José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: OBESIDADE INFANTIL – SAIBA COMO PREVENIR OU CUIDAR

terça-feira, 19 de março de 2013

OBESIDADE INFANTIL – SAIBA COMO PREVENIR OU CUIDAR




kfo018
      A obesidade infantil aumenta a cada dia e com ela também cresce a preocupação dos pais com relação à saúde das
crianças. Elas precisam melhorar a qualidade da alimentação o que consequentemente levaria ao emagrecimento. Neste momento os pais se deparam com uma grande dificuldade, ou seja, melhorar os hábitos alimentares das crianças em casa e na escola, além da responsabilidade de fazerem uma auto avaliação para saber se a reeducação alimentar tem que começar com eles próprios.
      No Brasil, os números de crianças obesas têm aumentado significativamente. Um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM, indica que há 30 anos atrás, o índice de crianças no Brasil com obesidade era de 3% e hoje chega a 15% de crianças com excesso de peso. Para promover uma boa nutrição à criança, é preciso entender que ela não é um adulto pequeno, mas um ser que tem características próprias e se encontra num processo marcado por rápido crescimento e maturação fisiológica. Assim, as recomendações dietéticas válidas para os adultos não podem ser aplicadas ao escolher alimentos para crianças.


   

CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL

          ✔       Endógenas - Genética (30%): Distúrbios metabólicos, endócrinos, origem central, genéticos e desnutrição intra-uterina.


          ✔       Exógenos - Ambientais (70%): Desmame precoce, introdução de fórmulas lácteas inadequadas, maus hábitos familiares – excesso de consumo energético.

kfo047

          ✔       Mistos
                    Genitores não obesos – risco 5 % de obesidade infantil
                    1 genitor só obeso – risco de 50 %  de obesidade infantil
                    2 Genitores obesos – risco de 80 % de obesidade infantil.






DISFUNÇÕES DECORRENTES

      As crianças que apresentam excesso de peso aumentam o risco de desenvolver doenças, como: hipertensão, diabetes,
doenças cardiovasculares, disfunções ortopédicos, respiratórias, dermatológicas, problemas comportamentais sociais e psicológicos, câncer e etc. Além de ter também maior chance de se tornar um adulto obeso.



ATENÇÃO: É HORA DE BUSCAR AJUDA

      Quando o aumento do peso da criança começar a subir de maneira mais rápida, ou quando observar um acúmulo de gordura na região abdominal, não proporcional com o aumento da estatura esperado para idade e sexo, é hora de buscar ajuda de um nutricionista para poder orientar com relação as mudanças nutricionais necessárias.



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS CRIANÇAS

      No cardápio infantil deve conter todos os nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídeos) necessários para garantir energia e manutenção do organismo, para um crescimento e desenvolvimento saudável e sem sobrepeso.    Diariamente a alimentação deve conter os grupos alimentares citados abaixo:
menino      ✔       Cereais, raízes e tubérculos (pães, macarrão, arroz, milho, mandioca, biscoitos salgados, batata, inhame) fornecem os chamados carboidratos complexos. Devem ser consumidos em maior quantidade já que fornecem a energia necessária para os processos fisiológicos do organismo e atividades motoras.
      ✔       Leite, iogurtes e queijos (Leite, iogurtes, queijos magros) estes alimentos são ricos em proteínas, sendo fundamental para crescimento e manutenção de ossos, pele, cabelos, unhas e etc. Além disso, este grupo é fonte de cálcio, responsável pela sustentação dos ossos e contração dos músculos do corpo.

      OBS: atenção às crianças alérgicas ao leite ou intolerantes á lactose NÂO devem incluir este grupo alimentar. Ele deverá ser substituído por bebidas á base de cereais (aveia, arroz, milho) ou “leite de amêndoas” entre outras possibilidades.

      ✔       Carnes, aves, peixes e ovos (carnes bovina, frangos sem pele, peixes, ovos) este grupo também é rico em proteínas essencial para o desenvolvimento muscular, ósseo e outras estruturas e substâncias orgânicas.
      ✔       Leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja) estes alimentos são ricos em proteína de origem vegetal, carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, importantes como ferro. Este grupo de alimentos auxilia no trabalho intestinal, controle dos níveis de colesterol.
      ✔       Hortaliças e frutas (Todos os vegetais como cenoura, alface, rúcula, pepino, tomate. E as frutas como maçã, mamão, banana, kiwi, pêra e etc.) São alimentos importantes para a manutenção da saúde porque eles oferecem carboidratos (frutose), vitaminas, minerais, fibras e água. Os consumos variados dos hortifruti proporcionam a garantia de uma alimentação rica em diferentes nutrientes e substâncias bioativas fundamentais para diversos processos metabólicos, estimulação do sistema imunológico, entre outras funções.
      ✔       Açúcares (achocolatados, mel, açúcar mascavo) este grupo de alimentos são importantes para fornecerem energia, porém devem ser consumidas em pequenas quantidades pela alta densidade calórica. No caso de açúcares proveniente de guloseimas: DAR LIMITE DE CONSUMO, CASO NÃO CONSIGA EVITAR.
      ✔       Gorduras Polinsaturadas e Monoinsaturadas “boas”: óleos vegetais (azeite de oliva, canola, girassol), sementes oleaginosas (linhaça, castanhas, nozes, etc.) devem estar presentes na alimentação diária. Fornecem energia, diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom, proporcionam saciedade e regulam glicemia.



COMO ESTIMULAR A CRIANÇA A COMER MELHOR


marcador-verde-ponto     Cardápios coloridos: As cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação dos pratos e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança. Para isso, as frutas, os legumes e os folhosos são bons aliados.

marcador-verde-ponto     Alimentos preferidos: Sempre que possível, inclua na refeição da criança os alimentos de maior preferência. Assim, ela aceitará melhor os outros.

marcador-verde-ponto      Importância da alimentação: Na medida do possível, explique para a criança a função dos alimentos e porque a dieta deve ser variada e não ter só biscoitos ou chocolates, por exemplo.

marcador-verde-ponto      Modo de preparo dos alimentos: A família e a criança não precisam ter cardápios diferentes, o ideal é adaptar a maneira de elaborar os alimentos usados habitualmente pelos adultos de acordo com a faixa etária da criança. Porém considerando que as necessidades nutricionais são específicas.

marcador-verde-ponto      Insistir em novidades: Nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Algumas precisam provar o mesmo alimento de oito a dez vezes antes de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares.

marcador-verde-ponto      Tranqüilidade nas refeições: A hora da refeição deve ser um momento tranqüilo, sem agitação e longe da televisão.

marcador-verde-ponto      Atividade Física: A atividade física para criança é essencial, principalmente para aquelas com sobrepeso. As atividades da preferência da criança e atividades familiares são as melhores opções.



COMO FAZER A  CRIANÇA ADERIR A  HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

       A maneira mais adequada de fazer com que a criança comece a mudar ou adquirir hábitos alimentares mais saudáveis seria
eliminando os alimentos pouco nutritivos do cardápio da criança e orientando de forma gradativa a fazer a inclusão oukfo030 substituições mais saudáveis. Hoje, temos no mercado produtos de consumo comum pelas crianças, porém mais saudáveis, com menores quantidades de açúcar simples, gorduras saturadas e trans e sódio. Os tão famosos salgadinhos já podem ser encontrados na versão orgânica, assados e sem gordura trans, mantendo as mesmas características dos salgadinhos convencionais só que mais saudáveis. Adaptar receitas comumente consumidas pela criança e transformar em uma receita mais saudável com uso de ingredientes menos gordurosos, incluindo até alimentos funcionais (como soja, cereais integrais, iogurtes, frutas, semente de linhaça) bem mais saudáveis.
      Pode-se dar freqüência e limites para o consumo de alimentos como: sorvetes, chocolates e outras guloseimas. A proibição sem explicação leva a compulsão e não reeducação.
      Não é recomendado se fazer restrições calóricas para emagrecimento infantil, o importante é a mudança de hábito alimentar, adequar às quantidades realmente necessárias a faixa etária e incentivar a prática de atividades físicas.

Os pais têm grande responsabilidade e exemplo neste processo e no sucesso dos resultados.
FONTE: http://www.equilibrionutricional.com.br/atualidades-nutricionais/670-obesidade-infantilsaiba-como-prevenir-ou-cuidar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário