da Saúde apontou que, na contramão do resto do país, o índice de fumantes em Porto Alegre aumentou nos últimos cinco anos. Já a última edição do Índice Bem-Estar – IBE, pesquisa realizada pela Unimed Porto Alegre entre a população da capital gaúcha, concluiu que o tabagismo influencia diretamente na qualidade de vida do indivíduo. O estudo apontou que a sensação de bem-estar naqueles que fumam ou convivem com fumantes é significativamente menor em relação àqueles que não têm contato com o cigarro.

A pesquisa do Ministério da Saúde também apontou Porto Alegre como a segunda capital mais obesa do país, atrás apenas de Macapá. Apresentou, ainda, que mais da metade da população da capital gaúcha (55,4%) está acima do peso. Estes dados conferem com os resultados do IBE, em que a população local mostrou-se insatisfeita em relação aos seus hábitos alimentares. Na última edição da pesquisa da Unimed os porto-alegrenses apresentaram baixos índices em relação à ingestão de leguminosas e alto consumo de carboidratos e alimentos com açúcar.

Sobre a Unimed Porto Alegre
Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde na Capital, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Possui mais de 590 mil beneficiários e cerca de 400 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que se constitui na maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de atuação. A Cooperativa conta com 6 mil médicos em 49 especialidades e 39 áreas de atuação e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Hospital, Laboratório, Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia, Prontos-Atendimentos, unidades de atendimento Odonto Unimed e o SOS Emergências Médicas.
FONTE: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/releases/saude/altos-indices-de-obesidade-e-tabagismo-afetam-bem-estar-da-populacao-gaucha.html

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Obesidade - Parte 1

23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

O 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA) será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), que em 2012 completa 45 anos, o congresso reúne pesquisadores, professores da área de graduação e pós-graduação, estudantes e representantes de órgãos governamentais e indústrias de alimentos.

Durante os quatro dias de encontro serão apresentadas palestras e mesas- redondas sobre novidades nas pesquisas e debates sobre políticas públicas e legislação. Durante o congresso haverá minicursos e divulgação de trabalhos científicos em pôsteres. Os melhores trabalhos receberão o prêmio Leopold Hartman, no valor de R$ 17,5 mil, que será dividido em seis categorias.

A novidade da edição de 2012 é a realização de uma Exposição Tecnológica, com stands de empresas e sessões específicas de palestras da indústria de alimentos.

A programação do congresso abordará assuntos atuais e polêmicos, relevantes para toda a população brasileira, que se refletem nos hábitos e consumos alimentares e na vida das pessoas. Exemplos dos debates promovidos são: a mídia e a obesidade infantil, as certificações de produtos, políticas de resíduos sólidos, a redução de sódio nos alimentos industrializados, divulgação e publicações científicas, o potencial econômico das frutas brasileiras, sustentabilidade social, entre outros.

Mais informações: www.cbcta45.net.br/

Agência FAPESP
 

Revista Veja: três centímetros de bom senso em 90 kg de conjecturas

Capa desta semana abusa de estereótipo e chancela preconceito com base em leitura rasa da chamada "evolução tecnofísica"

A edição desta semana da revista Veja mal chegou às bancas e já virou polêmica. Mas, a despeito do repertório de sempre, não traz nenhuma especulação bombástica sobre os bastidores da política brasileira. Nem por isso, entretanto, abriu mão do tom especulador, descontextualizado e sensacionalista, acrescentando a esses ingredientes um olhar generalista e estereotipado apoiado em uma teoria nada consensual.
Opondo um elegante e feliz homem alto a outro baixinho com expressão rabugenta, a revista estampa a manchete "Do alto tudo é melhor", que detalha dizendo que "A 'evolução tecnofísica' explica por que as pessoas mais altas são mais saudáveis e tendem a ser mais bem-sucedidas". A capa deixou muita gente estarrecida e, tão logo, caiu nas redes sociais e blogs, gerando, obviamente, inúmeras críticas e intensos debates, que ainda devem se prolongar por alguns dias.
A capa é, de fato, um grande equívoco. A foto associada à manchete reflete e reforça um olhar preconceituoso, que vai na contramão de todas as tentativas de quebrar velhas visões e banir absurdos que ainda vemos cotidianamente, como – para ficarmos com um exemplo que está muito em voga atualmente – o bullying praticado contra quem não atende aos padrões estéticos da sociedade contemporânea (como o baixinho gordinho da foto). Antes de vender exemplares e ganhar mídia espontânea com a polêmica, uma publicação do porte da Veja – a maior do Brasil – precisa saber que deveria ter a responsabilidade de não fomentar coisas desse tipo. Jornalismo irresponsável faz mal e transforma mentiras, estereótipos e preconceitos em verdades absolutas. E os exemplos que temos disso no passado não são nada bons.
alt
Imagem: reprodução

Mas isso não é tudo. Além de deixar sua imensa contribuição negativa aos esforços por uma sociedade sem preconceitos (e quando digo imensa não é exagero, já que a revista é a mais lida do Brasil e forma opinião de muita gente), pregando uma visão, no mínimo, questionável, a Veja se apoia em uma interpretação rasa e incompleta de uma teoria que, além de não ser consensual, não é o que a manchete tenta fazer com que seja. E isso fica claro na própria matéria, que não fornece nenhuma referência para a ideia de que os mais altos tendem a ser mais bem-sucedidos, reforçando a impressão de que a afirmativa é apenas conjectura da própria revista.
Quando a matéria diz que as pessoas altas "tendem a ser mais bem-sucedidas", nenhuma fala do economista citado como principal fonte e criador da tal "evolução tecnofísica" (apresentada como "nova teoria", mas que já nem é tão nova assim) – o Nobel de Economia Robert W. Fogel – é transcrita na reportagem ratificando-a, bem como não se consegue encontrar menção a essa visão em artigos do pesquisador sobre o assunto, inclusive neste aqui, do qual há grandes chances de que tenham sido retiradas algumas de sua falas citadas na reportagem (trechos idênticos constam nos dois textos), embora ele seja apresentado como "entrevistado".
A revista, inclusive, não se estende muito no assunto polêmico, que de tão enxuto no texto não justifica o destaque na capa. Nas 15 páginas do especial, a reportagem apresenta informações até interessantes, como os perigos da obesidade para a saúde e a importância da boa nutrição para as crianças em seus primeiros anos de vida (embora não apresente nenhuma novidade). E em poucas frases, bem depois da metade da reportagem, resume tudo que anuncia na manchete (até lá, o leitor se pergunta o que a matéria tem a ver com a barulhenta chamada na capa).
Tão rasa quanto a concepção de que os mais altos se saem melhor que os baixinhos, é a explicação dada sobre tal tese, tirada sabe-se lá de onde. Sem fontes claras – fossem elas estudiosos ou mesmo uma pesquisa quantitativa das que renderam a Fogel boa parte da relevância que tem hoje – a revista limita-se a exibir um quadro intitulado "Por que alguns centímetros a mais fazem diferença", citando relações mirabolantes entre altura e sucesso, e ao seguinte parágrafo, de autoria da própria redação da revista:
"A altura está associada também à produtividade, ao poder e ao sucesso. Pessoas mais altas são consideradas mais inteligentes e conseguem aumento de salário com maior facilidade do que as mais baixas. Medir 5 centímetros a mais do que os colegas de trabalho garante um salário 1,5% maior, ou 950 dólares suplementares no fim do ano. A altura é um quesito crucial até para a liderança. Entre 1789 e 2008, 58% dos candidatos mais altos à Presidência dos Estados Unidos ganharam as eleições. Barack Obama tem 1,85m. O republicano Mitt Romney, 1,88 metro".
É necessário dizer mais alguma coisa?
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revista-veja-tres-centimetros-de-bom-senso-em-90-kg-de-conjecturas/63088/

Santo André Inaugura Praça do Idoso

Ao som de variados ritmos, os visitantes participaram de aula de aquecimento (Foto: Edmilson Magalhães/PSA)
A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, entregou neste sábado (21) à população a primeira Praça de Exercícios do Idoso do município, no Parque Antônio Flaquer (Ipiranguinha). Trata-se do primeiro equipamento do gênero na região do ABC. A previsão é que outras praças como essa sejam inauguradas na cidade até o final do ano.
Na Praça de Exercícios do Idoso, os usuários utilizam equipamentos de ginástica que fortalecem a musculatura, contribuindo preventivamente para evitar quedas ao melhorar o equilíbrio e o deslocamento, além da reabilitação motora. Mas um dos principais benefícios é o estímulo ao convívio social.
A solenidade foi aberta com apresentação da Banda Lira, que completou 94 anos neste dia. O prefeito, Dr. Aidan Ravin, destacou os benefícios que a população idosa terá com o novo espaço, entre eles a prevenção de doenças. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin, ressaltou que a Praça de Exercícios do Idoso foi uma grande conquista para a cidade, e que a iniciativa tem sido trabalhada há mais de um ano em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Explicou ainda que o projeto só foi possível pela integração com diversas áreas, como a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav). A presidente do Fundo Social de Solidariedade também explicou que a praça é exclusiva para a pessoa idosa, diferente das Academias ao Ar Livre, voltadas para crianças, jovens, adultos, e idosos.
A vice-prefeita, Dinah Zeckcer, disse que uma das preocupações da Administração é oferecer uma vida com mais qualidade aos munícipes. Disse também que uma das vantagens para as pessoas que moram próximas a esse tipo de local é não precisarem se deslocar do bairro para fazer atividades físicas em outros lugares.
Mais de cem pessoas compareceram ao evento para conhecer, de perto, a novidade, no sábado pela manhã. Ao som de variados ritmos, os convidados participaram de aula de aquecimento e caíram na dança, sob o comando de um professor de educação física. Na oportunidade, o público também recebeu orientações de especialistas sobre saúde e da Associação Viva Melhor sobre o câncer de mama.
A Secretaria de Saúde também realizou ações preventivas, como aferição de pressão, medição de glicemia dos visitantes. Já a Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso promoveu atividades como a Caminhada Orientada que visa, entre outros benefícios, à redução da obesidade e de doenças crônicas. A aposentada Maria José Castiglioni, de 82 anos, ficou encantada com o espaço e até testou um dos equipamentos. Acompanhada do marido e recém-operada da coluna, elogiou a iniciativa e disse que espera aproveitar bem a oportunidade para se exercitar.
Dona Cleuza Tassi também prestigiou a inauguração. Disse que, após ficar internada por 12 dias no hospital por problemas com enfisema pulmonar e bronquite, passou a frequentar diariamente o Parque Ipiranguinha, onde pratica atividade física na Academia ao Ar Livre. Com essa rotina, conseguiu uma melhora significativa em relação à saúde. “Minha pressão e glicose estão ótimas. E nem preciso mais tomar remédios e usar bombinha para bronquite”.
Projeto
O projeto da Praça de Exercícios do Idoso, desenvolvido pelo Dr. Egídio Lima Dórea, foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que, por sua vez, compartilhou o trabalho com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
A Praça de Exercícios do Idoso tem seis aparelhos, entre eles: Estação Barras Paralelas, Ergonometria, Rampa-Escada, Senta-Levanta. A Estação Reabilitação conta com dois equipamentos: a Placa Giratória e a Escada para Dedos.
O local foi desenhado para permitir a realização de exercícios físicos sem o acompanhamento de especialista. Ainda assim, em alguns dias da semana, durante os horários de maior utilização dos equipamentos, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, por meio do Departamento de Esportes, realizará plantões para explicar aos idosos a utilização correta de cada estação. 
Fonte: AE
"FONTE:  http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/341198/santo-andre-inaugura-a-praca-de-exercicios-do-idoso/