José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade em Alta na UE e em Queda na Califórnia

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Obesidade em Alta na UE e em Queda na Califórnia

Estatísticas bastante distintas – uma que fala de aumento, outra de queda nos números da obesidade – foram divulgadas nos últimos dias, nos EUA e na Europa. Enquanto na Califórnia caiu a taxa de obesidade entre as crianças em diversos condados, na União Europeia multiplicou-se por três o número de obesos adultos, em um ano.
Vida Mais SaudávelRealizado recentemente pelo Centro de Saúde Pública da Califórnia, EUA, estudo revelou que houve queda, em cinco anos, de 3,7% na taxa geral de obesidade infantil. Segundo os especialistas que acompanham de perto os esforços antiobesidade na Califórnia, a queda, embora modesta, foi uma grande notícia, após 10 anos de trabalho. Eles comentam que as crianças estão, finalmente, mostrando resultados ante as campanhas para que consumam menos refrigerantes e salgadinhos, além de praticarem mais atividades físicas. No entanto, em 31 dos 58 condados a tendência ainda não é de queda.
Taxas TriplicaramNa União Europeia (UE), no entanto, os números são assustadores, especialmente na Estônia, Letônia, Malta e Reino Unido. Em apenas um ano, entre 2008 e 2009, triplicaram os níveis de obesidade entre homens e mulheres adultos, praticamente se igualando aos números encontrados nos EUA. O levantamento é do Escritório de Estatísticas Comunitárias (Eurostat).

A proporção de mulheres adultas na UE saltou de 8% em 2008 para 23,9% em 2009, enquanto entre os homens teria subido de 7,6% para 24,7%. Romênia, Itália e Bulgária são os países com os menores índices de sobrepeso/obesidade. Em todos os países da União Europeia, os maiores índices de
IMC  estão na faixa de idade de mais de 65 anos.
O levantamento do Eurostat observou, ainda, que quanto maior o nível de escolaridade dessas pessoas, menos peso elas apresentam.

FONTE: http://www.abeso.org.br/lenoticia/817/obesidade-em-alta-na-ue-e-em-queda-na-california.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário