José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: O ciclo vicioso da obesidade

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Obesidade: O ciclo vicioso da obesidade


O obeso sofre do mesmo processo químico do viciado em drogas, só que no caso do obeso a "droga" faz bem se dosada em pequenas quantidades.
Todos nós sabemos do prazer de comer, o que não se sabia é que este prazer está ligado à liberação do hormônio dopamina no organismo.
O prazer do obeso com a comida é como um vício
Os especialistas já demonstraram que os mecanismos da sensação de satisfação obtida com a comida, especialmente a gordurosa, são bem semelhantes ao caminho das drogas no organismo, ou seja, quanto mais se têm mais se quer.
O que confirma isso é um estudo da Universidade do Texas, que concluiu que os obesos têm menos receptores de prazer do que os demais e, por isso, comem mais para compensar.
O que fazer para emagrecer?
Com estes dados reforçando o caráter vicioso do consumo de comida em excesso, vencer a batalha contra o peso parece ainda mais difícil. Mas especialistas indicam:
  • Reestimular a sensação de fome e de saciedade (consciência e percepção), em geral perdida com a obesidade;
  • Na sequência, retirar da alimentação diária as comidas que causam mais dependência, ou seja, aquelas que contêm mais gorduras;
  • E por fim procurar um tratamento adequado, que envolve o que saber comer (um nutricionista), que medicamento usar para auxiliar o tratamento (um endocrinologista) e que comportamentos têm que se ter para evitar o compulsão pelo alimento (um psicólogo).
Equipe Comportamento e Saúde.
Palavras Chave (Comportamento, Saúde, Obesidade, Longevidade, Obesidade, Ansiedade, Estresse, Terapêutica, Medicina, Psicologia, Psicoterapia).
Imagem (Copyright (c) <a href='http://www.123rf.com'>123RF Stock Photos</a>)
 
FONTE: http://www.comportamentoesaude.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1137:obesidade-o-ciclo-vicioso-da-obesidade&catid=86:obesidade&Itemid=444

Nenhum comentário:

Postar um comentário