José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Crianças obesas podem desenvolver problemas hepáticos graves

terça-feira, 19 de julho de 2011

Crianças obesas podem desenvolver problemas hepáticos graves


Crianças com sobrepeso podem desenvolver problemas hepáticos graves. Foto: Getty Images

Crianças em sobrepeso podem ter gordura no fígado
Foto: Getty Images

Martin Lombard, diretor nacional do Departamento de Saúde da Inglaterra, divulgou um estudo preocupante nesta segunda-feira (4): crianças que estão acima do peso têm mais chances de desenvolver problemas hepáticos. A notícia foi publicada no jornal Daily Mail .
Enquanto o álcool é o maior causador de lesões hepáticas, muitas pessoas estão desavisadas sobre a gordura no fígado, doença ligada ao sobrepeso, que acontece quando a gordura envolve o órgão, levando a inflamações e inchaços. Algumas pessoas acabam desenvolvendo cirrose por causa do problema.
Os especialistas acreditam que apenas no Reino Unido, 1/4 das crianças é obesa. "Doenças hepáticas são assassinas silenciosas que colocam a vida de milhares de crianças em risco", alertou Lombard.
O álcool pode aumentar os riscos de problemas no fígado, mesmo que a condição atual seja causada pela gordura, visto que muitos jovens experimentam um grande consumo de bebidas alcoólicas, forçando o fígado e colaborando para a piora da doença.
Especialistas destacaram que a gordura no fígado tem se tornado um problema crônico comum que causa diversos danos à saúde e as pessoas não se preocupam com ela porque não podem vê-la. Além disso, o sobrepeso é um dos principais fatores da doença e tem se tornado um problema de saúde pública em todo o mundo.
A obesidade ainda é ligada a problemas cardíacos, alguns tipos de câncer e ao desenvolvimento da diabetes tipo 2. "Não queremos que a nossa futura geração padeça de um mal que pode ser prevenido", disse Lombard, apoiado pela ministra de saúde pública, Anne Milton, que lançou a campanha Change4Life (Mudança pela Vida) para melhorar a saúde e qualidade de vida das crianças, estimulando a atividade física e a perda de peso.
http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5221291-EI16560,00-Criancas+obesas+podem+desenvolver+problemas+hepaticos+graves.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário