José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: SJP combate obesidade infantil com clínica especializada e projeto educativo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SJP combate obesidade infantil com clínica especializada e projeto educativo



Foto: Silvio Ramos - Em pouco mais de um mês de acompanhamento com a nutróloga Karla Nakagawa, Ruan já perdeu 4 quilos.
Em 40 anos o índice de jovens de 10 a 19 anos com sobrepeso no país cresceu quase seis vezes. Os dados do Ministério da Saúde impulsionam os governos a tomarem uma atitude para conter essa “epidemia”. Com esse objetivo, a Prefeitura de São José dos Pinhais lança no próximo domingo (17) o projeto “São José Mais Leve – Uma Campanha de Peso na Prevenção da Obesidade Infanto-Juvenil”.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
Uma das intenções da campanha é divulgar o serviço do Ambulatório de Obesidade Infantil, que desde agosto de 2011 funciona na Policlínica Infanto-Juvenil de São José dos Pinhais. Cerca de 50 pacientes são atendidos mensalmente pela equipe de nutrologia e psicologia, que fazem um trabalho de diagnóstico, orientação aos familiares e reeducação alimentar, visando à conscientização e redução do índice de obesidade das crianças e adolescentes do município.
A pediatra e nutróloga do Ambulatório de Obesidade Infantil, Karla Nakagawa, explica que entre as preocupações com a obesidade infantil está o fato de ela geralmente transitar para a fase adulta. Além disso, o problema pode associar-se a outras doenças, como diabetes e hipertensão. “Na mesma gravidade estão os problemas de ordem psicossocial com a estereotipagem destes menores como doentes, inaptos socialmente, preguiçosos, etc.; o que leva a construção de uma autoimagem negativa,com baixa autoestima, tristeza, solidão e outros comportamentos de maior risco”, destaca Karla.
Maria Rute da Silva, de 39 anos, levou o filho Ruan Marcelo, de 11, para uma consulta na Policlínica Infantil porque ele estava com dor de garganta. A médica que o atendeu achou que Ruan estava com sobrepeso e solicitou exames de sangue, que detectaram nível de triglicerídeos alto (tipo de gordura que circula na corrente sanguínea). Em pouco mais de um mês ele perdeu quatro quilos. “Troquei arroz normal por arroz integral, leite integral por desnatado e fazemos caminhadas. Tem que incentivar, se não ele desanima”, conta Maria.
A Campanha
No próximo domingo (17) será iniciada a campanha São José Mais Leve. Os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estarão no Shopping São José e no Parque São José das 13h30 às 17h fazendo a medição de crianças que receberão orientações nutricionais, orientações aos familiares e sessões de grupo com psicóloga quinzenalmente.
“A nossa intenção é alcançar o maior número de jovens possível, a fim de conscientizar sobre os cuidados com o corpo e deixá-los dentro do peso ideal”, explica a diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Graziela Linares e Fernandes. Em caso de chuva, o evento será realizado apenas no Shopping São José. 

FONTE: http://www.sjp.pr.gov.br/noticias/sjp-combate-obesidade-infantil-com-clinica-especializada-e-projeto-educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário