José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: Disturbios Alimentares

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Obesidade: Disturbios Alimentares

Ser gordo pode ser fatal. Inúmeros estudos provaram que existe uma ligação entre o peso e a mortalidade. Níveis mais agudos de obesidade geram maiores riscos de sofrermos um ataque cardíaco ou uma trombose, de desenvolvermos cancro ou diabetes ou de padecermos de artrite.
As vítimas da síndrome metabólica – obesidade com hipertensão, diabetes ou resistência à insulina e níveis de colesierol anormais – têm o triplo da probabilidade de morrer mais cedo do que é normal para a sua idade.
Um estudo realizado pelos organismos oficiais de saúde norte-americanos (National Insitutes of Health) em 2006 permitiu compilar dados sobre mais de meio milhão de americanos e descobrir que até pequenos aumentos do índice de massa corporal (IMC) podem conduzir à morte prematura.
Nos homens e mulheres de meia idade que nunca fumaram, o simples facto de terem excesso de peso (lMC de 25-30) foi associado a um acréscimo de 20 a 40% por cento do risco de morte. As taxas de mortalidade aumentam substancialmente quando o IMC ulrapassa 30, ou seja, uma pessoa com obesidade mórbida pode perder sete anos de vida.
solução para controlar o peso é fazer uma alimentaçao saudável e exercício físico com regularidade. Deve pesar-se uma vez por semana para não se enganar a si próprio. Crie um regime alimentar sensato que possa seguir à risca e evite dietas radicais. (Ler: Balão Intragástrico)
Descubra maneiras de fazer exercício que lhe agradem e não desista. Tire o maior partido do apoio disponível, como grupos de emagrecimento e aconselhamento. Fale também com o seu médico sobre tratamentos para perder peso. A obesidade vai tirar-lhe 3 anos de vida.
Reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde, a obesidade afecta actualmente pessoas de todas as idades, estando associada a uma redução significativa da qualidade de vida. Tal como muitas outras doenças, porém, a obesidade pode ser prevenida. Saiba como.


Definida, em poucas palavras, como um excesso de massa gorda acumulada no corpo com consequências nefastas para a saúde, a obesidade tem vindo a tornar-se um dos alvos preferenciais da atenção da comunidade médica. A razão é simples. Não sendo uma “descoberta” ou um “mal” das últimas décadas, a verdade é que os nossos hábitos mudaram, tornando-nos mais susceptíveis de acumular umas gorduras extras que, não recebendo a atenção devida, poderão vir a constituir um problema grave. Daí a ênfase na sua prevenção, na qual devemos ser os principais intervenientes, não hesitando em solicitar a ajuda de especialistas sempre que necessário.



Fonte do artigo: Obesidade - Tratamento, Prevenção e Causas da Obesidade 
Permitida a cópia do conteúdo deste que referida a fonte no final do artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário