José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Câmara aprova projeto que regula venda de alimentos em cantinas escolares

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Câmara aprova projeto que regula venda de alimentos em cantinas escolares

Evelin Araujo






Após muita discussão sobre um termo de cooperação que existe desde maio de 2009 entre a Câmara Municipal de Campo Grande e a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), o projeto de lei que normatiza a venda de alimentos nas cantinas escolares, de autoria do vereador Cristóvão Silveira (PSDB), foi aprovado no início da tarde desta quinta-feira (1°) por 14 votos a favor e 2 contra.

A discussão levantada pelo vereador Airton Saraiva (DEM) foi por causa da falta de participação dos comerciantes do setor da indústria e dos vendedores de cantinas escolares nas discussões para a aprovação do projeto de lei. Ele se baseou em um termo de cooperação que existe entre a Casa, a Fiems e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que prevê ações conjugadas de discussões de projetos de lei, para que esses não constituam obstáculos para o setor da indústria e do comércio. 

Para o presidente da Câmara, Paulo Siufi, a Fiems não participou das discussões por uma questão de falha das partes. “O termo prevê que a Casa envie por e-mail os projetos de lei e que a Fiems discuta com a gente o projeto, o que não aconteceu”, esclareceu o Siufi. Ele defendeu que essa falha não poderia atrasar a votação. “Isso não pode pautar o trabalho do legislativo. O plenário é soberano”, disse.

Grazielle Machado (PR), desafiou o presidente da Fiems a se tornar vereador. “Já que ele acha que pode interferir na Câmara Municipal, ele que concorra às eleições e venha legislar então. Nós temos autonomia, precisamos garantir a discussão e a coerência”, disse. 

Os votos foram nominais, sendo que o vereador Airton Saraiva e o vereador Ribeiro (PMDB), ambos da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, votaram contra. 

“Porcaria”

Com um discurso enfático, o vereador Silveira defendeu o projeto de lei de sua autoria durante a discussão, levando coxinhas de frango e salgadinhos a base de amido de milho. “Olha o tanto de óleo que tem nesta coxinha, eu troxe para os senhores sentirem o cheiro, para vocês verem o que servem nas cantinas escolares para os seus filhos. Seus filhos podem se alimentar dessa ‘porcaria’?”, questionou o vereador. 

Sobre a mudança de hábitos, o vereador Silveira comentou:“A cantina passa, então, a ser parte de um projeto pedagógico e as filas dos postos de saúde diminuem, já que dados da Secretaria de Saúde revelam que de cada 4 pessoas que estão nas filas dos postos, 3 apresentam problemas relacionados a má alimentação, como pressão alta, diabetes, colesterol alto”. 

Alex (PT) reclamou da existência da lei “Prêmio Escola Saudável”, que não é aplicada. “Essa é uma alternativa saudável para incentivar a alimentação saudável sem proibir a venda de outros produtos”, defendeu o vereador.


Com o projeto sancionado pelo prefeito Nelsinho Trad, as cantinas das escolas não poderão mais comercializar doces em geral como balas, chicletes, refrigerantes e nem frituras. Também ficarão proibidos alimentos com excesso de sódio, como os salgadinhos, dando lugar a frutas e sanduíches naturais, assim como os sucos. 
 
http://www.midiamax.com/noticias/767379-camara+aprova+projeto+regula+venda+alimentos+cantinas+escolares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário