José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Maçã pode ajudar no combate a obesidade

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Maçã pode ajudar no combate a obesidade

Segundo pesquisa, o ácido ursólico, presente na casca da maçã, acelera a queima de calorias e evita a obesidade.
A maçã pode ser uma aliada contra a obesidade.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, a maçã possui uma substância na sua casca que pode contribuir com o  combate a obesidade. O estudo que chegou a esta conclusão foi coordenado por Cristopher Adams e publicado no periódico médico PLoS One na última quarta-feira (20).

Substância da casca da maçã pode ajudar obesos

A substância que ajuda a afastar os males da obesidade se chama ácido ursólico e foi avaliada com detalhes na pesquisa norte-americana. Os autores do estudo  fizeram testes com camundongos, submetendo os animais a uma dieta calórica e incluindo suplementos da substância presente na maçã no cardápio diário.
Constatou-se, então, que o ácido ursólico aumenta a massa muscular e a quantidade de gordura marrom, dois tipos de tecidos que aceleram a queima de calorias. Os ratos que receberam o suplemento ganharam menos peso do que aqueles que realizaram uma dieta normal.
Ao término da pesquisa, que durou cerca de oito semanas, os estudiosos notaram melhorias nos organismos dos camundongos que ingeriram ácido ursólico. De acordo com a avaliação, os animais que consumiram a substância da casca da maçã apresentaram níveis normais de glicose e não desenvolveram uma doença hepática gordurosa.
Após os resultados apresentados pelo estudo, acredita-se que a gordura marrom seja a principal responsável pelos efeitos contra a obesidade. O tecido adiposo, classificado como um tipo de gordura boa, tem como principal função manter a  temperatura adequada do corpo, mas também realiza a liberação de energia  excedente através da transformação da gordura corporal em calor.
Segundo o coordenador da equipe de pesquisadores, os próximos estudos deverão avaliar as quantidades exatas de gordura marrom produzida pelo organismo sob a influência do ácido ursólico. Também será avaliado nas pesquisas subsequentes se os benefícios se repetem nos camundongos que não estão na condição de sobrepeso  e se o tratamento pode ser aplicado em seres humanos.

Maçã emagrece?

Maçã ajuda a queimar gordura.
A maçã é uma fruta repleta de nutrientes e o seu consumo traz benefícios para a saúde. Ela previne alguns tipos de câncer, ajuda a combater problemas cardíacos, controla o colesterol, evita problemas na voz e melhora a capacidade respiratória. Além do poderoso valor nutritivo que contribui com a qualidade de vida, a maçã também contribui com o emagrecimento.
De acordo com cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a maçã é capaz de eliminar gorduras. O estudo indica que o seu consumo deve acontecer 15 minutos antes de cada refeição para reduzir até 200 calorias. A fruta é rica em fibras e pectina, duas substâncias que contribuem com a perda de peso e, consequentemente, diminuem os riscos de obesidade.

FONTE: http://www.portalangels.com/espaco-mulher/alimentacao/maca-pode-ajudar-no-combate-a-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário