José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil: causas e complicações

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Obesidade Infantil: causas e complicações


A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas, foi-se o tempo que criança saudável era criança gordinha. Hoje o quadro é assustador: a obesidade atinge 15% das crianças, 8% dos adolescentes e 80% desta população ainda continuam obesos na fase adulta. Nos últimos 20 anos o número de crianças obesas aumentou consideravelmente e isso não se passa só no Brasil e na Europa, mas na maior parte do mundo, trata-se de um problema de saúde pública.
As crianças em geral ganham peso devido a fatores como:  hábitos alimentares errados, fatores genéticos, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar e em pequeno percentual vem os problemas hormonais.
Erroneamente as pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida.Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso, estando mais relacionado à qualidade da alimentação. Só para ter uma ideia, quando o pequeno devora um pacote de bolacha recheada, ele está ingerindo o equivalente a metade das calorias do dia, isso se só falarmos em calorias, fora açúcares e gorduras em excesso.
obesidadeinfantil Obesidade Infantil: causas e complicações
Os prejuízos podem ser enormes! Além do impacto na autoestima, há um aumento de problemas ortopédicos, de infecções respiratórias e de pele, de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado – a chamada esteatose hepática, diabetes, problemas cardíacos, todos em consequência da obesidade.
A obesidade infantil  é um problema grave e deve ser encarada com muito cuidado. E o melhor tratamento está em levar estas crianças a fazer mais exercícios físicos e em ensiná-las a ter uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de calorias e de gorduras. Melhor nem seria o tratamento e sim a prevenção, mas diante da realidade algo tem que ser feito e o mais rápido possível.
tratamento nutricionista obesidade infantil Obesidade Infantil: causas e complicações
“Pela primeira vez, teoricamente esta geração viverá menos do que seus pais, devido ao sedentarismo e hábitos alimentares errados”.
FONTE: http://www.magraemergente.com/alimentacao/obesidade-infantil-causas-e-complicacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário