José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Sobrepeso e obesidade em cães e gatos: resista e mantenha seus peludos magros e saudáveis!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sobrepeso e obesidade em cães e gatos: resista e mantenha seus peludos magros e saudáveis!

Excesso de peso mata. Simples assim. Mas mais da metade dos tutores tem dificuldade em admitir que mantém seus pets gordos. Não caia nessa!




Obesidade animal
Comprei o livro “Cachorro Magro”, de Rachel Rubin (Panda Books) há tempos e acabei deixando-o de lado. Mas pensando no que escrever na coluna desta semana, lembrei de falar sobre a obesidade dos animais domésticos, um dos males mais graves que podem acometê-los e que depende diretamente de nós, pois é o humano quem engorda o cachorro. E, com este frio, quem não gosta de comer mais, seja peludo ou humano? O tema é rico e há assunto para várias colunas. Fique ligado (a).

E nós com isso?
Como os humanos, cachorros e gatos sofrem os malefícios do sobrepeso e da obesidade, só que não engordam por que querem e sim por que permitimos. A coisa é tão séria que há algum tempo um cidadão britânico foi considerado culpado por manter seu cão 15 quilos acima do peso ideal e estava para ser condenado a seis meses de prisão ou a pagar uma multa equivalente a R$ 16 mil. Manter um animal em condições que o deixarão certamente doente é uma forma de maltratar, embora muita gente confunda entupir seus peludos de besteiras e guloseimas com demonstração de afeto. Mais uma vez quem sofre são os peludos, não nós, os verdadeiros culpados. Faça as contas

É considerado obeso o animal que ultrapassa em 20% seu peso ideal. Mas esta é uma conta difícil de ser feita porque cada raça tem o seu e há inúmeros animais que não têm raça definida. No geral, o importante é observar as áreas que mais concentram gordura, como pescoço, costas e costelas. Um cão gordo logo perde a “cintura” e tem abdome dilatado. Olhe-o de cima e se suas costelas estiverem visíveis quando ele anda e forem facilmente apalpadas, parabéns pra você! Se as áreas já citadas estiverem todas “recheadas” e se a região lombar e a base da cauda estiverem gordinhas, seu cão já não tem mais nem sobrepeso (de 5% a 20% do peso ideal), está obeso mesmo.
Fatos

O curioso que aprendi no livro é que quando o assunto é obesidade de seus pets, 52% das pessoas negam o problema. Com isso, os animais só são levados ao veterinário quando já desenvolveram doenças decorrentes do excesso de peso. 95% dos casos de obesidade em animais de estimação são ocasionados pelo consumo exagerado de calorias e 80% dos cães obesos ganham petiscos e guloseimas em excesso... Animais estressados, que não fazem atividade suficiente e/ou que passam longos períodos sozinhos também acabam comendo mais para aliviar a tensão. E ainda tem muita gente que deixa a ração liberada pra eles. Outras causas são hereditariedade e distúrbios hormonais.
Consequências graves

Cães e gatos com sobrepeso e obesos podem sofrer problemas na coluna vertebral, nos ossos e nas articulações (como artrite); sonolência e intolerância ao calor; alergias de pele; queda de pêlos; insuficiência respiratória; problemas cardíacos e circulatórios; queda de expectativa de vida em pelo menos 15%; diabetes (principalmente gatos); colesterol alto; maior risco de morte em cirurgias e aumento do risco de desenvolver tumores malignos.
FONTE: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/29802-sobrepeso-e-obesidade-em-caes-e-gatos-resista-e-mantenha-seus-peludos-magros-e-saudaveis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário