Rio -  Casal que come junto, permanece junto, mas com alguns (vários) quilinhos a mais. A constatação vai além do senso-comum. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, um ano após começar a namorar, homens e mulheres chegam a engordar até dez quilos.

Não para por aí: de acordo com o psiquiatra da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) Adriano Segal, ter uma relação estável é a maior causa de ganho de peso entre os homens adultos. Para as mulheres, o principal fator é a gravidez — também ligada com casamentos.

“A pessoa, quando começa a namorar, relaxa com a aparência, porque está numa relação estável. A tendência é deixar de cuidar tanto da imagem”, afirma Segal.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Rafael Barbosa e Layla Baptista confirmam o estudo. Ele engordou 10 quilos, e ela, oito, em apenas um ano | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Mas não é só isso. Os hábitos alimentares também mudam. Casais tendem a ser cúmplices (e inventar juntos desculpas para comer alimentos mais calóricos).

“Casais saem mais para comer. E, quando comem fora, fazem escolhas ruins. Se a pessoa é solteira e mora com os pais, por exemplo, já tem acesso a uma comida mais caseira, que engorda menos do que comer na rua”, explica a nutricionista da Abeso Fernanda Pisciolaro.

A solução: evitar comer fora e praticar exercícios físicos. Não custa lembrar: 30 minutos de relação sexual podem queimar 160 calorias.

Separação é motivo para emagrecer

Um dos levantamentos revelou que, quando se separam, homens e mulheres tendem a emagrecer. Mas se engana quem pensa que isso ocorre porque a pessoa quer cuidar mais de si.

“A grande verdade é que elas querem ficar sexualmente mais atraentes para voltar ao ‘mercado’. Se não estão bem fisicamente, acham que não conseguirão arrumar outro parceiro. Então, voltam a ter hábitos mais saudáveis”, afirma o psiquiatra.

Um amor que cresce 1,5 kg por mês

A professora de Educação Física Layla Baptista, 27, conhece bem a dor e a delícia de namorar — e engordar. Desde que começou a se relacionar com o professor de violão Rafael Barbosa, 28 anos, ela ganhou oito quilos a mais. Ele, 10. Juntos, eles engordaram, no período de um ano, 18 quilos — 1,5 kg por mês.

“Ele come muita besteira e eu acabo indo junto. O Rafael sempre foi magrinho. Então, ele está bem. Mas estamos fazendo dieta juntos”, conta Layla. “Meu objetivo não é emagrecer, é ficar forte”, completa o professor.

Fernanda Pisciolaro afirma que o ideal é que o casal seja parceiro na perda de peso. “Se um está de dieta e o outro, não, eles acabam se sabotando. É o papo do ‘só hoje’. Acabam saindo totalmente da dieta”.

Layla que o diga: segundo ela, se depender de Rafael, todo dia é dia de sanduíche. “Eu tenho que controlar, senão, já era”.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/homens-e-mulheres-engordam-em-rela%C3%A7%C3%A3o-est%C3%A1vel-diz-pesquisa-1.451017