José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Secretaria de Educação premia participantes do concurso “Alimentação e Sustentabilidade”

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Secretaria de Educação premia participantes do concurso “Alimentação e Sustentabilidade”

- Objetivo é conscientizar os estudantes sobre a produção sustentável de alimentos
Da Redação
 Promovido durante o mês de maio nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o concurso cultural “Alimentação e Sustentabi-lidade” teve como principais objetivos conscientizar os estudantes sobre a importância da produção sustentável de alimentos, reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar, além de reduzir o risco de obesidade infantil e doenças crônicas associadas à obesidade, fomentando estilos de vida mais saudáveis. Com dezenas de trabalhos inscritos, a Secretaria Municipal de Educação, premiou os vencedores e participantes em uma solenidade no auditório da Secretaria, na tarde desta quinta-feira, 15.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, explica que trabalhar a idéia de sustentabilidade é investir no futuro. “Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as nossas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Parabéns a todos os alunos e escolas que participaram brilhantemente deste concurso”, felicitou o Secretário.

Apresentando slogans e desenhos sobre o tema, os alunos participaram em três categorias: Categoria 1: alunos do 1º e 2º ano, que apre-sentaram desenhos utilizando-se qualquer técnica de desenho artístico. Categoria 2: alunos do 3°, 4° e 5° ano, que concorreram com uma frase sobre o tema proposto. Categoria 3: Destinada aos alunos do 6° ao 9° ano, que concorreram com um slogan referente ao tema proposto.

Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, o concurso ajudou toda comunidade escolar a pensar o que é ser sustentável. “O fato é que ser sustentável significa ter atitudes que promovam interação e atenção de uns para com os outros. Ou seja, é promover a interação entre as pessoas e também com o ambiente. Por isso, atitudes simples como controlar a água no preparo dos alimentos, na hora de escovar os dentes e tomar banho, são atitudes sustentáveis e que puderam ser trabalhadas a partir do tema apresentado”, destacou Carla.

Todos os alunos que tiveram seus trabalhos inscritos no concurso, ganharam certificados de participação. Enquanto os alunos vencedores da cada categoria receberam prêmios especiais. Na Categoria 1, a aluna Ana Julia Gallo Barbosa Barreto, do 1º ano da Escola Municipal José Alves Ferreira, ganhou uma bicicleta. Na Categoria 2, a aluna Julia da Silva Guimarães, estudante do 4° ano da Escola Municipal Vera Maria Pedrosa Vianna, também ganhou uma bicicleta. E na Categoria 3, a aluna Thalita Correa Lopes, do 8º ano do Centro Educacional Rose Dalmaso ganhou um tablet.

Durante a solenidade, o aluno do 5° ano da Escola Municipal Wenceslau Bras, Erick Duarte, ainda apresentou o Rap da Alimentação, de sua autoria, escrito como forma de alertar para saúde e o desperdício de alimentos, demonstrando que não importa através de qual linguagem, as novas gerações já pensam e refletem sobre a sustentabilidade e a necessidade de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

FONTE: http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=19672

Nenhum comentário:

Postar um comentário