José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Projeto Bem Nutrir quer combater a obesidade infantil

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto Bem Nutrir quer combater a obesidade infantil

Projeto Bem Nutrir quer combater a obesidade infantil
As estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no Brasil, e o cenário agravado por mudanças nos hábitos alimentares, ampla oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer preocupa médicos que lidam com o problema.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).
Hoje, um em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso normal para a idade. O fenômeno é grave também entre pessoas de 10 a 19 anos, faixa de idade em que o excesso de peso gira em torno de 20%.
Entre os fatores que levam ao aumento de peso ainda na infância, especialistas destacam mudanças no padrão alimentar, redução da prática de atividades físicas nas horas de lazer e diferentes hábitos nas refeições - não raro feitas de frente para a televisão.
"Os jogos antes eram na rua ou na pracinha, as crianças gastavam energia", diz o endocrinologista pediatra Paulo Solberg. "Hoje, as brincadeiras são no videogame."
Partindo deste princípio, a prefeitura entende que a prevenção da obesidade infantil deve ser realizada nos primeiros anos de vida, para que as crianças desde cedo se acostumem a comer alimentos saudáveis.
E como método de prevenção, a prefeitura municipal lança agora o Programa Bem Nutrir, que focado no combate a obesidade infantil espera promover uma educação alimentar com as crianças, e assim reduzir o número de adultos com diabetes, hipertensão, dislipidemia e problemas cardíacos.
Em um projeto piloto o programa começou a ser desenvolvido, e foi dividido em várias etapas, sendo que a primeira já foi concluída, que é a pesagem, onde as nutricionistas das secretarias de educação e saúde visitam as creches e coletam dados básicos como peso e altura de crianças de 0 a 5 anos.
Após a reunião dos dados, é feita uma avaliação caso a caso, e as crianças que apresentarem um quadro de desnutrição (abaixo do peso) são encaminhadas para atendimento nutricional, e as que apresentam sobrepeso, são divididas em grupos de acordo com o nível de sobrepeso.
Após a divisão dos grupos, começa um trabalho minucioso tanto com as crianças como com os pais. Com as crianças são realizadas atividades que induzem a criança a uma alimentação mais saudável e assim, a chegarem ao seu peso ideal.
Já com os pais são realizadas palestras e treinamentos para que saibam trabalhar de forma correta a alimentação dos filhos em casa, e até mesmo alterar a própria alimentação de forma que acostume o filho a um ambiente com alimentação saudável.
O trabalho é constante e realizado durante todo o ano, e periodicamente as crianças serão avaliadas para análise de resultados. O Prefeito Dr. Felipe ao se inteirar do projeto, afirma que seguindo esta linha, os resultados serão animadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário