José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Está brigando com a balança? Descubra aqui três mitos sobre dieta

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Está brigando com a balança? Descubra aqui três mitos sobre dieta


Dúvidas sobre regime? Veja aqui! Crédito: Getty Images.
Dúvidas sobre regime? Veja aqui! Crédito: Getty Images.

Mulheres têm mais dificuldade de perder peso? Gordinhas não são saudáveis? Quais são os verdadeiros vilões da dieta? Quem responde essas dúvidas é o endocrinologista Alfredo Halpern,  responsável pela criação do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas, em São Paulo e autor de 14 livros sobre o assunto. As respostas foram publicadas na revista LOLA MAGAZINE. Olha só!
1. Mulheres têm mais dificuldade de perder peso?
Se olhar a porcentagem de obesidade no Brasil, a de mulher é um pouco maior. Mulher é mais gordinha pois tem mais quantidade de gordura no corpo. Homem emagrece mais rápido, tem mais massa magra.

2. Ser gordinha é sempre sinônimo de não ser saudável?
Não. Há gordinhos que são muito mais saudáveis do que magrinhos. Ser gordinho não é ter doença. Mas, claro, algumas doenças são mais frequentes entre as pessoas que têm sobrepeso. Estudos mostram que ser um gordinho que faz atividade física é mais saudável do que um magrinho que não se exercita.

3. Qual é o alimento vilão da vez?
Há 40 anos, o vilão era o açúcar. Hoje, para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que ingerir. A dieta dos pontos (criado por Halpern) vem da conscientização do que as pessoas podem comer de tudo, desde que controlem. Quem está sendo indiscriminada hoje em dia é a frutose. Tudo leva a crer que o problema não é a frutose em si, mas, do mesmo modo, o exagero. Teve a época da gordura trans saturada, artificial, produzida pela indústria. Hoje, para o especialista, as vilãs são as frituras. Se tiver que dar um recado para alguém é: tire a fritura.

(Com reportagem de Carol Vaisman para a revista LOLA MAGAZINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário