José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Videogame pode ajudar a combater obesidade infantil

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Videogame pode ajudar a combater obesidade infantil

Um novo conceito no mundo eletrônico, o de exergames, alia exercícios e diversão

Anamaria Nascimento
Publicação: 16/06/2012 16:00 Atualização: 16/06/2012 00:33
 A fisioterapeuta Marina de Lima Neves Barros. (Bernardo dantas/DP/D.A Press)
A fisioterapeuta Marina de Lima Neves Barros.
Com as crianças dedicando cada vez mais tempo ao computador ou videogame e realizando cada vez menos atividades físicas, um conceito recente em jogos eletrônicos pode ser a solução para ajudar no combate à obesidade infantil.

A fisioterapeuta Marina de Lima Neves Barros pesquisou a importância dos exergames (como são chamados os jogos que misturam execício e entretenimento) e evidenciou que eles são uma opção no controle do peso das crianças.

Na dissertação de mestrado intitulada “Exergames: o papel multidisciplinar do design no desenvolvimento de jogos de exercício físico-funcional para o auxílio no combate da obesidade infantil”, Marina verificou a eficácia do exergame na perda de peso em crianças por meio de uma pesquisa investigativa.

A pesquisa foi desenvolvida a partir do exergame Peggo, que tem esse nome porque o objetivo dos usuários é “pegar” ícones na tela durante o uso.

"É um jogo para computador em que uma webcam é utilizada como instrumento de interação entre o usuário e sistema. Nossa intenção é levá-lo para as escolas do estado", afirma Marina.

Participaram do estudo seis crianças com idades entre 6 e 12 anos. Após 11 dias de testes, foram verificados como resultado perda calórica, perda de peso e redução do Índice de Massa Corporal (IMC) em todos os participantes. Dois meninos que iniciaram o estudo apresentando sobrepeso atingiram o índice de normalidade.

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/06/16/interna_vidaurbana,379349/videogame-pode-ajudar-a-combater-obesidade-infantil.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário