José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dia do Controle da Diabetes: conheça a doença

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia do Controle da Diabetes: conheça a doença


 A doença pode aparecer por fatores genéticos ou por fatores de risco como obesidade e sedentarismo


Paciente diabético tem mais riscos de apresentar doenças cardiovasculares / Shutterstock / Alexander Raths 
Paciente diabético tem mais riscos de apresentar doenças cardiovasculares Shutterstock / Alexander Raths

O Dia Nacional do Diabetes é nesta terça-feira e para reforçar sobre os riscos da doença o endocrinologista Rodrigo Siqueira, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, alerta para os fatores que podem causar o diabetes.

“O diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, adolescentes e até adultos jovens. O do tipo 2 aparece em 95% dos casos nos adultos, e pode ser desencadeado por fatores de risco como obesidade e sedentarismo”, alerta. Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, maior é a possibilidade de desenvolver a doença.

Entretanto, pessoas com hábitos saudáveis, mas com histórico de diabetes na família precisam tomar cuidado. É o caso da professora de educação infantil, Lilian do Carmo.

“Eu descobri que tinha diabetes quando fui fazer exames preparatórios para uma cirurgia. Eu era magérrima e nunca tinha tido nenhum sintoma, mas meus avós tiveram a doença”, conta.

Assim como no caso de Lilian, muitas pessoas demoram para identificar a doença. Na maioria dos casos, a descoberta é feita após a diminuição de 50% na produção de insulina e perda de peso. Isso porque os primeiros sintomas da doença são sede em excesso, turvação visual e dificuldade de cicatrização.

Insulina

“Após aproximadamente dez anos de tratamento, o pâncreas do diabético não produz insulina”, afirma Siqueira. Por isso, é necessária a reposição. “Alguns tipos de insulina começam a agir em 15 minutos, e após duas horas já não têm mais efeito. Outras começam a fazer efeito após três ou quatro horas, mas duram um dia inteiro. Tudo depende de cada paciente”, indica.

Lilian convive com a doença há mais de 30 anos e toma insulina quatro vezes ao dia. “É muito doloroso. No começo, eu não precisava tomar insulina, só com exercícios físicos e uma dieta balanceada a glicemia já estabilizava”, conta.

Riscos, hábitos e tratamento

O paciente diabético tem mais riscos de apresentar doenças cardiovasculares (infarto e derrame), precisa controlar o nível de colesterol e pressão arterial.

Além disso, deve adotar bons hábitos alimentares, não ingerir bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos. “Os diabéticos são proibidos de ingerir carboidratos simples e açúcares, presentes nos doces principalmente”, indica Siqueira.

Além dessas precauções, o tratamento do diabetes pode ser feito por via oral (alguns remédios são distribuídos pela rede pública de saúde) para controle da doença. O diabetes não tem cura.

FONTE: http://www.band.com.br/viva-bem/saude/noticia/?id=100000512630

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir