José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Grupo de Peso busca combater a obesidade

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Grupo de Peso busca combater a obesidade


Objetivo é melhorar a vida dos participantes, através da alimentação e atividade física Primeiro encontro do grupo ocorreu na sexta-feira, 24. Foto: Andressa de Bem e Canto/PMC
O sobrepeso atinge cerca de 48,5% dos brasileiros, conforme um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2011. Com o objetivo de combater esta realidade alarmante, o município de Cachoeirinha desenvolve um projeto chamado Grupo de Peso, coordenado pela nutróloga e gerontologista biomédica Laura Mariano da Rocha. O primeiro encontro do grupo ocorreu nesta sexta-feira, 24/08, no Centro de Especialidades Clínicas (CEC) e começou com uma caminhada, seguida de um café da manhã com frutas, pão integral e suco, além de uma palestra sobre autoestima e doenças causadas pela obesidade. Serão quatro grupos de 15 pessoas, cada um se encontrará uma vez por mês, sempre às quintas-feiras.
A formação destes grupos surgiu de consultas prévias com um clínico geral e com a nutróloga Laura, nas quais foram avaliadas as especificidades de cada caso e a necessidade da cirurgia bariátrica (redução de estômago), já que todos os participantes do Grupo de Peso são obesos mórbidos. É considerado obeso mórbido quem tem o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40. O IMC é definido pelo cálculo do peso dividido sobre a altura ao quadrado. Para quem se interessar em participar do grupo, portanto, é preciso de uma avaliação médica, que indique o grau de obesidade e as soluções possíveis.
A ideia central do Grupo de Peso é gerar uma mudança no estilo de vida dos participantes, através da alimentação e da atividade física. O emagrecimento será uma consequência natural disso. Laura salienta que a motivação de cada um é a base para atingir tal propósito. “Eu oriento, mas depende deles quererem de fato adotar novos hábitos no seu dia a dia e de forma permanente”, reforça. Um exemplo para o grupo é Lilian Vargas Sperb, que mesmo antes dos encontros começarem perdeu 6,5kg somente com as orientações nas consultas com Laura. “Se todos seguirem o exemplo da Lilian, é possível que muitos nem precisem da cirurgia bariátrica”, analisa a nutróloga.
Fonte: Andressa de Bem e Canto/Secom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário