Por Tássia Costa
Jogos eletrônicos são objetos de fetiche para as crianças, que,
dedicando cada vez mais tempo em frente ao computador ou videogame,
realizam cada vez menos atividades físicas. Em consequência dessa
atitude sedentária, os quadros clínicos de obesidade infantil só
crescem. Como combater esse problema transformando o vilão em mocinho? A
fisioterapeuta Marina de Lima Neves Barros evidencia que uma opção é o
desenvolvimento de exergames.
Em sua dissertação de mestrado intitulada “Exergames: o papel
multidisciplinar do design no desenvolvimento de jogos de exercício
físico-funcional para o auxílio no combate da obesidade infantil”, que
foi defendida em fevereiro deste ano sob a orientação do professor André
Menezes Marques das Neves no Programa de Pós-Graduação em Design. Marina verificou a eficácia do exergame na perda de peso em crianças por meio de uma pesquisa investigativa.
Gênero recente de jogos eletrônicos, o exergame possui uma tecnologia
de percepção e atuação na qual os movimentos do jogador são captados e
processados de modo a serem reproduzidos dentro do jogo. Através de
parceria com o Game Design Research Lab (GDRlab) da UFPE, foi
desenvolvido como suporte da pesquisa o exergame Peggo, assim nomeado
devido ao seu objetivo em que os usuários devem “pegar” coisas na tela
enquanto durante o uso.
Trata-se de um jogo para computador em que uma webcam é utilizada
como instrumento de interação entre o usuário e sistema. O Peggo é um
exemplo de exergame que pode ser implantado em larga escala devido ao
baixo custo do hardware, diferentemente dos consoles, como Nintendo Wii,
PS3 ou X-Box 360, que são mais caros.
Participaram do estudo seis crianças de idade escolar, entre 6 e 12
anos, de ambos os gêneros, dentre as quais duas não apresentavam quadro
de obesidade. Após 11 dias de testes, foram verificados como resultado
perda calórica, perda de peso e redução do Índice de Massa Corporal
(IMC) em todos os participantes – dois meninos que ao início do estudo
apresentavam sobrepeso atingiram o índice de normalidade.
“Pudemos observar que uma ferramenta de baixo custo e inovadora pode
contribuir, e muito, para tentar auxiliar no combate da obesidade
infantil. Este é considerado hoje um problema de saúde pública, pois,
com o uso cada vez mais constante de jogos de videogame, as crianças
passam mais tempo em frente ao computador do que realizando atividades
físicas, se tornando cada vez mais sedentárias. Esse tipo de jogo, o
exegame, busca aproximar essas crianças ao exercício físico”, destaca a
fisioterapeuta.
FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=43759:exergame-e-alternativa-no-combate-a-obesidade-infantil&catid=256&Itemid=72
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