José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Programa Saúde na Escola orienta equipe pedagógica e merendeiras sobre Obesidade

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Programa Saúde na Escola orienta equipe pedagógica e merendeiras sobre Obesidade


saude na escola - nutrição
A Secretaria de Saúde de Porto União realizou na sexta-feira, 20, uma capacitação com o tema: Obesidade, para merendeiras e professores das escolas estaduais e municipais. O objetivo é sensibilizar a equipe pedagógica e as merendeiras sobre a importância de combater a doença nas escolas.

O trabalho faz parte do Programa Saúde na Escola, que atua diretamente nas escolas Antonio Gonzaga, Germano Wagenfhuer, Nilo Peçanha e São Bernardo do Campo, abordando vários temas de conscientização e prevenção a doenças.
Essa é a primeira sensibilização, preconizada pelo Ministério da Saúde, onde ele prevê que seja trabalhada com as merendeiras e a equipe pedagógica a doença da obesidade. “O objetivo é que esse pessoal que participa da capacitação chegue nas escolas e leve a ideia para trabalhar diferente com as merendas, lanches e principalmente sensibilizar nossas crianças”, explica Eliane Bradoski, que atua junto com Marcia Baggio Caus neste programa.
A orientação da capacitação da sexta-feira foi conduzida pela nutricionista da secretaria de saúde, Alice Sczemberg. “Se Porto União não acordar logo sabendo que obesidade é uma doença e a prevenindo, essa situação vai virar um problema de saúde pública muito grave”, enfatiza Alice.
A capacitação desse dia não interfere no trabalho já realizado pela nutricionista da Secretaria de Educação. “Trabalhamos de forma conjunta e hoje estou aqui não para passar cardápio nutricional, mas para orientar de como prevenir a obesidade infantil”, destaca Alice.
Outro trabalho de destaque do programa é o grupo de teatro, formado por alunos da Escola Antonio Gonzaga. O grupo apresenta sua peça prevenção das DST/Aids como um ensaio aberto, para os profissionais da saúde em encontros realizados. Nesta sexta não foi diferente e a participação do grupo deixou clara sobre a importância de trabalhar diversos assuntos com os jovens.
Em outubro o teatro será levado para todas as escolas a fim de disseminar as orientações sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário