José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Ingrediente do leite pode proteger contra obesidade, mostra pesquisa

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ingrediente do leite pode proteger contra obesidade, mostra pesquisa

Um ingrediente natural encontrado no leite pode proteger as pessoas contra a obesidade, mesmo consumindo uma dieta rica em gordura, mostrou uma pesquisa. O estudo, conduzido por pesquisadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suiça, e da Universidade de Cornell, em Nova York, descobriu que camundongos alimentados com altas doses de ribosídeo de nicotinamida (NR) junto com alimentos ricos em gordura, queimaram mais a gordura e ficaram mais protegidos contra a obesidade.

Os camundongos alimentados com NR ganharam 60% menos peso que os animais alimentados com mesma dieta sem a suplementação de NR. Os ratos que consumiram o NR também se tornaram melhores corredores, graças à maior resistência muscular.

A pesquisa mostrou que o NR, precursor do NAD+, aumenta o metabolismo oxidativo e protege contra a indução da obesidade por dietas ricas em gordura, indicando que o NR também pode ter um importante papel na prevenção do ganho de peso e diabetes em outros mamíferos, incluindo os humanos.

"Os cientistas levantaram a hipótese de que esses efeitos são resultados de uma melhora na função mitocondrial. Em outra investigação, eles foram capazes de mostrar que a suplementação com NR estimulou indiretamente a atividade de enzimas sirtuínas. Essas enzimas melhoram as funções metabólicas associadas com a mitocôndria, como a queima de lipídios e as capacidades oxidativas celulares", informou a École Polytechnique Fédérale.

"Esses efeitos benéficos não são as únicas vantagens dessa 'vitamina escondida'. O fato de estar presente naturalmente em muitos alimentos tornará significantemente mais fácil para as pessoas aceitarem seu uso em um contexto nutricional ou terapêutico".

Os pesquisadores disseram que, no momento, é impossível saber o quanto de leite uma pessoa precisaria consumir para se beneficiar, à medida que os pesquisadores não foram capazes de medir a concentração de NR no leite. Como resultado, é mais provável que o NR servisse como um novo tipo de suplemento para melhorar o metabolismo.

Os pesquisadores identificaram o NR enquanto buscavam uma forma alternativa para estimular o gene SIRT1, que controla o metabolismo e a longevidade. Os pesquisadores tinham anteriormente apontado o resveratrol - um ingrediente encontrado no vinho tinto - como um componente capaz de fazer isso. Entretanto, os pesquisadores suspeitaram que pode haver uma forma mais simples de estimular o gene SIRT1 - aumentando os níveis de NAD+.

"O NR foi recentemente identificado como um precursor do NAD+, com o metabolismo conservado das leveduras aos mamíferos. Mais importante ainda, o NR é encontrado no leite, constituindo uma fonte dietética para a produção de NAD+. Consequentemente, nossos resultados indicam que a vitamina natural NR poderia ser usada como um suplemento nutricional para atenuar as desordens metabólicas e relacionadas à idade caracterizadas pela função defeituosa da mitocôndria".

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint. 

FONTE: http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/leite-saude/ingrediente-do-leite-pode-proteger-contra-obesidade-mostra-pesquisa-79454n.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário