José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Saúde nas escolas trabalha combate a obesidade e saúde ocular

terça-feira, 19 de março de 2013

Saúde nas escolas trabalha combate a obesidade e saúde ocular

Todas as 96 escolas da rede municipal de ensino estão sendo visitadas pelos profissionais da saúde todos os dias
 / Fotos: Milena dos SantosTexto: Milena dos Santos-SC 04205 JP
A semana do Programa Saúde na Escola (PSE) segue em ritmo intenso com as atividades planejadas, que tem como objetivo trabalhar a prevenção da obesidade infantil e a saúde ocular das crianças. Todas as 96 escolas da rede municipal de ensino estão sendo visitadas pelos profissionais todos os dias.
As coordenadoras pedagógicas do PSE Luciana Milioli Vieira e Samira de Moraes José estiveramem algumas escolas acompanhando palestras com os alunos.Conforme Samira, alguns materiais foram entregues para os professores trabalharem em classe. “Os profissionais das unidades de saúde entregaram um projeto com a temática obesidade e um CD contendo dois vídeos para serem utilizados pelos educadores desde a educação Infantil ao 9° ano, sendo uma forma de explicar para os alunos maneiras de se evitar obesidade e realizar atividades”, destacou.
De acordo com a diretora da E.M.E.I.E.F. Profª Lili Coelho, Marilena Vitali Werner, a presença das profissionais da saúde na escola é de extrema importância, principalmente pelo tema que está sendo abordado. “O tema drogas é muito significante, pois é a realidade vivenciada de alguns alunos na própria comunidade. Algumas famílias são relapsas e não passam as informações necessárias para o desenvolvimento e entendimento das situações. Na minha visão estas palestras devem acontecer sempre, pois eles vivem nesse mundo”, declarou a diretora.
Enfermeiras das unidades de saúde dos bairros da cidade estão indo nas instituições para realizar as palestras e as pesagens. Para o aluno Luiz Fernando Olivo, 12 anos, a explicação dada pelas profissionais vai colaborar muito com o seu desenvolvimento. “Entender o mal que a droga pode nos causar é muito importante, pois muitos colegas não entendem que estão estragando sua vida. Esta é uma forma de a gente se manter longe desse mundo”, relatou o estudante.
Conforme Luciana, a realização do programa está sendo possível devido à colaboração das escolas. “É fundamental a participação da comunidade escolar tendo em vista que este projeto acontece através de uma parceria com a secretaria de Saúde, visando o bem estar de nossos alunos e alunas”, explicou a coordenadora.
No programa também está relacionado o controle vacinal, que será realizado com todas as crianças em período de vacinação, pesagem, medição antropométrica e verificação da pressão arterial.
FONTE: http://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticia/saude_nas_escolas_trabalha_combate_a_obesidade_e_saude_ocular-8656

Nenhum comentário:

Postar um comentário