José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade pode estar associada ao vício em comida

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Obesidade pode estar associada ao vício em comida


O trabalho é realizado é conduzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais

Estudo trata obesos como viciados por comida
O Gesto (Grupo de Estudo e Tratamento do Obeso), de São Paulo, está fazendo um trabalho sério e tem tido bons resultados ao tratar a obesidade como vício em comida.  Em cerca de quatro meses, boa parte dos pacientes obesos atendidos pelo grupo perdeu até 5% da massa corporal. O grupo faz uma espécie de “reabilitação” dos atendidos, envolvendo tanto a parte física quanto a psicológica.
O trabalho é localizado no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e é conduzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Além da orientação nutricional e de atividades físicas, os pacientes necessariamente passam por sessões de terapia. Esse, que é um dos principais pilares do método, conscientiza o obeso de sua relação de dependência com a comida e daquilo que o leva à compulsão. 
Pesquisas já demonstraram que obesos podem apresentar alterações na química cerebral, a exemplo do que ocorre com dependentes químicos. Essas mudanças afetam o chamado circuito de recompensa do cérebro. 
Apesar do sucesso do trabalho do Gesto, tratar obesos como viciados não é unanimidade entre os especialistas. Algúns consideram essa abordagem um pouco simplista por consideraram a obesidade é uma doença multifatorial, pois nem todos os obesos podem ser enquadrados no caso de vício e compulsão.
FONTE: http://www.jornalodiario.com.br/TNX/conteudo.php?sid=180&cid=20727

Nenhum comentário:

Postar um comentário