José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Alto teor de açucar em alimentos pode causar doenças

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alto teor de açucar em alimentos pode causar doenças

Com a atual epidemia de obesidade que assola o Brasil e vários outros países do mundo, não podemos esquecer que a culpa disso se encontra, sobretudo na alimentação adequada. Entre os itens expostos nos supermercados e que atraem grande parte da população estão os alimentos doces, que muitas vezes não podem ser ingeridos com segurança segundo análise da Associação de Consumidores Proteste. A análise aconteceu com 95 produtos, inclusive alguns que não são doces com o pão bisnaguinha, onde foi constatado que a maioria apresenta altos teores de açúcar em sua formulação.
Para que a açúcar proporcione benefícios à saúde é indicado o cuidado  com o excesso do produto na alimentação, lembrando que o açúcar não está presente apenas nos doces, más também em refrigerantes, frutas, massas, cereais e outros tipos de alimentos.
Os produtos testados pela Proteste são ricos em dissacarídeos, cujo principal exemplo é a sacarose também conhecida como açúcar de mesa. Estudos apontam que o consumo excessivo desses açucares e a energia causada pela mesma não for consumida, a glicose se transforma em gordura e a mesma acaba se acumulando no organismo, o que pode conduzir a obesidade, a doenças cardiovasculares e a diabetes. Ainda assim desde pequenas as pessoas são estimuladas a consumi-los, já que entre os produtos testados a maioria tem foco nas crianças.
O limite máximo da dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde varia entre 50 e 75 gramas. Para ultrapassar este valor é muito fácil, pois basta comer cereais de chocolate ao pequeno-almoço, algumas bolachas durante a manhã, acompanhar o almoço com um refrigerante e beber um leite achocolatado com um gelado de morango. Para se ter uma idéia, um simples copo de leite com achocolatado pode ter 70% de sacarose. Ou seja, os pais oferecem aos filhos essa bebida, crentes que estão lhe dando uma boa fonte alimentar por conta do leite, mas mal sabem que o excesso de açúcar no achocolatado pode colocar tudo a perder.
O estudo mostrou também que o único produto que tem um teor menor de açúcar são as gelatinas de morango, porém o alimento é uma grande fonte de adoçantes o que não é nada bom para a saúde principalmente de gestantes e crianças.
Com informações da revista Proteste

FONTE: http://www.jintegracao.com.br/noticias/item/437-alto-teor-de-a%C3%A7ucar-em-alimentos-pode-causar-doen%C3%A7as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário