José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: ‘Conta na Balança’ avalia obesidade infantil

quarta-feira, 20 de junho de 2012

‘Conta na Balança’ avalia obesidade infantil

Saúde: Cerca de 200 alunos já foram avaliados pelo programa implantado no fim do ano passado
Arquivo (Acom/PMR)

Saúde: Cerca de 200 alunos já foram avaliados pelo programa implantado no fim do ano passado


Resende
Alunos da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) estão sendo avaliados pela equipe do "Conta na Balança", que tem como objetivo investigar, analisar e descrever os índices de crescimento, composição corporal e estado nutricional dos estudantes. A avaliação é individual e mediante autorização dos pais. Os resultados serão divulgados em breve.

Cerca de 200 alunos da rede municipal, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, já foram avaliados - o programa foi implantado pela prefeitura no fim do ano passado. Cinquenta por cento deles apresentaram comprometimento no IMC (Índice de Massa Corpórea) e identificaram sobrepeso ou obesidade. O resultado confirmou a preocupação da prefeitura em relação à obesidade infantil.

O "Conta na Balança" é promovido numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, Funresp (Fundação Resende Esportes), "Prefeito Amigo da Criança" e Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

Na primeira fase a equipe avaliou 81 estudantes da Escola Municipal Lídia Pires Magalhães (Itapuca). Os resultados mostraram que 24% deles têm algum comprometimento no IMC. Já na Escola Municipal Júlio Verne (Vicentina), a avaliação foi feita com 104 alunos e 31% apresentaram comprometimento no resultado do IMC.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo, nas crianças em que está sendo identificado o sobrepeso ou obesidade, a escola irá fornecer alimentação e atividades físicas diferenciadas. Além disso, os alunos e seus familiares receberão orientações de uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação sobre hábitos alimentares saudáveis. As crianças também farão acompanhamento nutricional nos postos do Programa Saúde da Família e serão incluídos em projetos esportivos da Funresp.

- A obesidade na infância acarreta problemas psicológicos e de saúde, interferindo até mesmo no aprendizado. Vale ressaltar que é muito importante a adesão da família nesse projeto, para que possamos alcançar resultados positivos - disse.

As próximas escolas que receberão o programa serão Esther Politi (Fazenda da Barra I), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Surubi, Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), Ciep 347 (Cidade Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Bairro Cabral.

A ideia para criação do "Conta na Balança" surgiu após avaliação feita pela primeira-dama do município e médica cardiologista, Ana Paula Rechuan, por meio do programa "Prefeito Amigo da Criança", sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal.

FONTE: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,58447,%E2%80%98Conta-na-Balanca%E2%80%99-avalia-obesidade-infantil.html#axzz1yKfL9pzx

Nenhum comentário:

Postar um comentário