José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: A obesidade infantil Alphabeto

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A obesidade infantil Alphabeto


Algumas pessoas podem até pensar que esse é um problema apenas estético, que pode acarretar “zuações” e deboches para o resto da vida. Entretanto, muito além da beleza, o que os pais devem ter consciência é que a obesidade infantil é um sério problema de saúde que já afeta 15% das nossas crianças.
Nós sabemos que é muito difícil controlar os hábitos alimentares dos pequenos, principalmente quando eles já compram seus próprios lanches sozinhos na escola. Entretanto, se não houver um controle rígido dos pais, fatores como inclinação genética, estilo de vida sedentário e até problemas na convivência familiar fazem com que as crianças ganhem peso com muito mais facilidade.
Outro fator que pode estar por trás da obesidade é algum problema psicológico. Em alguns casos, a própria condição de estar acima do peso influencia que a criança se alimente ainda mais, se isolando e sentindo vergonha dos outros coleguinhas. Isso seria o que os especialistas chamam de “fuga da realidade”: quanto mais rejeitados, mais ansiosos ficam e, consequentemente, mais comem.
Uma informação importante para as mães é que nem sempre os quilinhos a mais chegam devido à quantidade de comida. Muitas vezes, a criança pode até não abusar, mas opta por consumir somente aqueles alimentos com alto valor calórico, como biscoitos recheados, sanduíches, frituras, balas e doces em geral.
Diante de tantas possibilidades, nada melhor do que procurar ajuda especializada. Como dissemos, a obesidade deve ser encarada com muito cuidado e, claro, quanto mais cedo for tratada, mais as chances de cura. O que deve ser levado em consideração é que não estamos falando em corpos perfeitos, mas, sim, em bem estar e saúde. Para isso, a mente consciente e o equilíbrio emocional dos pais são fundamentais!
E lembrem-se mamães: criança adora imitar quem está por perto. Logo, se os seus hábitos alimentares também não são saudáveis, fica difícil convencê-la a comer verduras e legumes na hora do almoço, certo? Portanto, se você está notando que o pequeno está mais gordinho do que o normal, hora de todos na casa começarem a mudar a rotina de alimentação, fazer exercícios e motivá-lo a perder o pesinho extra!
FONTE: http://alphabeto.com/blog/a-obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário