José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade na gravidez relacionada com morte prematura

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Obesidade na gravidez relacionada com morte prematura

Obesidade na gravidez relacionada com morte prematura
Fotografia © Sérgio Freitas/Global Imagens
Um estudo escocês revelou que obesidade durante a gravidez está associada a mortes prematuras na idade adulta. O estudo alerta que é urgentemente necessário estratégias para controlar peso antes da gestação.
Os adultos, cujas mães eram obesas durante a gravidez, têm mais probabilidades de morrer prematuramente devido a problemas cardiovasculares.
Segundo o estudo publicado na revista científica British Medical Journal, os adultos cujas mães estavam obesas durante a gravidez têm 35% mais riscos de morrer antes dos 55 anos.
A investigação contou com a participação de 28.540 mulheres que registaram o peso na primeira consulta pré-natal e os seus 37.709 filhos, actualmente com idades entre os 34 e 61 anos.
No momento do parto, 21% das mães tinham excesso de peso (índice de massa corporal - IMC - entre 25 e 29,9) e 4% eram obesas (IMC igual ou superior a 30).
Entre os 37.709 filhos, houve 6551 mortes por diferentes causas, as principais foram doenças cardiovasculares e cancro. No entanto, e segundo a pesquisa, o risco de morte prematura devido a doenças cardiovasculares foi 35% mais nas pessoas cujas mães estavam obesas na gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário