José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Clínica de Atividades Físicas Caldance disponibiliza 20 vagas para alunos da Rede Estadual de Ensino - Projeto Criança em Movimento.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Clínica de Atividades Físicas Caldance disponibiliza 20 vagas para alunos da Rede Estadual de Ensino - Projeto Criança em Movimento.


Maracaju, 15 de março de 2011.
ESCOLA ESTADUAL MANOEL FERREIRA DE LIMA
A prevalência da Obesidade está a aumentar em todo o Mundo a um ritmo alarmante, justificando a designação de epidemia global, que lhe é atribuída pela Organização Mundial da Saúde. A prevalência de excesso de peso e obesidade em adolescente parece também estar aumentando.
Impõe assim, com urgência, a realização de um estudo com representatividade municipal/estadual que permita caracterizar e monitorar o excesso de peso e obesidade nesta faixa etária. Este estudo, e estudo similares, tornarão possível avaliar o impacto conjunto dos determinantes da obesidade (como sejam estratégias de prevenção e tratamento) ao longo dos próximos anos. Simultaneamente, será possível comparar resultados e prevalências e incidência da obesidade no Brasil.
Torna-se dessa magnitude que no Município de Maracaju, Mato Grosso do Sul – Brasil, denominada como Clinica de Atividades Físicas Caldance, atribui esse estudo desde o ano de 2006, proporcionando uma prevalência unilateral entre escola, família, atividade física e acompanhamento nutricional, visando a Qualidade de Vida das pessoas independente da etnia, raça, credo, mas sim as que mais necessitam do programa.
O Projeto Criança em Movimento “Obesidade Infantil”, idealizado pela Clínica de Atividades Físicas Caldance através do Proprietário e Personal Training José Carlos de Almeida CREF: 3091-G/MS, que hoje é reconhecido dentro do estado de Mato Grasso do Sul através do CREF 11 MS/MT, como uma proposta inovadora em prevenção e tratamento através de atividades físicas e acompanhamento nutricional.
Atualmente é desenvolvida a pesquisa com 23 crianças e adolescentes da rede publica de ensino, no ano de 2010 uma parceria junto ao CONSELHO DA COMUNIDADE, atribuiu para que apadrinhasse uma quantia de 10 crianças referente ao projeto jê em desenvolvimento. Em abril de 2011 completara 12 meses de pesquisas com os 23 alunos respectivos. O inicio das atividades junto a Clínica de Atividades Físicas Caldance aconteceu na data de 15 de março de 2010, sendo que a cada três meses cada aluno/paciente passa por uma bateria de exames entre eles de Diabete, Colesterol, Triglicérides, e Hemograma, tornando como aspecto comparativo a questão clínica do aluno/paciente.
As avaliações Físicas são instituídas a cada dois meses, e uma reunião mensal com os pais para entrarem em um aspecto de acompanhamento dos filhos, uma vez que a peça chave é a família no aspecto da reeducação alimentar.
Nesse monitoramento serão desenvolvidos três tipos de pesquisa, entre elas são: As avaliações físicas conhecida como dobras cutâneas, a questão peso, e por ultimo os comparativos clínicos referente aos exames laboratoriais. Entre um dos aspectos será analisado em qual é atribuído o melhor desempenho, prevenindo de possíveis doenças de diabete, colesterol, Hipertensão, e futuros riscos cardíacos.
Segundo estudo realizado em 2009 nas escolas municipais de Maracaju em parceria da Clínica de Atividade Físicas Caldance e Secretaria Municipal de Educação SEME, que diagnosticamos um grande numero de crianças e adolescentes acima do peso, na pesquisa foi atribuídas um montante de 4.785 alunos acima do peso com o percentil de 7,9% do montante, com a variável exata 352 pessoas acima do peso/obeso. Atribuindo que a escola Estadual Manoel Ferreira de Lima alcançou o maior Índice de alunos acima do peso e ou obeso entre as escolas estaduais de Maracaju, e na soma das escolas em Geral, ficou em segundo lugar, perdendo somente para a Escola Municipal João Pedro Fernandes.
Esta proposta serve como incentivo a pratica de atividades físicas, visando o bem estar e Qualidade de Vida da nossa sociedade. Uma vez que a Clínica de Atividades é parceira e idealizadora nesse processo, que convidamos a escolas com uma disponibilidade de 20 vagas gratuitas, sendo 10 no período matutino e 10 no período vespertino.

Fonte: Clínica de Atividades Físicas Caldance - 2011.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário