José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: A luta contra a obesidade mórbida

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A luta contra a obesidade mórbida

A Associação dos Obesos Mórbidos (Assobesimor) utilizou o espaço da Tribuna Livre, espaço reservado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) para registrar sobre as atividades da entidade em Joinville e sua ininterrupta luta contra a obesidade morbida na cidade e região. O programa, que é desenvolvido juntamente com o corpo clínico do setor específico para o tratamento da obesidade mórbida (Obesimor) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, único hospital catarinense credenciado para tratar a especialidade e realizar cirurgias no interior do Estado, tem procurado atender inúmeros pacientes da moléstia na região. Através da coordenadora, Nailza Fião, o ambulatório da Obesimor, a entidade apresentou os resultados pós-cirúrgicos e sobre os pacientes atendidos pelo programa.
Segundo Nailza, o programa teve início em 2002 e já realizou 367 cirúrgias bariátricas em Joinville e região. O cirurgião Rui Celso Vieira explicou como são feitas as cirurgias bariátricas, para redução do tamanho do estômago. Ele também esclareceu as dúvidas dos vereadores em relação ao tratamento, as cirurgias e a recuperação dos pacientes. Foi ressaltado ações realizadas pela Assobesimor como a Campanha de Prevenção à Obesidade, Hipertensão Arterial e Aterosclerose Adulto e Infanto-Juvenil, a 5ª feita na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade. Cuja iniciativa pretende orientar a população quanto à importância da prevenção de doenças crônicas.
Neste dia, das 08:00 às 17:00, são realizados gratuitamente testes de diabetes, medição de índice de massa corpórea, orientações nutricionais, entre outros. Estarão envolvidos na campanha médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.
“Prevenir é a palavra chave da campanha. A ideia é incentivar as pessoas a levarem uma vida mais saudável, se alimentando corretamente e deixando de lado o sedentarismo, por exemplo”, explica o diretor do hospital, Renato Castro.
O setor de tratamento da obesidade mórbida do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt tem cerca de mil pacientes cadastrados e através de sua equipe multidisciplinar, realiza em torno de 90 cirurgias anuais com a média de duas cirurgias por semana. Todos os anos ocorre um desfile que envolve todos os pacientes, numa espécie de confraternização pelo sucesso do tratamento que obtiveram. Além de outras promoções que faz com o grupo se orgulhe do setor do Regional e da associação.
Houve uma unanimidade entre os parlamentares que parabenizaram o trabalho realizado por todos os envolvidos neste programa. O vereador Patrício Destro aproveitou para sugerir que a equipe técnica da CVJ faça uma moção pedindo ao Governo do Estado que realize as reformas necessárias no hospital para que a Assobesimor tenha melhor estrutura para realizar este trabalho que é digno do reconhecimento de todos os catarinenses. O desfile com os pacientes desse ano acontece no próximo dia 21 na Associação Atlética Tupy e será aberto a comunidade.

FONTE: http://www.cvj.sc.gov.br/component/content/article/47-noticias/1368-joinville-na-luta-contra-a-obesidade-morbida

Nenhum comentário:

Postar um comentário