José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Preconceito e Obesidade na adolescência

quarta-feira, 6 de março de 2013

Preconceito e Obesidade na adolescência



Dias desses, assistindo a um telejornal americano, fiquei surpresa ao ver que a apresentadora da previsão do tempo era bem gordinha. Hoje em dia é muito comum também ver pessoas da área de saúde bastante obesas.

Por um lado é confortante saber que o preconceito contra gordinhos e obesos está diminuindo, a ponto de não afetar pessoas que "vendem" a imagem, como na televisão, ou as que representam de certa forma saúde, como os profissionais da saúde.
 
Entretanto, ao contrário de outras situações, o gordinho em 99,9% dos casos não gosta de ser gordo. Não me refiro às pessoas que tem apenas alguns quilos acima do normal. Pode ser que você, assim como eu, prefira ter mais "carninha" do que ser uma magrelítica!

Mas a maioria das pessoas que estão com mais de 10kg acima do peso ideal está insatisfeita e gostaria de emagrecer. Portanto, me pergunto: "será saudável aceitarmos como normalidade o excesso de peso?"

Ou seja, uma vez gordinho, óbvio que o preconceito é doloroso. Mas se assumirmos que o "normal" hoje em dia é estar acima do peso, não estaríamos de certa forma incentivando o descuido desmedido do peso?
 
A obesidade na adolescência, por exemplo, é cada vez mais comum. Mas devemos entender isso como algo normal ou algo que deva ser combatido?

Eu fico com a segunda opção, e por isso fiquei muito feliz com a mensagem que recebi de um jovem gordinho de 16 anos, que acaba de criar um blog, para registrar seu emagrecimento! Convido vocês a dar uma força para ele: http://umsonhodeumjovemgordinho.blogspot.com.br
FONTE: http://vivi-saude.blogspot.com.br/2013/02/preconceito-e-obesidade-na-adolescencia.html?showComment=1361377712027

Nenhum comentário:

Postar um comentário