José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade é uma escolha?

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Obesidade é uma escolha?


Logo que vi a capa da revista Época, arrematei na hora… Fiquei feliz em tê-la em mãos assim como quando a gente compra aquele sapato que estava querendo sabe?hahahahahahha… Não sei porque mas tinha certeza que ia gostar do que me esperava!
image (5)
Uma frase (na reportagem) escrita por David Linden, professor de Neurociencia da Universidade Johns Hopkins me chamou demais a atenção no meio de uma matéria completamente interessante: “A idéia de que comer é um comportamento inteiramente consciente e voluntário está profundamente enraizada em nossa cultura, no entanto, não somos puro livre-arbítrio. Estamos sujeitos a forças subconscientes que influenciam nosso comportamento”.
Pensei e repensei sobre essa frase… Mesmo não sendo gorda me encaixei profundamente nessa frase e por isso provavelmente gostei tanto do que foi escrito… Concordo plenamente que algumas forças , sentimentos e aprendizados nos fazem muitas vezes comer mais ou comer menos.
image (1)
Fui uma nenê gordinha, saudável… Meu pai sempre diz : Não tinha uma pessoa que não queria te apertar! Hahahahahah… No meu caderninho de “primeiros momentos da vida” minha mãe escreveu : Hoje a Larissa comeu sua primeira papinha e adorou, ela é gordinha e gulosa.
Tive uma infância cheia de atividades (sapateado, natação, ballet) mas sempre adorei um docinho a mais! Na minha casa a comida sempre foi sinônimo de reunião, alegria e amor… Afinal, que mãe não gosta de cozinhar para seus filhos? Que avó não gosta de fazer comidinhas gostosas para os seus netos? (Minha mãe e minha avó sempre gostaram… Essas são minhas referências)
Na minha pré adolescência comecei a sofrer um pouco mais, as roupas que eu gostava não me serviam… Nunca fui obesa, mas precisava emagrecer! Minha avó resolveu me levar no vigilantes do peso e eu morria de vergonha de contar pro pessoal do colégio que fazia dieta… Emagreci 10 Kg em um ano…
Veio a adolescência e com ela a vaidade… Me cuidava, fazia ginastica… Mas não era algo tão cobrado como a gente vê hoje! Adorava comer, e não me lembro de me privar de nada até uns 16 anos quando emagreci bastante e gostei do que vi… Comecei a maneirar na comida e sempre que exagerava sentia um peso tremendo… Começou o engorda/emagrece, as dietas malucas, a descoberta da compulsão alimentar (que me acompanha até hoje… Na verdade é o grande “problema” da minha vida) e a culpa de comer o que se gosta…
Hoje sou uma pessoa com uma vida saudável, que adora por livre e espontânea vontade fazer exercícios, que come coisas saudáveis, que gosta de coisas saudáveis mas ainda se culpa por certas vezes gostar do que não deve… Mas o que não devo gostar? Devo me privar sempre? Não sei! A presença da comida na minha família ainda representa união, carinho, amor… E provavelmente sempre vai ser assim… Cabe a mim aprender a lidar com isso!
image (2)
Pensando em tudo isso (minha breve história) e no que mostra o artigo na revista ( 85% das pessoas obesas vivem em um ambiente proprício ao aumento de peso), alguém aqui acha que ser gordo é uma escolha? Eu não! Acho que é um problema, (uma doença muitas vezes combinada com genética e aprendizado) difícil de ser revertido, porém não impossível…
O maior culpado: O meio que vivemos e como aprendemos a lidar com sentimentos x comida.
A única pessoa capaz de reverter esse quadro : Você mesmo.
Para quem se interessou vale a pena ler a reportagem inteira! Na revista eles dão alguns passos legais para aprender a comer melhor ( você e sua família) e falam em varios números interessantes sobre o aumento da obesidade… Eu na verdade só peguei um “gancho” pra poder dividir com vcs algo que sempre quis… A minha história (que só está começando) !
image (3)
Enjoy it,

Nenhum comentário:

Postar um comentário