José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: março 2017

terça-feira, 28 de março de 2017

OBESIDADE - Dia Mundial da Atividade Física alerta sobre os perigos do sedentarismo


No último domingo, 5 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência deste sedentarismo. A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), Porto Alegre é a capital brasileira com maior número de adultos (maiores de 18 anos) com sobrepeso: 55%. De acordo com outro estudo, divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana.
Um dos objetivos do Dia Mundial da Atividade Física é estimular as pessoas a realizar ao menos 30 minutos de exercícios por dia, cinco vezes por semana. Correr, caminhar, pedalar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos mais comuns. Contudo, atividades cotidianas como subir escadas, descer do ônibus um pouco antes, passear com animais de estimação, cuidar do jardim e lavar o carro, por exemplo, também se caracterizam como atividades físicas e promovem benefícios, quando adotadas frequentemente.
A Secretaria de Saúde do RS promove hoje uma série de atividades alusivas ao dia. Confira: http://www.estado.rs.gov.br/conteudo/213857/saude-promove-caminhadas-no-dia-mundial-da-atividade-fisica
Aproveite e conheça as propostas da Agenda 2020 para a área de Saúde no Rio Grande do Sul: http://agenda2020.com.br/portfolio-item/saude/
FONTE: http://agenda2020.com.br/2015/04/dia-mundial-da-atividade-fisica-alerta-sobre-os-perigos-do-sedentarismo/

segunda-feira, 27 de março de 2017

OBESIDADE - O que melhora quando emagrecemos???

Mais Um incentivo para hoje. Vejam quantos benefícios alcançamos quando eliminamos o excesso. E lembrem, que agora é hora de colocarmos nosso plano de emagrecimento e autocontrole em AÇÃO!!!Mãos a obra...

FONTE:http://laisvidaesaude.blogspot.com.br/2013/03/o-que-melhora-quando-emagrecemos.html

quinta-feira, 23 de março de 2017

OBESIDADE - O Brasil poderá ter mais um aliado contra a obesidade


Os altos custos do tratamento da obesidade e de suas doenças associadas estão fazendo com que os Planos de Saúde se tornem mais um aliado ao combate à doença. Um estudo inédito feito pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) por meio do Vigitel da Saúde Suplementar mostrou que a proporção de obesos entre usuários de planos de saúde subiu 36% em sete anos. 
  Dentre os usuários, 16% afirmam não ter feito qualquer exercício físico moderado nos três meses anteriores à entrevista. Na alimentação, o estudo aponta 32% dos usuários comendo frutas e verduras. Em contrapartida, 24% comem doces mais de cinco dias na semana. Programas de prevenção conduzidos por Planos de Saúde atingem somente 4% da população de usuários.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/02/1860549-obesidade-avanca-e-atinge-um-a-cada-seis-clientes-dos-planos-de-saude.shtml
    
   A tendência é que mais Planos de Saúde ofertem iniciativas voltadas à prevenção da obesidade, como forma de reverter os custos no setor. Será uma modificação que demandará a sensibilização da população para práticas de atividade física e nutrição e isso leva tempo...

Por: Ana Poblacion
FONTE: http://www.saude.br/index.php/articles/111-doencas-cronicas-nao-transmissiveis/486-o-brasil-podera-ter-mais-um-aliado-contra-a-obesidade

segunda-feira, 20 de março de 2017

OBESIDADE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

O que é Obesidade?

obesidade é considerada uma doença onde o acúmulo de gordura no corpo é causado pela ingestão exagerada na alimentação principalmente de alimentos calóricos, e isso ocorre, quando a quantidade de calorias ingeridas é maior que a quantidade de calorias gastas.

 Como diagnosticar o Sobrepeso

Para saber se uma pessoa pode ser considerada gorda, basta calcular o IMC, Índice de Massa Corporal, através de uma simples conta de dividir o peso atual pelo dobro da altura e o resultado é o IMC.
O IMC indicará se a pessoa está na faixa ideal de peso, se tem obesidade leve ou moderada, quando for nesses casos é mais fácil de iniciar um tratamento para emagrecer, ou pode indicar que a pessoa está com o peso acima da tabela.

 Quais as causas para a obesidade

Conforme falamos a primeira de todas é a alimentação em excesso, e existem outros agravantes, confira:
  • Diabetes
  • Hereditariedade
  • Problemas de glândulas como hipófise, tireoide
  • Doenças renais
  • Arteriosclerose
O sobrepeso não é apenas uma questão de estética, antes de mais nada é a causa de muitas doenças que trazem complicações para a saúde. Confira as doenças principais:
  • Pode tornar a pessoa diabética
  • Aumento da pressão arterial, principal causa para arteriosclerose (veias entupidas)
  • AVC (Derrame cerebral)
  • Um mal que assusta as mulheres, estrias na barriga e não tem tratamento
  • Rigidez nas articulações
  • Dificuldades respiratórias
  • Gota
  • Pedras na vesícula
  • Câncer

 Quais os sintomas da obesidade

Podem parecer sintomas rotineiros, mas, ao notar que cada vez percebe um novo sintoma, talvez seja a hora de procurar um nutricionista, ou, um endócrino para prescrever o melhor tratamento para emagrecer, assim, além de melhorar a saúde ficará com o corpo em forma novamente. Veja quais são esses sintomas:
  • Fome em exagero longe das refeições
  • Sono em excesso
  • Cansa facilmente
  • Respiração sempre ofegante ao subir alguns degraus
  • Suor excessivo
  • Pernas pesadas e inchadas

 Qual o melhor tratamento para a obesidade

O sobrepeso na maioria das vezes foi desenvolvido pelo excesso de alimentação aliado ao sedentarismo, ou seja, entrou mais energia no organismo do que foi eliminado.
Para casos como esse, adotar uma dieta balanceada é a primeira atitude a tomar, e a segunda sem dúvida, é acelerar o metabolismo para provocar a queima dessas calorias, principalmente as gorduras localizadas que são mais difíceis de eliminar.
O aceleramento do metabolismo se faz com a prática de exercícios, caminhadas, subir escada, e até fazer uma esteira em frente a TV, tudo é válido para movimentar o corpo e emagrecer!
Existem casos de pessoas que já praticam alguma modalidade de esporte, e se mesmo assim, está com sobrepeso, o indicado então além de fazer uma dieta saudável, é também mudar a modalidade da atividade física já que não está queimando as calorias como deveria.
A utilização de medicamentos para auxiliar no emagrecimento é indicado somente pelos médicos em casos mais extremos, já que apresentam efeitos colaterais desagradáveis, mesmo assim, sempre deverá estar associado a uma dieta e exercícios.

 Quais atitudes necessárias para prevenir a  obesidade

  • O ideal é procurar um médico, mas, pode começar uma dieta diminuindo gorduras e açúcar.
  •  Evite ao máximo a ingestão de massas com farinha branca, doces, chocolates e refrigerantes até mesmo diet.
  •  É interessante criar o hábito de praticar alguma atividade física, talvez, algo que sempre teve vontade de fazer.
  •  Se a ideia é emagrecer mais rapidamente, procure por uma academia que tenha atividades diferentes que se encaixe em seu perfil.
Faça a dieta valer a pena e quem ganha é você!
FONTE: http://www.comoemagrecerlogo.com/obesidade-causas-sintomas-e-tratamentos/

terça-feira, 14 de março de 2017

Obesidade Infantil

“Ele é tão fofinho, tão saudável!”. Quantas vezes já não presenciamos manifestações de afeto como esta direcionadas àquela criança robusta, de pernas e braços roliços, visivelmente acima do peso? Como se as gordurinhas a mais declarassem o sinal de uma criança bem nutrida, bem alimentada, saudável. Não são raros os “olhares de carinho” em que este equívoco está presente. É preciso estar atento! Ao contrário do que se pensa, criança gordinha não é sinal de criança saudável. 
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008-2009, pelo IBGE, uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresenta excesso de peso. 
O problema já afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovasculares, renais e cerebrais aumentados, além do surgimento de distúrbios psicossociais, provocados pelo estigma da obesidade, exercendo grande relevância sobre a estruturação da personalidade e auto-estima do indivíduo.
O aumento de peso é consequência do consumo excessivo de alimentos (principalmente os mais calóricos) e da redução da atividade física. A utilização cada vez mais frequente de alimentos industrializados, geralmente de alto teor calórico devido à utilização de gorduras saturadas, e os avanços tecnológicos (televisão, videogames, computadores) proporcionaram maior sedentarismo entre crianças e adolescentes.
Desta forma, a obesidade infanto-juvenil traz graves ameaças à saúde. Porém, com a prática cotidiana de alguns princípios básicos, a alimentação e qualidade de vida de seu (a) filho (a) podem melhorar e muito:
1. Ensine seus filhos a mastigar bem os alimentos;
2. Controle o consumo de alimentos com muitas calorias e pouco nutritivos como frituras, doces e refrigerantes;
3. Inclua diariamente hortaliças e frutas na alimentação de seu filho, pois são fontes preciosas e indispensáveis de vitaminas e sais minerais necessários ao crescimento saudável de todas as crianças;
4. Alimentos não devem ser utilizados pelos adultos como forma de premiação de atitudes adequadas dos filhos ou retirados como forma de punição;

