José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Rotina com hábitos irregulares pode causar obesidade

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rotina com hábitos irregulares pode causar obesidade

 Foto: Getty Images Estudo revela que o descompasso do relógio biológico e as inversões de horários regulares pode causar obesidade
Foto: Getty Images
Quando o cientista Thomas Edison testou a primeira lâmpada, em 1879, não imaginou que a invenção poderia um dia contribuir para uma epidemia global de obesidade. Ao longo dos séculos, a luz elétrica nos permitiu trabalhar, estudar e se divertir a qualquer hora do dia ou da noite e, segundo um artigo publicado no Bioessays, estes hábitos irregulares podem ter consequências para a saúde.
O ritmo diário do corpo, que inclui o ciclo entre dormir e acordar e também os hormônios, é controlado por um relógio molecular presente em cada célula do organismo. Este relógio humano está de acordo com o ritmo de 24 horas da rotação da Terra. Mas esta simetria perfeita entre a saúde do corpo e a rotação do planeta foi interrompida pelas luzes artificiais, pelos horários irregulares de refeições, trabalho e sono. Este descompasso entre o ritmo natural do corpo e o do meio ambiente é chamado de “dessincronização circadiana”.
O estudo feito pela Dra. Cathy Wyse, da Universidade de Aberdeen, focou na luta do relógio biológico para se adaptar às irregularidades das programações diárias que têm as refeições, sono e trabalho e, como isto influencia a saúde, podendo até ausar obesidade.
“A luz elétrica deu aos humanos uma dessincronização entre o ritmo do relógio biológico e do meio ambiente e, no último século, os tempos certos e equilibrados de comer, dormir e trabalhar desapareceram de nossas vidas”, diz Wyse. “O ritmo biológico luta para se manter estável mesmo com a vida irregular. Acredito que isto cause problemas de saúde e metabólicos e nos torne mais propensos à obesidade”, completou a estudiosa.
“Estudos em micróbios, plantas e animais mostraram que o sincronismo entre o relógio biológico e o ritmo externo do meio ambiente são importantes para a saúde e a sobrevivência e esta informação também é verdade para os humanos”, comentou.
O controle do ritmo biológico é feito pelos genes, por isso a pesquisa sugere ainda que algumas pessoas estão mais suscetíveis aos efeitos da “dessincronização circadiana” do que outras. Por exemplo, habitantes da região equatorial do planeta têm os relógios do corpo mais regulares e podem ser, portanto, mais sensíveis às influências destes descompassos.
Turnos de trabalho, luz artificial e estilo de vida de 24 horas fizeram com que esta diferença que se abriu entre o ritmo biológico e o do planeta se tornasse uma característica inevitável do século 21. No entanto, é possível driblar estes resultados com uma rotina de horários regulares de alimentação, noites ininterruptas de sono em ambientes totalmente escuros e exposição à luz do sol durante algumas horas.
Dra. Wyse acredita que a falta de regulação entre estes sistemas atrapalha o metabolismo podendo causar obesidade e diabetes. “A razão para o aumento considerável dos casos de obesidade parece ser mais complicado do que simplesmente dieta e falta de exercício físico. Entre estes outros fatores, a 'dessincronização circadiana', merece uma atenção especial”.
FONTE:  http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/rotina-com-habitos-irregulares-pode-causar-obesidade,0a7b8b7fd1479310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário