José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: OBESIDADE: Saiba Porque o Obesidade Prejudica o Coração: Como Calcular o IMC

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

OBESIDADE: Saiba Porque o Obesidade Prejudica o Coração: Como Calcular o IMC


Cuidar da saúde e do peso é uma tarefa difícil e indispensável. Para que tenhamos um a vida com qualidade  buscando a longevidade é necessário mantermos o peso com uma alimentação saudável e balanceada.
A obesidade é o excesso de gordura corporal, a causa de muitas doenças, sendo considerada atualmente um problema de saúde pública no mundo todo e responsável por muitas mortes prematuras.
A luta pela diminuição do índice de obesos é intensa, com  campanhas e alertas que devem ser observados por todos, buscando seguir hábitos saudáveis.
Uma maneira de saber se está acima do peso é calculando o Índice de Massa Corporal, o IMC, e a partir daí procurar manter um peso adequado a sua altura. Como calcular o IMC é a dúvida de muitas pessoas. Mas não se desespere, é simples.Para se obter a fórmula para calcular o IMC, é dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros:
IMC = kg/m²  – Exemplo: 67kg/1,70m² = 67/2,89 = 23
Segundo as normas internacionais, a classificação do IMC é a seguinte:
IMC menor que 18,5 – peso inferior ao normal.
IMC entre 18,5 – 24,9 – normal.
IMC entre 25,0 – 29,9 – sobrepeso.
IMC maior que 30,0 – obesidade.
coração é altamente prejudicado com a obesidade, porque a medida que tem-se o sobrepeso, o coração faz mais esforço, trabalha mais, o que leva a mais doenças cardiovasculares.
O excesso de gordura no corpo altera o processo metabólico e funcional, o acúmulo de células gordurosas (adipócitos) não acontece só na barriga, mas também nos vasos sanguíneos (veias e artérias). Esse acúmulo de gordura altera o funcionamento correto do coração, obrigando a trabalhar em excesso, o que prejudica suas funções.
As doenças que afetam o coração mais relacionadas à obesidade são: doenças isquêmica do coração (angina, infarto); hipertensão arterial (pressão alta); dislipidemias (colesterol, triglicérides elevadas).
A pressão alta ou hipertensão arterial é de 3 – 5 vezes mais freqüentes em pessoas obesas, duplicando a mortalidade por doenças cardiovasculares e casos de infartos.
FONTE: http://noticiasnumclick.xpg.uol.com.br/saiba-porque-o-obesidade-prejudica-o-coracao-como-calcular-o-imc

Nenhum comentário:

Postar um comentário