5. Diminua o tempo que a criança dedica em frente à TV, computador ou videogame, pois o sedentarismo é um dos fatores que contribuem diretamente para a obesidade. Incentive brincadeiras que utilizem movimentação física;
6. As crianças aprendem a comer alimentos que a família, os professores e os amigos oferecem. Sirva de exemplo!
7. Na medida do possível e do seguro, integre seu filho à cozinha. Convide-o a participar da preparação de um prato saudável, ensinando-o sobre como fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Este momento especial propicia à criança a associação de bons momentos a boas práticas alimentares.
8. É essencial que a hora da refeição seja um momento de tranquilidade e prazer, tanto para os pais quanto para os filhos. Não traga a tensão e as preocupações para a mesa, e ressalte a seu filho o gosto dos alimentos, expressando o quão saborosos eles são.
9. Misturar verduras ao arroz, ao feijão ou às carnes é uma ótima estratégia que enriquece nutricionalmente a refeição. Por exemplo: você pode cozinhar o brócolis, batê-lo no liquidificador, coar e utilizar esta água para cozinhar o arroz. Ou utilizar a água do cozimento da beterraba para fazer o mesmo. Lembre-se sempre  de que refeições mais coloridas são mais saudáveis e mais atraentes para as crianças.
10. Caso a criança se recuse a se alimentar naquele momento, não substitua a refeição pela oferta de outros alimentos como bolachas, iogurtes ou outros poucos saudáveis que são bem aceitos por elas. Esta troca se torna muito “vantajosa” para a criança e, provavelmente, será solicitada outras vezes. O ideal é guardar o prato até o momento em que a criança apresentar fome.
nutricionista
FONTE: http://ideiasbemtemperadas.com/obesidade-infantil/

sexta-feira, 10 de março de 2017

Atividade física e saúde


A atividade física reduz, doenças Cardíacas e AVC.
A atividade física, associada a uma dieta adequada, diminui o risco de obesidade e diabetes.
A atividade física reduz o estresse e diminui o risco de depressão.
A atividade física reduz o risco de fraturas relacionadas a osteoporose.

A atividade física traz outros benefícios á saúde, como a melhora da auto estima e do humor.

FONTEhttp://t71rohr.blogspot.com.br/

quarta-feira, 1 de março de 2017

(OBESIDADE) - DIETA DA PIMENTA


Já ouviu falar na DIETA DA PIMENTA?
A DIETA DA PIMENTA é um componente essencial na dieta de Hollywood.
Celebridades como Beyonce e Madona utilizam sistematicamente dessa dieta
Se você é alguém que cozinha frequentemente, basta adicionar mais tempero na sua comida ou se não suporta o ardido, basta suplementar
PIMENTA ajuda a queimar gordura, como a lenha
Quando uma pimenta é ingerida, especialmente nas áreas no interior da boca, você experimenta uma sensação de queimação ao redor das paredes internas da sua boca. Você pode pensar que está quente; mas isso não é tudo. A sensação de ser queimado vem de uma substância química contida na pimenta chamada capsaicina. Em termos leigos, a adrenalina do corpo é liberada na corrente sanguínea causando a quebra da gordura. Isto é exatamente como as pessoas que tomam suplementos de perda de gordura ajuda na queima de gordura. Você pode estar pensando: “Como pode ser tão fácil?”
Na realidade, não é assim que funciona e a gordura não queima tão facilmente. Queima de gordura pode ser pensado como um processo de dois passos.
Primeiro, ele precisa ser quebrada. Em seguida, ela deverá estar pronta para ser queimada.
No entanto, comer pimenta por si só não vai produzir resultados concretos. Ao combinar os efeitos da ingestão de pimentas com o exercício você é capaz de alcançar os melhores resultados. Aqui está como funciona:
Qual é a melhor hora de comer pimenta antes de prosseguir para os exercícios?
Depois de 30 minutos de tomar em capsaicina, os efeitos começam a promover o aumento de queima de gordura.
Há um número impensável de maneiras de adicionar pimenta para a sua dieta
Tendo Capsaicina suplementos dietéticos é uma alternativa rápida e fácil
Então, se você não consegue lidar com uma grande quantidade de especiaria, há uma alternativa para você ainda. A solução está contida em um comprimido. Agora você não precisa se preocupar com sobrecarregar-se com a especiaria, para receber os benefícios da dieta que a capsaicina lhe dá.
Mesmo se você é alguém que gosta de comer alimentos picantes, tomar suplementos de capsaicina é uma solução para você quando esqueceu de comer sua comida com as danadas
FONTE: http://confrariadapimenta.com/pimenta-dieta/