José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Audiência na CAS vai discutir obesidade e saúde do homem

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Audiência na CAS vai discutir obesidade e saúde do homem


As políticas de combate à obesidade e à saúde do homem serão discutidas em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Requerimentos com essa finalidade, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), foram aprovados nesta quarta-feira (19). Os nomes dos convidados para o debate sobre obesidade e a data da audiência pública ainda serão definidos pela comissão.
A obesidade, como observou a senadora, tornou-se um problema sério de saúde, que atinge também aos adolescentes. Em sua avaliação, os hábitos equivocados de nutrição e alimentação são a causa da obesidade e dos problemas de saúde dela decorrentes.
Ela observou ainda que o problema teve visibilidade especialmente depois do trabalho para emagrecer feito pelo ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário. A senadora também destacou o perigo da realização de cirurgia de redução de estômago como estratégia de emagrecimento. Ao contar as complicações enfrentadas por familiar que quase perdeu a vida, ela avaliou que esse tipo de cirurgia ainda é inseguro.
Também na visão do senador Paulo Paim (PT-RS) é melhor adotar formas alternativas para combater a obesidade, sem a necessidade da cirurgia. Ele contou que seu filho, ao optar pela realização da redução do estômago, “não morreu por um detalhe”.
Homem
A discussão sobre a implementação de políticas públicas para a saúde do homem, na avaliação da senadora Ana Amélia, deve ser feita com urgência. Ela disse que a preocupação se justifica diante da elevada ocorrência de câncer de próstata e das estatísticas sobre casos de mutilação peniana no Brasil, apresentada por representantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), durante visita ao gabinete da parlamentar.
Ana Amélia contou que, segundo a entidade, os casos acontecem especialmente no Nordeste e decorrem da falta de informação e de medidas de prevenção. Ela disse ter ficado “impressionada” com os números e afirmou que o assunto merece atenção das autoridades, uma vez que se trata de uma questão de direitos humanos. A senadora observou que a prevenção feita no momento correto pode evitar sequelas graves para os homens.
Para discutir o assunto, a senadora sugeriu que sejam convidados o coordenador da Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora; o presidente da SBU, Aguinaldo Cesar Nardi; o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Anderson Arantes Silvestrini; o coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti; e o médico Fábio Lobo, colunista do blog Saúde do Homem.
FONTE: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/12/20/audiencia-na-cas-vai-discutir-obesidade-e-saude-do-homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário