José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Projeto Criança em Movimento renova parceria com Conselho da Comunidade em Maracaju/MS.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto Criança em Movimento renova parceria com Conselho da Comunidade em Maracaju/MS.

No dia 09 de Maio de 2011 às 15hs, aconteceu nas dependências do Fórum de Maracaju/MS, a reunião contemplando o primeiro ano do Projeto Criança em Movimento através da Clínica de Atividades Físicas Caldance na pessoa de José Carlos de Almeida, responsável e idealizador do projeto, com parceria do Conselho da Comunidade juntamente com seus membros e o Juiz da 2º Vara, Rubens Witzel Filho, sendo o mesmo que presidia o encontro. Em pauta, José Carlos de Almeida apresentou os resultados obtidos correspondente aos 12 meses, oportunizando 10 alunos a participar do programa nas atividades física dentro da Clínica, sendo que os resultados e estatística ultrapassaram as expectativas, salientando que dentro dos resultados avaliados, tínhamos três linhas de pesquisa, sendo a primeira com analises clínicas, exames de Diabete, Colesterol, Triglicérides e Hemograma, em segunda analise, tínhamos as dobras cutâneas, medidas circunferências, em terceiro momento da pesquisa a questão peso que obteve o maior desequilíbrio. Uma vez que havia um mito com relação às atividades físicas em academias para crianças e adolescente, obtivemos um diagnostico maravilhoso, quebrando assim uma barreira que criança e adolescente não poderiam desenvolver atividades em academia. Uma vez que o programa seja bem desenvolvido, e o principal que é a família interagindo constantemente dentro do processo, é o suficiente para que o individuo alcance os resultados, desde que haja um comprometimento no trabalho e na execução do mesmo, complemente José Carlos. 
As atividades são equilibradas conforme a realidade corporal de cada aluno/paciente, alguns alunos desenvolvem mais resistência, outros, muito sedentarismo, alguns já com tipos de sintomas e ou lesões devido ao peso, e assim por diante, as atividades aeróbicas é o mecanismo que estimula as vivencias motoras, diferentemente as atividades escolares ou similares, na escola pode-se dizer que aprende as vivencias motoras com lateralidade, equilíbrio, noção de espaço/tempo entre outros estímulos que envolvem a psicomotricidade e a motricidade humana. Na questão academia, desenvolvemos as prevalências do tratamento/prevenção sobre a questão Obesidade Infantil, e com os resultados que obtivemos, mostra que estamos no caminho certo, fico orgulhoso em ver um trabalho de quase 10 anos de pesquisas e estudos sendo colocado em prática e obtendo resultados surpreendentes, e não vamos para aqui, um novo grupo de alunos da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima com 20 crianças e adolescente estarão fazendo parte do programa em um novo estudo que se inicia em julho de 2011.
José Carlos agradeceu em seu nome a frente a Clínica de Atividades Físicas Caldance e principalmente em nome das 10 famílias que estão sendo atendidas pelo Conselho da Comunidade e as 13 famílias atendidas pela Clínica de Atividades Físicas gratuitamente, que sem sobra de duvida, acreditaram na responsabilidade do projeto e aumentou ainda mais as expectativas para com o programa venha a crescer a cada dia que passa dessa maneira nos dando credibilidade, respeito, para seguir em frente mostrando o papel do Profissional de Educação Física e os demais profissionais que direta ou indiretamente estão envolvidos nesse grandioso projeto futuro, trazendo assim mais beneficio para a sociedade.
Todos os estudos vem de encontro com a realidade de cada criança/adolescente que fazem parte do Projeto Criança em Movimento, seja nas questões Físico-Motoras, Psicológicas, Clínicas/Laboratoriais, preventivo/tratamento e agora com enfoque na questão da Cirurgia Bariátrica, onde recentemente a Clínica de Atividades Físicas formalizou a parceria em Pesquisa e Palestra com o Instituto do aparelho Digestivo, finaliza José Carlos.  
Fonte: Clínica de Atividades Físicas Caldance – José Carlos de Almeida CREF: 3091-G/MS

Algumas sugestões de livros referentes à Obesidade

·         Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência – Vera Lúcia Perino Barbosa 2ª. Ed; Manole. 2009
·         Cirurgia da Obesidade: Um Enfoque Psicológico – Eliane Ximenes, 1ª Ed. Editora Santos, 2009.
·         Brincar Prazer e Aprendizado; Ângela Cristina Munhoz Maluf, 3ª. Ed. Editora Vozes; 2004.
·         Manual da Educação Física, Esportes e Recreação por Idade.
·         Psicopedagogia Infanto – Adolescente/O Bebê Gestação – Gravidez – Nascimento - Primeiro Ano – Segundo Ano; Grupo Cultural.
·         Psicopedagogia Infanto – Adolescente/ A infância, do segundo até o oitavo ano de vida; Grupo Cultural.
·         Psicopedagogia Infanto Adolescente/ Puberdade e Adolescência dos nove aos dezesseis anos, Grupo Cultural.
·         Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte; Paulo Eduardo Carnaval, 4ª. Ed. Editora Sprint 2000.
·         Atividades Físicas em Academia – Oslei de Matos, 1ª. Ed. Editora Sprint, 2002.
·         Musculação 1000 Exercícios – Paulo Eduardo Carnaval, 3ª. Ed. Editora Sprint.
·         Jogos e Brincadeiras de A Z – Tânia Dias Queiroz e João Luiz Martins, 1ª. Ed. Editora Rideel, 2002.
·         LDB – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – LEI Nº 9.394 de 1996.
·         Coleção Repensando a Educação Física: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Módulo 1 – Equipe BNL; Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2008.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário