José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Exergame é alternativa no combate à obesidade infantil

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Exergame é alternativa no combate à obesidade infantil

Por Tássia Costa
Jogos eletrônicos são objetos de fetiche para as crianças, que, dedicando cada vez mais tempo em frente ao computador ou videogame, realizam cada vez menos atividades físicas. Em consequência dessa atitude sedentária, os quadros clínicos de obesidade infantil só crescem. Como combater esse problema transformando o vilão em mocinho? A fisioterapeuta Marina de Lima Neves Barros evidencia que uma opção é o desenvolvimento de exergames.
Em sua dissertação de mestrado intitulada “Exergames: o papel multidisciplinar do design no desenvolvimento de jogos de exercício físico-funcional para o auxílio no combate da obesidade infantil”, que foi defendida em fevereiro deste ano sob a orientação do professor André Menezes Marques das Neves no Programa de Pós-Graduação em Design. Marina verificou a eficácia do exergame na perda de peso em crianças por meio de uma pesquisa investigativa.
Gênero recente de jogos eletrônicos, o exergame possui uma tecnologia de percepção e atuação na qual os movimentos do jogador são captados e processados de modo a serem reproduzidos dentro do jogo. Através de parceria com o Game Design Research Lab (GDRlab) da UFPE, foi desenvolvido como suporte da pesquisa o exergame Peggo, assim nomeado devido ao seu objetivo em que os usuários devem “pegar” coisas na tela enquanto durante o uso.
Trata-se de um jogo para computador em que uma webcam é utilizada como instrumento de interação entre o usuário e sistema. O Peggo é um exemplo de exergame que pode ser implantado em larga escala devido ao baixo custo do hardware, diferentemente dos consoles, como Nintendo Wii, PS3 ou X-Box 360, que são mais caros.
Participaram do estudo seis crianças de idade escolar, entre 6 e 12 anos, de ambos os gêneros, dentre as quais duas não apresentavam quadro de obesidade. Após 11 dias de testes, foram verificados como resultado perda calórica, perda de peso e redução do Índice de Massa Corporal (IMC) em todos os participantes – dois meninos que ao início do estudo apresentavam sobrepeso atingiram o índice de normalidade.
“Pudemos observar que uma ferramenta de baixo custo e inovadora pode contribuir, e muito, para tentar auxiliar no combate da obesidade infantil. Este é considerado hoje um problema de saúde pública, pois, com o uso cada vez mais constante de jogos de videogame, as crianças passam mais tempo em frente ao computador do que realizando atividades físicas, se tornando cada vez mais sedentárias. Esse tipo de jogo, o exegame, busca aproximar essas crianças ao exercício físico”, destaca a fisioterapeuta.

FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=43759:exergame-e-alternativa-no-combate-a-obesidade-infantil&catid=256&Itemid=72

Nenhum comentário:

Postar um comentário