José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: De olho na obesidade infantil

terça-feira, 26 de junho de 2012

De olho na obesidade infantil


Fatores genéticos - ainda que em percentagem reduzida. Fatores hormonais. Consumo demasiado de alimentos gordurosos. Falta de atividade física. Eis os principais motivos que levam uma criança a desenvolver a obesidade. A obesidade não é mais apenas um problema estético.
No Brasil, estima-se que dois terços da população em geral está com sobrepeso ou sofre de obesidade. Isto significa que, a cada 10 pessoas que vimos 6 sofrem de sobrepeso ou estão obesos. O mais impressionante é que este numero está aumentando e muito brevemente passará de 6 em 10 para 7 em 10 pessoas sofrendo deste problema. No caso infantil em particular, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).
O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Além disso, estudos recentes realizados na Turquia, comprovam que crianças com problemas de obesidade têm um risco maior para desenvolver glaucomas.
Das crianças obesas que participaram da pesquisa, 10% apresentavam pressão intra-ocular, um dos principais fatores de risco para o aparecimento do glaucoma.
A descoberta é muito importante, pois pressão intra-ocular elevada em crianças é muito incomum, exceto para os já portadores de glaucoma juvenil. Especialistas vão agora se aprofundar no caso, e descobrir se é mesmo uma informação relevante, e se, de fato, crianças acima do peso são mais propensas a desenvolver glaucoma.
Em se confirmando, será mais um motivo para ficarmos de olho na questão da obesidade infantil. A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado, principalmente em crianças. Em todo caso, deve-se procurar ajuda médica. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura.
(Fonte: OculosBlog)

FONTE: http://saudevisual.com.br/noticias/333-obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário