José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Mamadeira aumenta o risco das crianças se tornarem obesas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mamadeira aumenta o risco das crianças se tornarem obesas

Obesidade Infantil


Seu filho já completou um ano e ainda toma mamadeira? O hábito pode levá-lo a ser uma criança obesa. A descoberta surgiu a partir de uma pesquisa realizada nas universidades de Temple e Ohio, nos Estados Unidos. Os médicos concluíram que o costume de tomar mamadeira, um verdadeiro vício entre os pequeninos, aumenta em 30% a chance de desenvolver obesidade infantil. Os dados do estudo foram divulgados no "Journal of Pediatrics" e reproduzidos pelo jornal espanhol "El Mundo". Eles afirmam que 17% das crianças americanas eram obesas aos cinco anos e meio e 22,3% delas tomou mamadeira de leite até os dois anos. Sendo que 18,9% das crianças pesquisadas tomavam mamadeira antes de dormir e o restante durante o dia.

A existência de obesidade em crianças de dois anos que ainda mantinham o hábito de tomar mamadeira era de 23%, contra 16% dos bebês que não mamavam mais com esta idade, sendo que o primeiro grupo era cerca de 30% mais propenso a ser obeso aos cinco anos.

Já o leite materno, ao contrário, protege contra a obesidade. Utilizado como alimento principal do bebê durante os seis meses de vida, o leite materno deve gradualmente ir sendo substituído por papinhas ingeridas com colher, para que, ao completar um ano, a mamadeira seja substituída sem maiores traumas.

Por Yasmin Barcellos
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=4024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário