José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Bem Estar estreia quadro Viva Mais Leve

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bem Estar estreia quadro Viva Mais Leve

 acompanha o desafio de cinco brasileiros com excesso de peso em busca de uma vida mais saudável

Nesta segunda-feira, dia 25, Bem Estar estreia o quadro , que acompanha o desafio de cinco brasileiros com excesso de peso em busca de uma vida mais saudável. Para ajudá-los nesta difícil tarefa, os participantes contam com o apoio de seis especialistas multidisciplinares como nutrólogo, psiquiatra e endocrinologista. Periodicamente será apresentado no programa a evolução dos participantes e as dificuldades que estão enfrentando no dia a dia. E os telespectadores poderão conferir ainda as dicas de saúde dadas diariamente no ‘Bem Estar’.
A ideia do quadro surgiu a partir da grande procura dos telespectadores do ‘Bem Estar’ por dicas e ajuda para emagrecer. Outra questão relevante foi a pesquisa do Ministério da Saúde que aponta o crescimento do número de pessoas com excesso de peso e obesidade nos últimos seis anos no Brasil. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7%,em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Com esta informação, os profissionais de saúde, convidados para participar do programa, traçaram os perfis mais comuns de pessoas que estão ganhando peso como: homem magro que engorda depois do casamento, mulher que não perde o peso depois da gravidez, adolescente que é obeso desde criança e família com maus hábitos e acima do peso. A partir desses perfis foram escolhidos os participantes do ‘Viva Mais Leve’.
209144 Bem Estar estreia quadro Viva Mais Leve
Adriana da Silva (roupa preta), Rosângela Fernandes (roupa verde), Paulo Froner, Rosineide Gomes (ruiva) e Lucirene Beserra (loura)
Em São Paulo, Rosângela Fernandes tem 36 anos, 1,56m e 90 quilos. Ela pediu ajuda para o ‘Bem Estar’ depois que mediu a pressão no posto de saúde e descobriu que estava 16×10. A participante divide a tarefa de mãe de dois filhos com o trabalho e de noite ainda faz faculdade de gestão de eventos, além de trabalhar nesta nova área nos finais de semana.
Ainda na capital paulista, a outra personagem é Adriana da Silva, de 22 anos, que atualmente está com 67 quilos, 1.55m. Ela deixou de trabalhar para cuidar do filho, que hoje tem um ano e oito meses. Como fica com ele em tempo integral, ela diz que não tem tempo para fazer atividade física. Adriana engordou 14 quilos na gravidez e não conseguiu perder. E Paulo Froner, de 45 anos, 115 quilos, 1,76m, que começou a engordar depois que casou e se acomodou. Ele diz que não gosta muito de fazer exercício.
De Fortaleza, participará do programa Rosineide Gomes que tem 25 anos. Dona de casa, ela não consegue controlar a alimentação de seus dois meninos, de oito e quatro anos, e de dois enteados que tem 13 anos. Os meninos comem o dia inteiro, não gostam de frutas e legumes e o marido é diabético, mas come sem nenhuma restrição.
E em Goiânia, Lucirene Beserra, de 43 anos, começou a engordar na gravidez e não parou mais. Ela assume que gosta de comer, mas como vende roupas se sente pressionada a ficar mais magra. Hoje em dia pesa 85 quilos. O marido e o filho também estão acima do peso.
209143 Bem Estar estreia quadro Viva Mais Leve
Mauro Guiselini (mestre em educação física pela USP), Arthur Kaufman (psiquiatra), José Rubens D’Elia (Educador Físico), Cintia Cercato

Perfil dos especialistas:

Arthur Kaufman – doutor em psiquiatria pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Coordenador do Programa de assistência ao OBESO (PRATO), da FMUSP.
Cintia Cercato – doutora em endocrinologia pela Universidade de São Paulo, integra o corpo clínico do ambulatório de obesidade do Hospital das Clínicas.
José Rubens D´Elia – consultor do programa ‘Bem Estar’. Pós-graduado em fisiologia do exercício pela UNIFESP.
Márcio Mancini – doutor em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, é chefe do ambulatório de obesidade do Hospital das Clínicas.
Mauro Fisberg – nutrólogo e pediatra. Professor associado e coordenador clínico do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp.
Mauro Guiselini –  mestre em educação física pela Universidade de São Paulo.  Especializações pela American Fitness Aerobic Association e pelo The Cooper Institute em Dallas.
Mônica Beyruti – nutricionista da Liga de Obesidade Infantil e do Ambulatório de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital das Clinicas (FMUSP).

FONTE: http://www.vistolivre.xpg.com.br/televisao/2012/06/bem-estar-estreia-quadro-viva-mais-leve.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário