José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: MERENDA RECEBE MAIS ATENÇÃO NA ESCOLA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MERENDA RECEBE MAIS ATENÇÃO NA ESCOLA

Muitas escolas estão em alerta quanto à merenda escolar / Foto: Forlan MagalhãesPreocupação com a qualidade da merenda escolar hoje está relacionada aos crescentes índices de obesidade e outras doenças causadas, também, por erros alimentares. Dados do Ministério da Saúde apontam que ano passado 48,5% dos brasileiros estavam acima do peso e 15,8% eram obesos. Os índices incluem as crianças. Por isso, muitas escolas estão em alerta quanto à merenda escolar.
Adriana Rita de Caire, nutricionista do Colégio Arbos, em Santo André, conta que seu trabalho também é conscientizar os alunos sobre os prejuízos de uma dieta extremamente calórica. "Anualmente, medimos o índice de massa corpórea dos alunos" diz, ao se referir sobre o cálculo dos níveis de gordura no organismo.
Outra preocupação de Adriana é a lanchonete da escola, que funciona sob sua supervisão, embora o fornecimento seja terceirizado. "Preferimos sugerir a venda de sucos e iogurtes e sempre alertamos se algo não está adequado", afirma. A nutricionista ressalta que alunos com recomendação médica têm a dieta acompanhada pelo colégio.
Para Ermínia da Conceição, coordenadora do colégio O Bosque, em Santo André, cada faixa etária requer estratégias diferentes para o sucesso da readequação alimentar entre os estudantes. “Com os alunos mais novos, fica mais fácil introduzir os legumes e verduras no cardápio, mesmo que em forma de sopa. Já com os mais velhos, trabalhamos a conscientização dos riscos de uma alimentação desequilibrada”, conta a coordenadora.
Rede pública
A rede pública também tenta melhorar o cardápio. São Bernardo anunciou recentemente investimentos de R$ 8,8 milhões para compra de gêneros alimentícios destinados aos 80 mil alunos da rede por meio da Divisão de Alimentação Escolar. O município investe na mudança do cardápio propondo variação no atendimento e aumentando o consumo de legumes, verduras e frutas, além da de projeto piloto, em que os alunos recebem orientação sobre alimentação saudável e, consequentemente, redução do desperdício.
Diadema e São Caetano, com 35 mil e 53 mil refeições diárias entregues, respectivamente, possuem conselhos específicos para a busca de melhores condições de alimentação.
Santo André recorre, com mais de 115 mil alunos, distribuídos em 185 unidades de ensino, entre escolas municipais, estaduais e creches, é ancorada pela Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa).
De acordo com a nutricionista da companhia, Alessandra Martins de Souza, o cardápio segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prioriza a alimentação saudável.
“Os cardápios são avaliados constantemente em busca de melhorias constantes que atendam melhor as crianças respeitando as questões de logística de distribuição. A cobrança da opinião pública e dos pais contribui para que o município faça sua parte”, diz a nutricionista da Craisa.

FONTE: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/348509/merenda-recebe-mais-atencao-da-escola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário