José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Atividade física e saúde óssea

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atividade física e saúde óssea

Acabamos de voltar do congresso americano de medicina esportiva, entre as novidades, foi apresentada e discutida a relação entre saúde óssea, exercício físico e o uso de medicamentos para tratamento de osteoporose. Foi demonstrado que a maioria dos medicamentos utilizados no tratamento de osteoporose age na redução da ação de reabsorção do tecido ósseo e não na formação de tecido ósseo.
A melhora na densidade mineral óssea produzida com medicamento e com exercício físicos é praticamente a mesma, o que muda então? Porque indicar a atividade física ao invés de usar o medicamento já que ambos promovem a mesma melhora na densidade mineral óssea? A atividade física, apesar de promover a mesma melhora na densidade mineral óssea, promove aumento de força óssea contra a fratura maior que o medicamento. Isto é, com o exercício físico a quantidade de força necessária para promover a fratura do osso é muito maior do que se utilizando o medicamento. Isto provavelmente ocorre porque a força mecânica decorrente do exercício físico estimula formação óssea de maneira mais apropriada, mais distribuída e com melhor arquitetura. Além disto, a atividade física na infância promove maior densidade mineral óssea, na fase adulta auxilia a manutenção desta densidade e no envelhecimento retarda a redução da densidade mineral óssea.

A intensidade do exercício também é muito importante. Exercícios contra resistência como musculação mostraram ter pouco efeito na melhora da densidade mineral óssea, enquanto atividades com mais impacto como tênis, basquete, corrida, squash e etc são mais eficientes em promover força mecânica suficiente que estimule a melhora da densidade óssea.
Outro dado interessante apresentado foi a perda mineral óssea encontrada em ciclistas.
Esta perda se dá provavelmente porque a perda de cálcio pelo suor que ocorre normalmente, no ciclismo é mais intensa uma vez que esta atividade é realizada por horas pelos atletas desta modalidade, levando a um grande volume de suor perdido. A perda de cálcio na transpiração é um processo fisiológico, mas promove redução das concentrações de cálcio no plasma, estimulação da PTH (paratireoide) que por sua vez promove reabsorção óssea de cálcio, liberando cálcio para circulação a fim de normalizar a concentração do mesmo no sangue. Este processo ocorre em todas as atividades físicas que promovem transpiração, a diferença é que quando a atividade tem impacto, após o processo de reabsorção decorrente da sudorese, há um estímulo intenso para formação óssea. Nestes casos o balanço ósseo é positivo, isto é, o estímulo para síntese é maior que para reabsorção, levando a aumento da densidade mineral óssea. No entanto, no caso do ciclismo, como não há impacto o estímulo para reabsorção promove perda da densidade mineral óssea a longo prazo.
Referencias
Barry DE and Kohrt W J Bone Min Res, 23:484, 2008
Rubin CT,CAlcif Tissue Int, 1985, 37:411.
Turner, Exerc Spor Sci Rev, 2003, 31: 45.
Por Luciana O. P. Lancha às 07h56
FONTE: http://biomenu.zip.net/arch2012-06-24_2012-06-30.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário