José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade cresce entre crianças e jovens

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Obesidade cresce entre crianças e jovens

Quilombo - Segundo uma Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de dez a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% em 1970, para 21,7% em 2009. O aumento da obesidade entre crianças e jovens também foi percebido no município de Quilombo.
A cada início de ano, alunos das escolas municipais passam por uma avaliação nutricional, mas devido ao alto índice de obesidade em 2012 serão duas pesagens, com análise de estatura e circunferência abdominal.
Conforme a nutricionista de Quilombo, Fernanda Zílio Bandiera, a primeira avaliação em Quilombo aconteceu em março e foram avaliados 697 alunos, com a faixa etária de 3 a 12 anos. Os resultados apresentaram 0,43% de magreza, 77,61% de eutrófico (bem nutrido), 11,04% de sobrepeso, 8,03% de obesidade e 2,9% de obesidade grave.
Na escola municipal Branca de Neve os hábitos alimentares já começam a ser modificados. No local serve-se um lanche por período, seguindo cardápio feito pela nutricionista. Os alunos só podem levar lanche para a escola caso sejam frutas. Conforme a diretora da escola, Iracema Spegiorin, o comportamento dos alunos, que passaram a comer melhor e gostar do que estão ingerindo, principalmente verduras e frutas.
Segundo a nutricionista, a obesidade não pode ser vista somente como estética, mas como preocupação para os agravos a saúde em relação às doenças crônicas como diabetes, hipertensão, alterações no colesterol, triglicérides e complicações ortopédicas, além do preconceito na sociedade.
FONTE: http://www.redecomsc.com.br/2012/noticias/noticias/Obesidade_cresce_entre_criancas_e_jovens__1191

Nenhum comentário:

Postar um comentário