José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil coloca as famílias brasileiras em alerta

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Obesidade infantil coloca as famílias brasileiras em alerta


Pais de crianças mais sedentárias e reclusas em casa devem procurar uma atividade física para o seu filho  Foto: Getty Images
Pais de crianças mais sedentárias e reclusas em casa devem procurar uma atividade física para o seu filho
Foto: Getty Images

Não é só a obesidade que começa com as crianças reclusas em casa: a sua prevenção também. Evitar que os filhos cresçam com o fantasma dos quilos sobrando está mais ao alcance dos pais do que normalmente se imagina. A dica é a família inteira entrar no mesmo esquema de alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
"A educação alimentar começa desde cedo. O ideal é que seja uma rotina natural familiar", explica a nutricionista clínica Virginia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Os perigos da obesidade na infância estão em seus possíveis efeitos na idade adulta: aumento de pressão arterial e dos níveis de colesterol e maior risco de desenvolver diabetes e problemas nas juntas e nos músculos. Para prevenir tais problemas, os pais devem focar sua atenção em estimular uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo.
Segundo a especialista, devem ser evitados na dieta de uma criança alimentos processados, que têm quantidade exagerada de sal, como refrigerante, macarrão instantâneo e biscoitos industrializados. Na alimentação, os pais devem priorizar refeições mais naturais e seguras no modo de preparo, que incluam, por exemplo, arroz, feijão, legumes, carne e ovo. Doces e alimentos com gordura, como batata frita, podem ser consumidos com moderação, no máximo uma vez por semana.
Mas e quando o pequeno teima em não querer comer aquele prato colorido, o que fazer? "Em vez de adotar um castigo e encarar a alimentação como uma obrigação, estimule e criança com poucas quantidades", sugere a nutricionista. Desde bebê, os pais precisam dar importância para a alimentação sudável, sem antecipar a presença de alimentos com sal e açúcar demais na rotina.
Da mesma forma, a prática de exercícios físicos deve ser naturalmente estimulada pelos pais. "Brincar na rua e andar de bicicleta já são atividades que previnem a obesidade. Se a criança tem esse hábito, não há necessidade de se matricular em um esporte", aconselha a nutricionista. Vale lembrar que tanto atividades físicas quanto tratamentos nutricionais devem ser feitos com indicação e acompanhamento do pediatra.
FONTE: http://mulher.terra.com.br/vida-de-mae/obesidade-infantil-coloca-as-familias-brasileiras-em-alerta,6580e2395709b310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário