José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Nos EUA, um em cada três moradores de rua está obeso

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nos EUA, um em cada três moradores de rua está obeso


Editora Globo
Fome não significa magreza // Crédito: Shutterstock

Apesar de terem uma dieta deficiente, eles estão acima do peso - saiba como isso é possível

por Redação Galileu
Uma nova pesquisa de Harvard mostra a estranha realidade dos sem-teto de Boston, nos Estados Unidos. Apesar de estarem mal-nutridos, um em cada três está acima do peso. Este fenômeno parece estranho já que costumamos associar pobreza com a fome e a obesidade com o excesso de alimentos na dieta.
O paradoxo “fome-obesidade”, citado pela primeira vez pelo neurocientista Lawrence Scheier em 2005, descreve a presença simultânea dos dois fatores. Basicamente, o termo fome, nesse caso, deve ser substituído por “insegurança alimentar”, o que significa que a pessoa consome a quantidade necessária de calorias por dia (ou mais), mas não os nutrientes necessários para ficar bem. E isso pode causar o aumento de peso.
Existem outros motivos que também podem contribuir isso. O stress é um deles e é uma constante na vida de um sem-teto. É comprovado que níveis mais altos de cortisol (o hormônio do nervosismo) alteram o funcionamento do seu metabolismo, favorecendo o aumento do peso.
Mesmo assim, moradores de rua de outros países passam pelas mesmas situações de stress e não têm taxas de obesidade tão altas. Sendo assim, os cientistas apontam como responsáveis as comidas baratas “feitas só de calorias”. Um pacote de batata chips, por exemplo, é acessível para quem tem pouco dinheiro e enche o estômago, podendo substituir uma refeição. Só que tem muita gordura e muitas calorias, contribuindo para uma dieta nada saudável e que pode aumentar o peso.
Dos 5632 homens e mulheres sem-teto analisados pelo estudo, 1,6% estavam abaixo do peso ideal, enquanto 65,7% estavam acima desse peso e, entre eles, 32,3% estavam formalmente obesos. Doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, também foram diagnosticadas nestas pessoas – a causa seria uma dieta prejudicial e a falta de exercícios. 

FONTE: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI309572-17770,00-NOS+EUA+UM+EM+CADA+TRES+MORADORES+DE+RUA+ESTA+OBESO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário