José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil pode ser prevista à nascença

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Obesidade infantil pode ser prevista à nascença



 

A probabilidade de um bebé vir a ser obeso na infância pode ser prevista à nascença, de acordo com investigadores do Imperial College London.

No estudo, publicado na PLos One e que contou com mais de 4 mil bebés finlandeses nascidos em 1986 - além de dados de outros1600 bebés italianos e mil norte-americanos -, os investigadores demonstram que, através de uma equação, podem combinar vários fatores de risco para estimar o risco de obesidade.
O objetivo é identificar os bebés de risco, de modo a tentar prevenir problemas como a diabetes tipo 2 e as doenças coronárias.
O peso à nascença e uma mãe fumadora são dois dos factores a considerar.
"A equação é baseada em dados que qualquer um pode obter de um recém-nascido. Nós descobrimos que essa equação consegue prever cerca de 80% das crianças obesas", explica o professor Philippe Froguel , do Imperial College London.
O investigador defende que a prevenção é o melhor método, sendo que depois de ser obeso é muito mais difícil reverter o problema.
"Infelizmente, as campanhas públicas de prevenção têm sido ineficazes na prevenção em crianças em idade escolar. Ensinar os pais sobre os problemas da sobre-alimentação e os maus hábitos alimentares seria mais eficaz", afirma.
FONTE: http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2012/11/29/obesidade-infantil-pode-ser-prevista-a-nascenca

Nenhum comentário:

Postar um comentário