José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: dezembro 2016

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

OBESIDADE: Saiba Porque o Obesidade Prejudica o Coração: Como Calcular o IMC


Cuidar da saúde e do peso é uma tarefa difícil e indispensável. Para que tenhamos um a vida com qualidade  buscando a longevidade é necessário mantermos o peso com uma alimentação saudável e balanceada.
A obesidade é o excesso de gordura corporal, a causa de muitas doenças, sendo considerada atualmente um problema de saúde pública no mundo todo e responsável por muitas mortes prematuras.
A luta pela diminuição do índice de obesos é intensa, com  campanhas e alertas que devem ser observados por todos, buscando seguir hábitos saudáveis.
Uma maneira de saber se está acima do peso é calculando o Índice de Massa Corporal, o IMC, e a partir daí procurar manter um peso adequado a sua altura. Como calcular o IMC é a dúvida de muitas pessoas. Mas não se desespere, é simples.Para se obter a fórmula para calcular o IMC, é dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros:
IMC = kg/m²  – Exemplo: 67kg/1,70m² = 67/2,89 = 23
Segundo as normas internacionais, a classificação do IMC é a seguinte:
IMC menor que 18,5 – peso inferior ao normal.
IMC entre 18,5 – 24,9 – normal.
IMC entre 25,0 – 29,9 – sobrepeso.
IMC maior que 30,0 – obesidade.
coração é altamente prejudicado com a obesidade, porque a medida que tem-se o sobrepeso, o coração faz mais esforço, trabalha mais, o que leva a mais doenças cardiovasculares.
O excesso de gordura no corpo altera o processo metabólico e funcional, o acúmulo de células gordurosas (adipócitos) não acontece só na barriga, mas também nos vasos sanguíneos (veias e artérias). Esse acúmulo de gordura altera o funcionamento correto do coração, obrigando a trabalhar em excesso, o que prejudica suas funções.
As doenças que afetam o coração mais relacionadas à obesidade são: doenças isquêmica do coração (angina, infarto); hipertensão arterial (pressão alta); dislipidemias (colesterol, triglicérides elevadas).
A pressão alta ou hipertensão arterial é de 3 – 5 vezes mais freqüentes em pessoas obesas, duplicando a mortalidade por doenças cardiovasculares e casos de infartos.
FONTE: http://noticiasnumclick.xpg.uol.com.br/saiba-porque-o-obesidade-prejudica-o-coracao-como-calcular-o-imc

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Obesidade: Disturbios Alimentares

Ser gordo pode ser fatal. Inúmeros estudos provaram que existe uma ligação entre o peso e a mortalidade. Níveis mais agudos de obesidade geram maiores riscos de sofrermos um ataque cardíaco ou uma trombose, de desenvolvermos cancro ou diabetes ou de padecermos de artrite.
As vítimas da síndrome metabólica – obesidade com hipertensão, diabetes ou resistência à insulina e níveis de colesierol anormais – têm o triplo da probabilidade de morrer mais cedo do que é normal para a sua idade.
Um estudo realizado pelos organismos oficiais de saúde norte-americanos (National Insitutes of Health) em 2006 permitiu compilar dados sobre mais de meio milhão de americanos e descobrir que até pequenos aumentos do índice de massa corporal (IMC) podem conduzir à morte prematura.
Nos homens e mulheres de meia idade que nunca fumaram, o simples facto de terem excesso de peso (lMC de 25-30) foi associado a um acréscimo de 20 a 40% por cento do risco de morte. As taxas de mortalidade aumentam substancialmente quando o IMC ulrapassa 30, ou seja, uma pessoa com obesidade mórbida pode perder sete anos de vida.
solução para controlar o peso é fazer uma alimentaçao saudável e exercício físico com regularidade. Deve pesar-se uma vez por semana para não se enganar a si próprio. Crie um regime alimentar sensato que possa seguir à risca e evite dietas radicais. (Ler: Balão Intragástrico)
Descubra maneiras de fazer exercício que lhe agradem e não desista. Tire o maior partido do apoio disponível, como grupos de emagrecimento e aconselhamento. Fale também com o seu médico sobre tratamentos para perder peso. A obesidade vai tirar-lhe 3 anos de vida.
Reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde, a obesidade afecta actualmente pessoas de todas as idades, estando associada a uma redução significativa da qualidade de vida. Tal como muitas outras doenças, porém, a obesidade pode ser prevenida. Saiba como.


Definida, em poucas palavras, como um excesso de massa gorda acumulada no corpo com consequências nefastas para a saúde, a obesidade tem vindo a tornar-se um dos alvos preferenciais da atenção da comunidade médica. A razão é simples. Não sendo uma “descoberta” ou um “mal” das últimas décadas, a verdade é que os nossos hábitos mudaram, tornando-nos mais susceptíveis de acumular umas gorduras extras que, não recebendo a atenção devida, poderão vir a constituir um problema grave. Daí a ênfase na sua prevenção, na qual devemos ser os principais intervenientes, não hesitando em solicitar a ajuda de especialistas sempre que necessário.



Fonte do artigo: Obesidade - Tratamento, Prevenção e Causas da Obesidade 
Permitida a cópia do conteúdo deste que referida a fonte no final do artigo. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

OBESIDADE: 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OBESIDADE


1 - A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
2 - Em muitos casos, a obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
3 - Existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. A obesidade se dá quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo gerar até problemas graves de saúde. A obesidade mórbida é quando o valor do IMC ultrapassa 40. Nesse caso, o tratamento inicial além das mudanças de estilo de vida sempre inclui medicamentos e até cirurgia bariátrica pode ser recomenda.
4 - A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
5 - A obesidade pode, também, mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
6 - São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.
7 - Para o tratamento da obesidade, médicos podem usar fatores de risco e outras doenças para terem a noção da gravidade da situação do paciente. Por exemplo, apnéia do sono, diabetes mellitus tipo 2 e arteriosclerose são doenças que indicam a necessidade urgente de tratamento clínico da obesidade.
8 - A Lei 11.721/2008 determina que o 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há cerca de dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.
9 - A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.
10 - Está comprovado que relacionamentos sociais e romances são menos frequentes entre obesos, já que eles saem menos de casa devido a diminuição da autoestima. Agora, uma vez existindo o relacionamento, a obesidade pode interferir no relacionamento sexual. Ela está relacionada à redução da testosterona, o que pode levar a redução de libido e a problemas de ereção nos homens. Já nas mulheres, existe uma redução dos níveis de hormônio feminino e aumento no nível dos masculinizantes. As mulheres têm aumento de pelos, irregularidade menstrual e redução da fertilidade. As chances de todos esses problemas se resolverem, com uma perda de peso na ordem de 10%, são bem grandes.
 Fonte: http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/ 

FONTE: http://bem-estarourofino.webnode.com.br/products/a10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/