José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Etapa 1: Compreendendo a obesidade mórbida

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Etapa 1: Compreendendo a obesidade mórbida

A obesidade mórbida é uma condição médica grave. Se você é um obeso mórbido, isto significa que você está gravemente acima do peso, normalmente em pelo menos 45 quilos. Também significa que você tem quantidades excessivas de gordura no corpo em comparação com padrões saudáveis.

A espessura da camada de gordura, que varia muito de uma pessoa para outra, depende do tamanho e quantidade das células de gordura.

Saber se você é ou não um obeso mórbido é importante. Esta condição coloca você em alto risco de uma série de problemas médicos, incluindo alta pressão sanguínea, diabetes tipo 2, câncer, doenças cardíacas. Ser um obeso mórbido também pode dificultar a sua capacidade de locomover-se, afetar adversamente as suas articulações, expor você a uma possível discriminação e estigma social e reduzir a sua autoestima.

Se você é um obeso mórbido, deve lembrar-se de três pontos importantes:
  1. A obesidade mórbida não significa fraqueza, preguiça ou gula. É uma condição médica com graves complicações. Pesquisas recentes sugerem que diversos fatores trabalham em conjunto para influenciar o seu peso. Estes incluem genética, seus hábitos de alimentação enquanto criança e adulto, hormônios, fatores psicológicos e outros.
  2. Você não está sozinho. Cerca de 65 por cento de todos os estadunidenses são considerados acima do peso, cerca de 25 por cento são considerados obesos e cerca de 4 por cento são considerados obesos mórbidos. Todos estes números estão aumentando.
  3. Há esperança. Há recursos disponíveis para ajudá-lo a evitar as consequências médicas da obesidade mórbida.

Como sei se sou um obeso mórbido?

Uma boa forma de avaliar o seu peso é calcular o seu índice de massa corporal (IMC). O seu IMC estima o quanto você deve pesar, com base em sua altura. Você pode verificar o seu IMC consultando o nosso gráfico de IMC.

Use a tabela abaixo para verificar em que categoria você se enquadra e se deve se preocupar com o seu peso.

IMCCATEGORIA
Abaixo de 18,5Abaixo do peso
18.5 - 24.9Normal
25.0 - 29.9Sobrepeso
30.0 e acimaObeso
Acima de 40Obeso mórbido

Apesar do seu IMC ser uma forma simples de avaliar se o seu peso coloca você em um risco potencial de problemas de saúde, outros fatores também podem afetar a sua saúde. Estes incluem:
  • Histórico de saúde geral
  • Nível de atividade física
  • Dieta
  • Medida da cintura
  • Histórico de tabagismo
  • Histórico de saúde familiar
  • Pressão sanguínea
  • Açúcar no sangue
  • Níveis de colesterol no sangue
O seu médico poderá ajudá-lo a avaliar o seu IMC e esses outros fatores para determinar o panorama geral de sua saúde.

Peso na área da cintura e acima (tipo maçã) é mais perigoso que ganho de peso ao redor dos quadris e flancos (tipo pera). Células de gordura na parte superior do corpo têm qualidades diferentes daquelas encontradas nos quadris e coxas. Os homens devem ter uma cintura com menos de 102 centímetros. A maioria das mulheres deve ter uma cintura com menos de 89 a 94 centímetros.

Referências

Jensen MD. Obesity. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 227.
FONTE: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3316889752950111970#editor/target=post;postID=2320306178846605357

Nenhum comentário:

Postar um comentário