José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Prevenção integrada de obesidade e transtornos alimentares: necessária e possível

terça-feira, 26 de junho de 2012

Prevenção integrada de obesidade e transtornos alimentares: necessária e possível

Por Gisele Kawamura de Oliveira Queiroz, nutricionista

Por que muitos profissionais insistem em abordar a obesidade de forma simplista, focando mais em peso do que em saúde e culpando o indivíduo por não comer menos e se exercitar mais?

Talvez o fato de ser uma doença com sérias consequências para a saúde e alta prevalência assuste e afobe os profissionais de saúde.

Se fosse uma simples conta matemática (muitas calorias ingeridas + poucas calorias gastas = obesidade), certamente a solução seria mais fácil, mas a obesidade é uma doença complexa, que envolve fatores genéticos, sociais, emocionais, comportamentais, educacionais, culturais e, exatamente por isso, é tão difícil de ser tratada.

Prevenção é fundamental. Mas a prevenção não deve estar atrelada à culpa e medo. Esse tipo de intervenção pode levar a outras doenças, como os transtornos alimentares, também graves e resistentes ao tratamento.

Felizmente, o reconhecimento dos benefícios da prevenção integrada de obesidade e transtornos alimentares tem sido crescente entre pesquisadores dessas duas áreas. A criação de políticas de prevenção conjunta, que procuram criar mensagens positivas de saúde, capacitar profissionais e envolver setores de educação, cultura, indústria de alimentos e publicidade e propaganda é um movimento mundial.

A prevenção conjunta diminui custos e elimina mensagens contraditórias sobre alimentação e imagem corporal, comuns em programas separados.

Recentemente, o Genta foi entrevistado pelo Instituto Alana, uma respeitada organização sem fins lucrativos, responsável por projetos importantes como o “Criança e Consumo” (www.alana.org.br/criancaconsumo). Falou-se sobre políticas de prevenção da obesidade, a importância de ampliar o foco e envolver outros setores.

Os profissionais de saúde do Genta já estão trilhando esse caminho. Alguém mais aí gostaria de se juntar a nós?

Link para a entrevista: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=8839&origem=23

Diretrizes da AED para programas de prevenção de obesidade infantil: http://www.aedweb.org/AM/Template.cfm?Section=Advocacy&Template=/CM/ContentDisplay.cfm&ContentID=1659
FONTE: http://gentabrasil.blogspot.com.br/2012/06/prevencao-integrada-de-obesidade-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário