José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Centro da Obesidade do Hospital São Lucas da PUCRS se torna instituição de referência internacional

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Centro da Obesidade do Hospital São Lucas da PUCRS se torna instituição de referência internacional

Após avaliação criteriosa e visita do avaliador do Surgical Rewiew Corporation (SRC) neste mês de maio, Dr. Neil Hutcher, o Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM\HSL\PUCRS) e o HSL PUCRS receberam certificação de Centro de Excelência Internacional em Tratamento da Obesidade Grave .
O processo de certificação tem a finalidade de criar uma cultura de segurança, qualidade e excelência dentro de uma organização que continuamente se esforça para melhorar os processos de cuidado ao paciente mantendo o padrão de excelência exigido pelo SRC.
Para alcançar a capacitação internacional, o COM apresentou todos os protocolos operacionais (POPs), recursos físicos e estrutura de alta complexidade. Também foi verificado o número de cirurgias, baixo índice de complicações e mortalidade bem como o banco de dados dos pacientes operados. Segundo o diretor do Centro, Cláudio Mottin, a certificação traduz a expertise do grupo, pois o SRC concede essa certificação às instituições com mortalidade baixa (atualmente no COM é 0,25%) e eficácia alta (superior a 85%). “O reconhecimento demonstra a alta qualidade e excelência do serviço bem como a segurança e eficácia de todos os nossos processos e protocolos”, destaca Mottin.
Surgical Review Corporation
Surgical Review Corporation (SRC) é uma organização americana sem fins lucrativos, dedicada a promover a segurança, eficácia e eficiência do atendimento na área de cirurgia bariátrica e metabólica. Para apoiar o desenvolvimento de práticas seguras para o tratamento da obesidade mórbida e condições associadas, o SRC lançou o programa de excelência para a cirurgia bariátrica, que visa certificar as entidades que atendem 100% dos requisitos de segurança do paciente, seguindo padrões internacionais de qualidade.
Pioneirismo no Estado
Credenciado pelo Ministério da Saúde desde 2000, o COM é referência em saúde no Brasil por suas multiespecialidades e estrutura para atendimento, avaliação, tratamento clínico, intervenção cirúrgica, acompanhamento multidisciplinar no pós-cirúrgico, colocação de balão intragástrico e cirurgia do diabetes tipo 2.
Nestes 12 anos, o COM atendeu mais de dois mil pacientes e atualmente a previsão é que sejam realizados 400 procedimentos/ano, incluindo a demanda de pacientes do SUS, particulares e convênios. Em 2011, o Centro obteve um crescimento total de 40%. “Este crescimento é um reflexo do padrão de atendimento, recursos humanos, infraestrutura tecnológica e área física totalmente adaptada às necessidades dos pacientes bariátricos”, conclui Cláudio Mottin.

FONTE: http://www.centrobesidademetabolica.com.br/index.php/sala-de-imprensa/161-centro-da-obesidade-do-hospital-sao-lucas-da-pucrs-se-torna-instituicao-de-referencia-internacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário